6 ferramentas do WhatsApp Business para auxiliar no marketing e vendas da sua empresa


Com a crise da COVID-19 (coronavírus), muitos empreendimentos estão utilizando como principal ferramenta de trabalho o WhatsApp Business. Esta versão do aplicativo para troca de mensagens é do tipo comercial e oferece ferramentas diferenciadas e gratuitas.

Outro destaque para a versão Business é a opção de poder cadastrar um número fixo para sua utilização. Para fazer isso basta baixar o aplicativo (disponível para sistema Android e iOS), e seguir as instruções até chegar no momento de inserir um número; nesta parte basta colocar o telefone fixo que será utilizado, incluindo DDD, e depois selecionar a opção de receber o código de seis dígitos por ligação. Em seguida basta atender a chamada e inserir o código recebido e pronto, é só terminar o cadastramento.

Com o perfil devidamente criado, o usuário passa a ter acesso a diversas funcionalidades que não estão disponíveis para os perfis pessoais, e que com toda certeza serão uma “mão na roda” para o empreendedor e sua equipe de atendimento.

1. Perfil comercial

Os perfis comerciais do WhatsApp Business permite o cadastramento de diversas informações relacionadas aos negócios. Nele é possível adicionar informações úteis para clientes como seu endereço (que inclusive pode ser integrado ao Maps do Google), descrição da empresa, endereço de e-mail e site.

2. Respostas rápidas

Coma opção de respostas rápidas, o usuário pode cadastrar diversas frases que serão enviadas ao se digitar um atalho no teclado. Por exemplo: ao digitar o comando “/agradecimento”, automaticamente irá aparecer para envio um texto completo que será vinculado a este comando. Isto torna as conversas mais ágeis, auxiliando na hora de dar respostas repetitivas do dia a dia.

3. Etiquetas

Nesta função, é possível organizar as conversas com etiquetas coloridas. Com isso pode-se diferenciar um novo cliente, um fornecedor, um pedido de compra, uma reclamação, uma dúvida, um contato novo etc. O usuário pode criar quantas etiquetas ele quiser, de acordo com o tema desejado e a demanda de seu negócio.

4. Mensagens automáticas

Nesta ferramenta é possível criar mensagens de saudação, cumprimentando o cliente e pedindo para que ele aguarde um retorno; ou de ausência, informando o cliente sobre o horário de atendimento ao público. Estas mensagens podem ser personalizadas da maneira que o usuário desejar, além de poder programar o horário em que ela será enviada automaticamente. Este recurso é uma excelente maneira de evitar que o consumidor fique sem uma resposta no horário em que não há atendimento.

5. Estatísticas

É possível conferir pelo WhatsApp Business alguns números de interações das mensagens e conversas, o que pode ajudar muito na hora de monitorar a efetividade de ações de marketing e de relacionamento com o cliente.

As estatísticas mostram quantas mensagens foram recebidas, enviadas, entregues e lidas, ajudando a avaliar o que está funcionando melhor na comunicação com o consumidor. Os números podem ser facilmente acessados nas configurações do aplicativo.

6. Catálogo de produtos

Esta é uma função relativamente nova, e que permite em poucos toques enviar informações sobre um produto ou serviço a clientes, junto com uma foto, preço e detalhes do produto. Os itens seguem a mesma política de vendas do Facebook e Instagram, com a proibição de comercialização de animais, drogas, armas e objetos ilícitos.

Esta opção pode ser acessada em: Configurações > Configurações da empresa > Catálogo > Adicionar produto ou serviço. Nesta parte é possível adicionar uma foto do produto ou serviço, nome do item, preço, descrição, link e código do produto ou serviço. Ao terminar de adicionar os itens, eles estarão disponíveis dentro das conversas, ao clicar no símbolo de “clipe” e em seguida na opção Catálogo.

Fonte: Acil Limeira