Como produzir conteúdos para seu público-alvo


Investir na elaboração de conteúdos é uma das principais estratégias de marketing digital. Isso porque quando os usuários procuram por algo na internet, a intenção é ter acesso a materiais informativos e ricos, não somente uma propaganda massiva.

No entanto, os conteúdos também devem ser direcionados ao público. Até porque, as pessoas interessadas em impressão de dados variáveis, por exemplo, têm um perfil específico e a própria marca deseja atingir uma dada audiência.

É isso que diferenciará os sites na internet, destacando as páginas com materiais direcionados, relevantes e atrativos para os usuários.

Por esse motivo, o artigo de hoje vai trazer uma lista com algumas dicas de como produzir conteúdos para seu público-alvo. Dessa forma, é possível alcançar o sucesso com o marketing digital e ampliar o reconhecimento da marca.
Por que ter uma boa estratégia de conteúdo online?
Ter uma estratégia de conteúdo online não é apenas manter perfis em redes sociais ou ter um blog no site com apenas um artigo publicado. Ao contrário, é preciso manter uma atualização constante dos materiais, para que o seu público acompanhe a página.

Isso vale para todos os tipos de sites, seja um e-commerce, um blog pessoal ou uma página institucional de uma fabrica de uniformes. A produção de conteúdo deve ser constante, justamente para cativar a audiência e expandir os materiais do site.

Além do mais, desenvolver uma estratégia de conteúdo online significa entender o público e como o conteúdo contribui com as necessidades da audiência, oferecendo dicas, soluções para determinadas demandas, curiosidades, entre outras.

Ou seja, é preciso pensar em conteúdos para atrair, reter e converter, a partir de técnicas para posicionar bem o seu material nos mecanismos de busca.

Portanto, não é algo simples ou rápido. A produção de conteúdo é uma estratégia a longo prazo, mas que traz ótimos resultados na atração de visitantes orgânicos, bem como no reconhecimento do seu site na internet.

A estratégia também não foca em conteúdos publicitários. Por mais que o seu site tenha um banner promocional, por exemplo, é necessário expandir a fonte de informações confiáveis para o público.

Dessa forma, os usuários podem conhecer mais sobre a empresa, os produtos ou serviços. Percebe-se que o conteúdo será fundamental para a construção de reputação e da visibilidade da marca para a atração de clientes.

Graças ao avanço da internet, é possível investir em uma grande diversidade de formatos. Entre os principais, destacam-se:

  • Artigos em blogs;
  • Publicações em redes sociais;
    E-books;
  • Conteúdos audiovisuais;
    Podcasts;
  • Infográficos.

Por isso, mesmo na divulgação de algo vendável, como um toldo para loja, vale a pena elaborar um conteúdo relevante, com potencial de atração do público.

A seguir, conheça algumas dicas que podem te ajudar na criação de conteúdo online e que vão contribuir para melhorar os resultados do seu site.

Priorize a informação de qualidade

Embora a atualização dos conteúdos seja fundamental, é necessário priorizar a informação de qualidade, ao invés da quantidade.

Hoje em dia, podemos pesquisar sobre qualquer coisa, como placa em ACM, que vamos encontrar algo na internet. Porém, para se destacar, é preciso oferecer informações diferenciadas e que fazem sentido ao público.

Além do mais, um dos principais problemas da atualidade é o abuso das fake news (notícias falsas). Elas já mostraram o seu potencial de desinformação da audiência, por isso, é imprescindível buscar por fontes de confiança.

Portanto, a qualidade da informação é algo que deve ser levado a sério.

Observe a concorrência

Saber o que a sua concorrência está fazendo é uma forma de planejar suas campanhas futuras, verificando o que dá certo e o que é preciso aprimorar.

Isso não significa a cópia do conteúdo. Por mais interessante que um artigo sobre adesivo refletivo seja, o plágio ou duplicação do material são práticas mal vistas e consideradas ilegais. Sendo assim, foque na produção de algo original e inédito.

A análise da concorrência servirá como uma fonte de inspiração e coleta de dados para aprimorar a sua estratégia de conteúdo.

Conheça o seu público

Esta é a etapa mais importante da estratégia de conteúdo. Afinal de contas, é preciso direcionar os materiais para uma audiência específica, portanto, nada mais lógico do que conhecer o seu público.

Para isso, faça pesquisas de mercado e analise o perfil dos seus principais clientes. A partir daí, é possível coletar algumas informações relevantes, como faixa etária, nível socioeconômico, escolaridade, localidade, preferências, entre outras.

Com esses dados, construa a sua persona (representação fictícia do cliente ideal). Assim, além de direcionar o conteúdo, dá para compreender quais são as necessidades da audiência, para a produção de um material mais humanizado e próximo dos usuários.

Além disso, é uma forma de adequar a linguagem do seu conteúdo ao público. Por exemplo, se os seus clientes são jovens, é interessante escrever um texto mais jovial e informal, ao invés de algo extremamente sério e com palavras rebuscadas.

Claro que é preciso levar em consideração outras características além da faixa etária. Mas direcionar o conteúdo vai além de determinar um assunto, envolvendo também a forma de apresentação do material.

Não foque apenas na sua empresa

Como vimos, a intenção do conteúdo é oferecer informações valiosas ao público. Por isso, mesmo que o assunto principal trate de embalagens plásticas produzidas pela sua empresa, o material não deve focar apenas na marca.

O maior objetivo é informar e ajudar o público na resolução de questões cotidianas, relacionadas ao segmento de produtos e serviços. Ou seja, o conteúdo deve guiar os usuários a uma solução, sendo que a sua empresa é um “plano de fundo”.

Aos poucos, a audiência irá conhecer mais sobre a sua marca e criar um vínculo com ela. Isso irá contribuir para as chances de vendas, porém é uma consequência da produção de conteúdo. Caso contrário, o seu material será apenas publicitário.

Aplique técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, é uma estratégia que engloba um conjunto de técnicas, com o objetivo principal de melhorar o rankeamento do seu site nos buscadores, especialmente o Google.

Ora, é sabido que o Google é um dos gigantes da internet. Tanto que para a pesquisa de qualquer assunto, como adesivos para empresas, os usuários dão preferência à busca por esse mecanismo.

Por essa razão, ter uma boa classificação nas SERPs (resultados de pesquisa) é uma forma de se destacar da concorrência, aumentar o tráfego orgânico do site e contribuir com a conversão dos usuários.

É possível aplicar várias técnicas de SEO na produção de conteúdo, ainda mais porque na otimização, a experiência do usuário e a oferta de materiais valiosos são os fatores que mais contam no rankeamento.

No entanto, há outras técnicas que devem ser aplicadas na sua estratégia de conteúdo online. São elas:

  • Uso de palavras-chave relacionadas;
  • Estabelecer um bom relacionamento com outros sites (link building);
  • Oferecer um conteúdo escaneável para leitura dinâmica;
    Ter um site navegável em dispositivos móveis.
  • Uma dica é acompanhar as principais atualizações do algoritmo do Google. Dessa forma, é possível otimizar cada vez mais os conteúdos, de acordo com os fatores de classificação do próprio buscador.

Diversifique os canais de publicação

Como vimos, a internet permitiu a diversificação de formatos de conteúdo online e, além disso, abriu novos espaços para a divulgação dos materiais.

Sendo assim, vale a pena publicar seus conteúdos em novos canais, não se restringindo apenas ao blog ou redes sociais.

Aliás, vale a pena marcar presença em todos os canais que o público utiliza. Para isso, a pesquisa de mercado também pode te ajudar, verificando quais são as mídias mais populares entre os seus clientes.

No entanto, tenha o cuidado de adequar os conteúdos de acordo com o canal utilizado. Dificilmente um texto publicado no blog servirá para uma publicação no Instagram, por exemplo, já que cada mídia tem as suas próprias características.

Claro, é possível integrar os canais, divulgando o link para um artigo no blog no Facebook. Entretanto, na hora da publicação do conteúdo, esses materiais devem ser adaptados, respeitando as especificações de cada canal.

Conclusão

A produção de conteúdo online é uma das estratégias mais eficientes no marketing digital. Não é à toa que ela é adotada por grande parte das empresas, sites e portais que desejam se destacar na internet.

Porém, para ter êxito nas campanhas, é fundamental orientar o conteúdo de acordo com o público. Afinal de contas, as pessoas estão interessadas cada vez mais na personalização das mensagens.

No artigo de hoje, foi possível acompanhar algumas dicas que podem ajudar na produção de conteúdo de qualidade. Assim, a sua estratégia poderá ter sucesso e contribuir para o crescimento da marca online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.