Porque definir o planejamento do seu negócio é tão importante


O empreendedorismo cresce cada vez mais no mundo, sendo assim, todos os dias novas formas de negócio surgem para motivar pessoas a entrarem nesse meio, bem como para aprimorar técnicas que os mais antigos utilizam.

Atualmente, seja você um empreendedor experiente ou novato, é indiscutível que para se obter sucesso em meio ao mercado, é necessário bastante planejamento, foco e disciplina, já que estes são os pilares para um bom desenvolvimento.

Além disso, diversos aspectos devem ser observados, como os recursos disponíveis para investimento em divulgação, tecnologia e melhorias, foco e público-alvo, controle de acesso aos dados da empresa, etc.

Ao definir o planejamento do seu negócio, tenha em mente algumas das observações abaixo:

● Qual será o produto ou serviço comercializado?
● Qual será o público-alvo?
● Quais estratégias serão adotadas?
● Como será a divulgação?

Antes de abordarmos de fato os tópicos acima listados, é importante entender o que é um plano de negócios e qual a sua relevância no mercado nos dias atuais.

De maneira geral, um plano de negócios nada mais é do que um traçado dos objetivos de seu negócio e um passo a passo para que todas as suas ações sejam focadas inteiramente para atingir o objetivo.

Para facilitar o entendimento, pense que o plano de negócios é uma espécie de roteiro, sendo que você, empreendedor, é o diretor que segue o roteiro, criando as devidas oportunidades para que tudo aconteça tão bem quanto foi planejado.

Pense em como quer enxergar a sua empresa nos próximos 5 ou 10 anos, crie um plano de negócios e continue buscando o objetivo. Então, seja vendendo camisetas ou oferecendo serviços de contabilidade para empresas, faça um planejamento.

Defina e entenda o seu produto

Um dos motivos de muitas empresas não começarem bem ou terem um início um pouco conturbado é a falta de experiência, e esse pode ser o maior inimigo na hora de decidir o produto ou serviço que será oferecido ao público.

Pensando nisso, essa é uma das etapas mais importantes do seu planejamento, pois através disso será expandida toda a gama de opções que pode ser realizada através de seu produto.

Claro, estamos lidando com todo o processo antes da abertura da empresa, posteriormente serão necessárias todas as papeladas referentes à burocracia, podendo você ter ajuda até mesmo de serviços de abertura de empresa.

Um exemplo são restaurantes Fast Food, embora algumas unidades vendam café da manhã, o foco é vender lanche, sendo reconhecidos principalmente por isso.

Então, pense com carinho no produto ou serviço que irá comercializar, visto que ele será a primeira identidade de sua empresa e motivo pelo qual clientes irão te procurar.

Futuramente é possível se planejar e vender outros tipos de serviços secundários que ainda tenham relação total ou parcial com o seu “carro chefe”, mostrando assim que vários horizontes podem ser alcançados caso haja planejamento.

Defina o público-alvo e uma persona

Definir qual público será o alvo de seus produtos é extremamente importante durante o planejamento de sua empresa. Caso feito de forma leviana ou com falta de atenção, pode acarretar em muitas dores de cabeça.

Se já definiu o tipo de produtos e serviços que serão comercializados, é igualmente importante entender sobre os impostos que serão cobrados. Para isso, estude mais sobre o produto e se possível faça uma revisão de impostos.

Mas porque isso é importante agora? Sabendo quanto gastará para fabricar, comercializar e quanto é cobrado de impostos sobre o produto, é possível criar estratégias para atingir seu público-alvo com valores acessíveis.

Então, é aqui que será definido o público-alvo. Se está disposto a vender brinquedos, seu público varia entre crianças de 1 ano até 10, por exemplo. Então os preços e estratégias de venda e marketing devem ser totalmente direcionadas a esse público.

Informações como sexo, faixa etária, poder aquisitivo e localização são alguns dados importantes que podem ser obtidos em pesquisas e indicações de outros profissionais no mercado ou por meio da internet e redes sociais.

Porém, tão importante quanto saber quem é o seu público-alvo, é criar uma persona para determinados perfis de cliente, garantindo a humanização do atendimento e ganhando a satisfação dele. Lembre-se, o cliente satisfeito sempre volta a consumir.

Portanto, seja uma empresa focada em vendas de imóveis ou em vendas de serviços de consultoria tributária, é interessante representar o seu cliente com algum tipo de persona.

Exemplo: “Gabriela tem 19 anos e trabalha atualmente em um escritório. Pretende ingressar na faculdade e fazer o curso de engenharia civil, pois no seu tempo livre adora ler sobre construções”.

Humanizar o cliente te ajudará a criar um atendimento personalizado que o deixe bastante satisfeito e que o ajude a encontrar o que precisa. Essa relação com seus leads possibilita ter uma ideia do que pretendem, ajudando no planejamento.

Os três pilares de um projeto

Seja vendendo materiais de construção ou cursos profissionalizantes online, existem três pilares que sustentam qualquer projeto e que você deve ficar atento ao começar no ramo do empreendedorismo: escopo, tempo e recursos.

1 – Escopo

O escopo é praticamente tudo que temos dito desde o começo deste artigo: o planejamento. Um projeto que não tem o mínimo de planejamento está fadado ao fracasso, nesse caso o projeto seria a abertura e manutenção de sua marca.

Então, o escopo é o esqueleto do projeto no qual toda a empresa é sustentada, já que nele se encontram os objetivos, metas e passo a passo de como expandir. Um escopo fraco e mal planejado, hora ou outra, tende a abalar o comércio.

2 – Tempo

Tempo é um recurso que todos nós conhecemos, porém se encontra cada vez mais escasso. A tecnologia busca diminuir o tempo em que levamos para realizar algo, criando um mundo mais dinâmico e rápido que parece só evoluir.

No quesito de planejamento do seu plano de negócios, pense no tempo como o único recurso que você não pode recuperar, uma vez perdido, ele nunca mais voltará.

Saiba utilizar bem o seu tempo, automatizando o que pode ser automatizado, ajustando sempre as suas tarefas a metas impostas e que devem ser entregues em uma quantidade X de horas, dias ou semanas.

Busque criar relatórios semanais de suas tarefas principais e relatórios diários do que deve ser realizado. Dessa forma, talvez o senso de urgência sempre esteja, mesmo que inconscientemente, te ajudando a manter o projeto em dia.

Sem falar que o cliente também exige um tempo limite para as suas entregas, então, não atender as expectativas pode afetar diretamente no seu relacionamento com ele, e quem sabe, até na qualidade final do produto ou serviço.

3 – Recursos

Por fim, temos como terceiro pilar os recursos disponíveis para investimentos, seja ele em terceirização e folha de pagamento ou aprimorar e automatizar processos dentro da empresa.

Quando falamos em recursos, entende-se tudo que está disponível para ser utilizado na expansão da marca, como capital, mão de obra, tecnologia, material, etc.

Saber como e quando utilizar os recursos é uma maneira bastante eficaz de ditar o quão longe vai o negócio, já que investir muitos recursos em algo que pode não ser muito lucrativo, pode não ser o melhor.

Portanto, quanto melhor utilizar estes três pilares, melhor seu projeto sairá, já que a junção deles será o que determinará a qualidade comercial. Em uma conta de matemática, seria algo como “recursos + tempo + escopo = qualidade”.

Planeje a divulgação

A divulgação é uma etapa de extrema importância, que deve ser levada em conta quando for realizar o seu plano de negócios, já que, sem ela, ninguém conhecerá seu trabalho, consequentemente não terá vendas e tudo será em vão.

Utilize de seus recursos e tenha bons profissionais de marketing e vendas ao seu lado, já que eles serão a cara da empresa e terão de desenvolver junto ao cliente a afeição e vontade de negociar com a sua marca.

Faça um bom trabalho de team building, que nada mais é do que alinhar o comportamento, visão e objetivo do grupo, fazendo com que trabalhem em sinergia como se fossem um único organismo.

Crie canais de comunicação que vão além do telefone e e-mail. Utilize das redes sociais para aumentar o alcance da sua marca e expandir cada vez mais a sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Por fim, o Facebook e Instagram são ótimos meios de se conseguir seguidores e chamar atenção do público, além de facilitar a interação e entender o que pode ser feito para melhorar através de feedbacks e insights que as plataformas proporcionam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.