Saiba porque a tecnologia deve ser aliada nas vendas e como as empresas a utilizam para superar os momentos de dificuldade.
A pandemia fez com a renda das pessoas diminuíssem. Conseqüentemente, isso impactou nas empresas que viram suas vendas caírem e algumas tiveram que fechar as portas.
Em tempos de crise, as organizações que desejam passar por esse momento precisam buscar maneiras de chegar aos consumidores e garantir que o negócio não fique estagnado. Nesse momento, a tecnologia deve ser aliada nas vendas de quem busca inovar.
Fazer vendas online muitas já faziam, porém, em tempos de crise foi preciso mais do que nunca investir em marketing e criar diferenciais. Veja o que algumas fizeram para superar esse momento.
Ferramentas que automatizam os processos
Fazer o trabalho manualmente demanda tempo e costuma elevar os custos operacionais.
Ferramentas que automatizam os processos de uma empresa são bastante úteis. A negociação com fornecedores realizada via plataforma agiliza o processo e ajuda a encontrar os melhores negócios, os indicadores de desempenho podem ser acompanhados em tempo real, a logística é otimizada e há muitos benefícios.
Quando os processos estão automatizados, além de se ter uma melhora no desempenho da organização é possível economizar recursos que ajudam em momentos de crise.
Mobilidade para os colaboradores
A pandemia faz com que muitas pessoas adotassem o home office como modelo de trabalho e isso só foi possível por conta da tecnologia.
Isso garante maior flexibilidade na forma de trabalho, com pessoas atuando de qualquer lugar do mundo e tendo acesso às informações. Em relação aos clientes, os efeitos foram percebidos, pois a flexibilidade no horário de atendimento e uso de outros canais se tornou um grande atrativo.
A tecnologia deve ser uma aliada nas vendas nesse caso porque os vendedores precisaram se reinventar para chegar até os consumidores e isso deu resultados positivos.
Chatbots para auxiliar os clientes
O uso de chatbots já foi adotado por algumas empresas e esse recurso visa simular uma conversa com o cliente de forma mais humanizada, tentando esclarecer dúvidas ou auxiliar nas vendas.
Essa é uma maneira de mostrar que a empresa está à disposição em qualquer hora do dia e garantir um atendimento mais personalizado, requisito cada vez mais exigido no momento da compra. Para a empresa essa é uma maneira de manter-se funcionando em momentos de crise sem prejudicar os colaboradores.
Tecnologia deve ser aliada para atrair clientes
A tecnologia pode ser uma importante ferramenta de marketing, uma vez que quando são implementadas boas ações o alcance pode ser grande.
As redes sociais permitem que se mantenha o relacionamento com o cliente e pode ser um excelente canal de divulgação e engajamento com a marca. O e-mail marketing também pode ajudar a reativar o relacionamento com os consumidores que “sumiram”, seja pela pandemia ou por outros motivos.
Entretanto, é preciso haver um monitoramento dos canais e conhecer o que os concorrentes estão fazendo.
Uso de aplicativos de entrega
Durante a pandemia o uso de aplicativos de entrega teve um aumento em sua demanda. Se antes as pessoas estavam acostumadas apenas a pedir comida, com a situação passaram a comprar tudo o que precisaram online e contar com os aplicativos para fazer entrega.
Essa foi uma maneira que muitas empresas encontraram para usar a tecnologia como aliada nas vendas e dessa forma não precisarem interromper as atividades. Os pedidos eram preparados para entrega e o entregador fazia a retirada e entregava na casa do cliente.
Em questão de divulgação para o negócio é excelente porque existe o investimento no uso de um novo recurso, mas todos os usuários do aplicativo terão acesso a sua empresa e é uma forma de fazer marketing indireto.
Telemedicina para atendimento
Um campo que se reinventou foi a área da saúde. A telemedicina já vinha sendo usada de forma tímida e ainda sem uma regulamentação específica no país, porém, com a pandemia a operação foi regulamentada e os atendimentos cresceram exponencialmente.
Os melhores planos de saúde passaram a oferecer o serviço a seus beneficiários e viram uma grande procura, já que as pessoas tinham receio de ir ao médico.
Clínicas e empresas de saúde passaram a oferecer o atendimento remoto e essa foi uma forma de ganharem muitos pacientes, pois faziam o seu marketing estratégico vendendo um serviço que as pessoas estavam buscando no momento.
Foram muitos os momentos em que a tecnologia conseguiu ajudar as empresas no momento de crise, sendo que os recursos são usados na organização interna para diminuição dos custos, mas principalmente no marketing e relacionamento com o cliente.
A tecnologia deve ser aliada a partir de agora não apenas em momentos de crise, mas em todas as situações, pois já se percebeu que os resultados podem ser bastante positivos.
Por Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude