Mesmo em tempos de calamidade pública, veja o que os ensinamentos de marketing trouxeram para as empresas.
A pandemia mudou o mundo e a forma de consumo. Os profissionais que atuam com vendas precisaram absorver alguns ensinamentos de marketing para sobreviver a esse tempo.
A questão é que as mudanças sofridas podem ser proveitosas para que se mude o relacionamento com os consumidores e se comece uma nova etapa, com campanhas de marketing mais efetivas que ajudarão a recuperar as vendas.
Veja quais são os ensinamentos de marketing que podem ser tirados da pandemia.
1. O padrão de consumo mudou
Durante a pandemia o padrão de consumo passou por alterações. O foco era comprar apenas o que é considerado básico, a alimentação estava entre as prioridades.
Itens que são secundários foram adiados e a sua necessidade repensada.
Com o consumo mais baixo, as empresas passaram e enfrentar dificuldades.
2. O carro deixou de ser essencial
Com a necessidade menor de deslocamento, uma vez que muita gente adotou o home office, e essa deve ser uma tendência que continuará, comprar um carro não é mais tão essencial como se imaginava.
A venda de veículos novos e usados caiu e a procura por um seguro auto também. Quem ainda pensa em ter um carro segurado, procurará por produtos mais baratos e que sejam sob medida, como o seguro pré-pago, por exemplo.
3. A empresa precisa informar o que está fazendo
Um dos ensinamentos de marketing aprendidos durante a pandemia é que os consumidores estão atentos ao que as empresas estão fazendo e o papel de cada uma delas.
Além de informar canais de contato e a maneira que está atendendo ao cliente, mostrar como está agindo na pandemia e passar orientações, ajuda no ganho da credibilidade.
4. Os ensinamentos de marketing dizem para humanizar as empresas
Uma relação de consumo não é mais suficiente, as pessoas esperam que as empresas sejam parte da sociedade, não estejam alheias a ela.
O relacionamento com o consumidor precisa ser mais próximo, com conversas mais personalizadas e demonstrando que está ciente dos acontecimentos do mundo e que está fazendo algo por isso.
5. O marketing online é uma boa estratégia
Se antes investir em marketing online era uma orientação, agora passou a ser uma necessidade, com as pessoas mais conectadas.
As redes sociais, blogs e sites são recursos para encontrar informações e os produtos que se pretende comprar. Ter uma estratégia de SEO sólida ajuda a chegar nos consumidores que estão em busca de produtos e serviços.
6. Parcerias são necessárias
As empresas, mesmo que concorrentes, descobriram que juntas podem ter melhores resultados. Não foram poucas as que fizeram parcerias para atuar contra o Coronavírus e impulsionaram mais a sua marca.
Os influenciadores podem fazer com que uma marca chegue a uma maior número de consumidores, e parcerias na hora da venda podem ajudar a garantir bons indicadores.
Os ensinamentos de marketing não devem ser esquecidos após a pandemia porque a forma de consumo mudou e isso deve permanecer mesmo após retomarmos o “novo normal”. Portanto, continuar a usar algumas estratégias conciliando os novos aprendizados é uma maneira de garantir a continuidade das marcas.
Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros