E-commerce mais do que dobra vendas no Dia das Mães e fatura R$ 5,7 bilhões


A quarentena deixou muitos brasileiros longe de suas mães – mas isso não significa que os consumidores esqueceram ou deixaram para segundo plano os presentes para o dia delas. Ao contrário: um levantamento do Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce mostra que 14,4 milhões de compras foram realizadas para a data, aumento de 123% em relação ao mesmo período do ano passado.

O estudo considera o período de 25 de abril a 9 de maio e mostra que os consumidores foram em busca de economia e conseguiram aproveitar as promoções do período. O tíquete médio das compras foi de R$ 396,70, valor 3% inferior ao registrado no mesmo intervalo de tempo de 2019.

Isso não quer dizer que o e-commerce tenha faturado menos. Com tantas compras feitas on-line, o varejo digital faturou R$ 5,7 bilhões com a data, aumento nominal de 116% em relação ao mesmo período de 2019.

“O Dia das Mães foi a primeira data sazonal importante durante o período de pandemia. Analisando os resultados, é possível dizer que foram, sim, surpreendentes. É algo que não vejo desde os primórdios do e-commerce. E com o crescimento de três dígitos do mercado, é possível reforçar a ideia de que toda crise também pode gerar uma oportunidade. Aqueles que melhor se prepararam para o cenário atual, que exige forte estratégia digital, devem colher os frutos do sucesso de forma ainda mais notável a partir de agora”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

Ainda de acordo com o levantamento, as categorias mais vendidas em volume foram: Moda & Acessórios, Beleza & Perfumaria, Telefonia, Esporte & Lazer e Informática. Já na análise de faturamento, as que mais contribuíram foram: Telefonia, Eletrônicos, Eletrodomésticos, Informática e Moda & Acessórios.

Quem comprou mais?

Os consumidores de 36 a 50 anos foram os que mais compraram em volume durante a data (responsáveis por 34% dos pedidos realizados). Em seguida, estão aqueles entre 26 e 35 anos (32,3%) e, em terceiro lugar, os que têm até 25 anos (18,6%). Por último, estão os com mais de 51 anos (15,1%).

Em relação ao gênero, as mulheres compraram mais do que os homens: ao todo, elas foram responsáveis por 56,2% dos pedidos feitos, enquanto eles fizeram 43,8% do total.

Sobre o Compre&Confie:

O Compre & Confie faz parte da E- Confy, empresa que pertence à CLSS Participações, holding multinacional controladora de empresas como: ClearSale, Lomadee e Send4.

Referência em inteligência de mercado, a companhia monitora vendas reais de mais de 85% do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).

Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.

Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre & Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe