Como fazer sua carteira de clientes para o envio do email marketing


Conhecido como uma forte ferramenta de marketing, o email é de extrema importância para empresas que visam um contato mais próximo com os seus clientes. Tendo isso em vista, o email marketing deve seguir normas estabelecidas, principalmente para gerar retorno positivo.

Penso nisso, trabalhar e-mails identificando promoções, lançamentos de novidades de sua marca e até a produção de conteúdo, é fundamental para conseguir um espaço maior no mercado.

Após a realização de uma pesquisa de clima organizacional, bem como diversos outros testes, é possível confirmar que os e-mails são excelentes formas de diálogo interno e externo, principalmente para identificar os pontos positivos e negativos da ação.

Então, entenda mais sobre essa estratégia de marketing, bem como suas vantagens e a maneira mais adequada de fazer uma carteira de clientes para o envio das mensagens.

Uma breve introdução sobre o e-mail

Ainda na década de 70, um empresário chamado Gary Thuerk enviou e-mails promovendo computadores da companhia em que trabalhava, o que resultou em uma quantidade enorme de vendas.

Desde então, o trabalho com e-mail marketing foi se lapidando, principalmente para ser utilizado com eficácia como uma forma de comunicação direta entre consumidor e marca.

Infelizmente, esse recurso também deu origem aos spams, mensagens indesejáveis que forçam publicidade em cima do e-mail.

Com a popularização desse tipo de conteúdo, ficou claro que e-mails sem qualidade de produção acabariam ficando mais danosos do que benéficos, e medidas para proteger as caixas de entrada foram tomadas pelos provedores de e-mail.

Então, se você quiser aproveitar as qualidades do e-mail marketing, sem medo de ter seu material taxado como spam, é preciso compreender alguns elementos básicos para produzir um conteúdo de qualidade.

Uma empresa de digitalização de documentos, por exemplo, pode usar técnicas de e-mail marketing para se alavancar no mercado, sendo as mais comuns:

● Newsletter;
● E-mail promocional;
● E-mail Sazonal;
● Mensagens de boas vindas.

Vale lembrar que algumas outras tecnologias acabaram prejudicando o e-mail marketing, como é o caso das redes sociais, que possibilitam uma interação mais direta.

Entretanto, a ferramenta segue sendo uma das mais utilizadas, uma vez que todas as pessoas checam seus e-mails diariamente.

Conheça as vantagens do e-mail marketing

Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas começaram a acreditar que o e-mail marketing estava em queda, e que logo encontraria seu fim.
Entretanto, a realidade é que todos os usuários da internet acabaram se acostumando e acoplando suas rotinas ao ato de ler e-mails.

O correio eletrônico é um meio mais formal de comunicação, onde as mensagens têm um tom mais profissional. Além disso, é onde o contato direto pode ocorrer com mais tranquilidade. Isso porque nas redes sociais, a chance de vazamentos é enorme.

Já no e-mail, a informação chega especificamente onde você encaminhar, da forma que decidir fazê-lo. Por isso, trabalhar o e-mail marketing é uma garantia de ter seu conteúdo observado.

Por exemplo, uma contabilidade para empresas pode conquistar muitos clientes com ações assertivas de e-mail marketing, além é claro de outras medidas que estejam inseridas no planejamento de marketing.

Além de todos os pontos já citados, no e-mail, por conta da forma de se comunicar, é mais provável que você responda qualquer mensagem direcionada a você, desde que o conteúdo tenha qualidade, é claro.

Ademais, você pode pegar a mensagem quando quiser para ler, sem medo de que o conteúdo desapareça em uma linha do tempo.

Então, pensando em todos estes pontos, para conseguir um acesso ideal, a criação de newsletters pode ser um excelente meio de conquistar mais público. Isso porque as pessoas devem se registrar para começar a receber seus e-mails com atualizações.

Assim, você pode apresentar um bom conteúdo sobre jardinagem e paisagismo, por exemplo, enquanto oferece seus serviços.

Pense, uma pessoa que se deu ao trabalho de fazer um cadastro e ceder dados a você, terá muito mais chances de querer conhecer seu conteúdo e abrir os e-mails enviados, podendo até mesmo comprar eventualmente produtos oferecidos pela empresa.

Assim, o e-mail marketing segue sendo uma das principais ferramentas de divulgação na internet, sem perder espaço para as novas mídias que surgiram.

Se você conseguir estruturar bem sua rede de e-mails, terá um poderoso meio de divulgação e compartilhamento de informações a sua disposição.

Os diferentes tipos de e-mail marketing

Dentro do e-mail marketing, existem diversas formas de se comunicar com o público e utilizar estratégias de marketing digital corretamente. Assim, você pode definir qual forma de comunicação mais conversa com seu público-alvo.

