CME da ACIL apoia prêmio Tarsila do Amaral que contemplará empreendedoras


O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), vai premiar empreendedoras de todo o País que inovaram e hoje se destacam profissionalmente pela forma de administrar seus negócios, com foco na transformação social. A categoria Empreendedora Revelação 2020 foi criada neste ano, dentro do prêmio Tarsila do Amaral, para reconhecer o trabalho de micro, pequenas e médias empresárias que querem contar suas histórias de sucesso.

Os cinco maiores destaques, segundo avaliação de um júri composto por organizadores do evento e também por votação popular, vão ganhar de R$ 400 a R$ 3 mil e bolsas de estudos de até 100% na Faculdade do Comércio, mantida pela ACSP e Facesp e única instituição de ensino do Brasil com foco total para o setor do varejo. As inscrições podem ser feitas pelo site cmecmulher.com.br/premiotarsiladoamaral até 30 de novembro.

O Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), apoia inteiramente a iniciativa promovida pelas entidades parceiras, visto sua importância, e convida todas as empreendedoras limeirenses à participarem da premiação, contando suas trajetórias na nova categoria.

“Esta categoria significa um marco de reconhecimento expressivo à mulher, que desbrava o mundo e que hoje nos leva a colher um futuro melhor. São estas mulheres que semeando na escuridão da nossa terra vê-se a luz crescer e florescer, trazendo sorrisos, paz e prosperidade por onde elas passam. E é em nossa terra de solo fértil, que honrosamente estendo o convite a de concorrerem a este merecido título de ‘Empreendedora Revelação’”, exalta a superintendente da ACIL, Rosilene Luck.

A premiação

O prêmio Tarsila do Amaral foi criado no ano passado para homenagear trabalhos de mulheres conectadas diretamente à cultura e ao empreendedorismo. Em 2019, foram contempladas com três réplicas da obra Abapuru (1928), uma das principais pinturas a óleo de Tarsila que retrata o período antropofágico do movimento modernista brasileiro: Beatriz Mendes Gonçalves Pimenta Camargo, primeira mulher a presidir o Museu de Arte de São Paulo (MASP); Luiza Helena Trajano, administradora da rede varejista Magazine Luiza; e Eva Wilma, consagrada atriz e bailarina brasileira.

Em dezembro, serão homenageadas Nina Silva, uma das fundadoras do movimento Black Money; Mônica Monteiro, que acaba de assumir a diretoria executiva de todos os canais pagos do Grupo Bandeirantes; Fernanda Feitosa, diretora e fundadora do Festival Internacional de Arte de São Paulo (SP Arte); Andreza Chagas, criadora de marca própria de jeanswear; e Ilana Trombkla, cofundadora da Frente Parlamentar do Programa Antártico Brasileiro.

O prêmio Tarsila do Amaral deste ano, além de reconhecer o trabalho destas cinco importantes personalidades do universo feminino, agora também incentiva com prêmios as mulheres a crescerem cada vez mais no trabalho, com o Empreendedora Revelação 2020. As vencedoras desta categoria serão divulgadas, em cerimônia virtual transmitida por meio do aplicativo Zoom, no dia 15 de dezembro.

“Nós trabalhamos para estimular a mulher a empreender, a inovar e a melhorar a cada dia a gestão de seu próprio negócio”, afirmou Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC.

A História do Prêmio

Em 2019, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, Ana Cláudia Cotait, procurou a sobrinha-neta da artista modernista e coordenadora dos projetos ligados à pintora, Tarsilinha do Amaral, para falar sobre a iniciativa da ACSP e da Facesp. A empresária, então, cedeu de forma gratuita a chancela do prêmio às entidades ligadas ao setor do varejo.

“É uma honra podermos dar este incentivo em prol do fomento da cultura e do empreendedorismo feminino, pois a cultura, quando associada ao empreendedorismo, promove as pessoas, amplia os negócios e consolida a cidadania”, diz Cotait.

Fonte: Acil Limeira