Defina também o objetivo do e-mail marketing. Uma coisa é criar um e-mail com o foco em vender um produto ou serviço, outra é criar um conteúdo de qualidade com o objetivo na aquisição e retenção do cliente.

Lembre-se que vivemos em um mundo que requer uma série de detalhes. Por isso, quando criar o e-mail marketing, tente usar uma plataforma intuitiva e que ajude o usuário, assim como uma plataforma de acessibilidade é utilizada em uma residência.

É possível até mesmo criar ofertas e brindes virtuais através do e-mail, como um e-book gratuito exclusivo para assinantes da newsletter. Isso facilita aos clientes a entrega de dados relevantes para suas necessidades.

Newsletter

Se você quer criar um bom engajamento com seu público, com uma comunicação clara e um contato próximo com seus leads, a newsletter é a opção para você. Trata-se de um folhetim com conteúdos interessantes e relevantes de diversos assuntos.

Na newsletter você optará por utilizar alguns assuntos que podem ser relacionados a sua empresa e podem até mesmo divulgar produtos ou serviços, mas é importante que sempre se mantenha o conteúdo.

Conteúdos interessantes sobre arquitetura corporativa, por exemplo, podem compor sua newsletter, caso você seja um arquiteto.
Quanto mais interessante for o que você apresentar para seu público através das newsletters, maiores as chances de cativar seus leads e conseguir passá-los para outras etapas do funil de vendas.

E-mail promocional

O e-mail promocional busca a promoção de um conteúdo. Isso vai muito além de ofertar especificamente um produto ou serviço, podendo ser realizado com qualquer tipo de atividade que você deseje alavancar.

Ele pode de fato promover produtos físicos, mas também produtos e serviços digitais pagos e gratuitos, além de promover seu conteúdo como publicações e cursos online, entre outros.

O foco de um e-mail promocional é a conversão direta. Ele não possui a variedade de assuntos que uma newsletter, sendo muito mais focado em fazer as pessoas receberem um conteúdo específico de forma a avançar no funil de vendas com este produto.

Por isso, a segmentação é um dos pontos cruciais desse tipo de e-mail. Você precisa identificar dentro do seu público-alvo quais são aqueles que estão mais propensos a consumir o conteúdo do e-mail promocional.

E-mail sazonal

Algumas datas específicas do ano possuem uma série de atividades importantes para o mercado. Os e-mails sazonais aproveitam estes eventos para explorar melhor seu conteúdo e conseguir converter mais vendas.

Para deixar seu material mais personalizado, conquistando assim o carinho e a confiança de seus clientes, procure criar uma tabela de envio de conteúdo para seus leads.

Uma empresa de controle e automação, por exemplo, pode oferecer uma série de descontos por uma determinada época do ano, conquistando assim mais clientes.

Se ele tiver registrado a data de aniversário quando deixou os dados com você, uma mensagem de felicitação pode acabar pegando o cliente de surpresa, deixando-o feliz e valorizado por você ter lembrado dele.

Nestes casos, um cliente se sente muito mais com vontade de consumir um produto de uma empresa que se preocupa com sua base de clientes.
Mensagem de boas vindas

Quando uma pessoa se cadastra em seu site, ela se torna oficialmente um lead. Porém, em muitos casos, o relacionamento termina por aí.

Quando você cria um e-mail para se apresentar, conversar com este potencial cliente e mostrar interesse, acaba gerando uma série de vantagens para sua empresa.

Isso porque as pessoas tendem a manter o contato quando sentem que estão sendo tratadas de forma humana. É importante entender que quanto mais honesto e direto você for, mais bem recebido será seu conteúdo no futuro.

Pode parecer uma atitude simples, mas este primeiro contato pode ser fundamental para conseguir o engajamento certo para uma conversão no futuro.

Automação nos e-mails

Com a tecnologia sempre avançando, diversas ferramentas de engajamento têm sido criadas, entre elas as que buscam melhorar a agilidade e funcionalidade dos e-mail marketing.

Muitas pessoas já usam um sistema para loja pela facilidade que ele oferece. Então, a automação do e-mail marketing segue a mesma linha.
Assim, quando você utiliza uma ferramenta deste tipo, é feito uma análise dos conteúdos visitados e de interesse de seus leads, o que faz o algoritmo criar um e-mail marketing personalizado, com itens que podem ser do interesse do cliente.

Considerações finais

Muitas empresas ainda estão iniciando suas jornadas no marketing digital. Mas de todas as ações tomadas, certamente uma das que melhor traz resultados é o e-mail marketing.

Por isso, é importante lembrar sempre que qualquer ação que tenha o foco em aumentar seu relacionamento com os clientes deve ser estudada e colocada em prática para melhorar suas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.