Tanto os negócios físicos quanto os online precisam de boas estratégias de marketing para vender mais. Por meio delas, é possível divulgar a marca, seus produtos e serviços, e com isso atrair mais clientes.
Essas ações devem ser constantemente acompanhadas para garantir que os resultados sejam alcançados. Isso acontece porque o monitoramento permite ajustar o que não funciona, para que as campanhas sejam mais assertivas.
Só que isso só é possível com o marketing digital, então, ele se tornou o principal meio de comunicação entre empresas e clientes.
Isso porque a internet tomou conta da vida de todos. Inclusive, hoje, na maior parte do tempo, as pessoas estão conectadas, principalmente depois da popularização dos smartphones.
A web está na palma da mão, em vista disso, tanto os negócios físicos quanto os online precisam se fazer presente no ambiente virtual. Assim serão vistos e podem atrair um número maior de clientes.
Contudo, é preciso conhecer as melhores práticas, para compreender as diferenças entre elas, como se complementam, como podem ser aplicadas e como ajudam a gerar vendas.
É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo, então, se você tem alguma dúvida sobre o assunto, leia até o final.
Primeiramente, o que é marketing?
Antes de conhecer as estratégias, é importante entender o seu conceito. Isso porque mesmo sendo tão importante e usado, nem todas as organizações compreendem o seu significado.
As estratégias de marketing são um planejamento de todas as ações de divulgação de uma marca, em relação a ela mesma e aos seus produtos e serviços.
Então, uma empresa de gestão de entregas, por exemplo, faz esse planejamento e depois acompanha os resultados para entender o que deve ser mantido, excluído ou, muitas vezes, apenas melhorado.
As estratégias de marketing também são importantes para que a companhia consiga se comunicar melhor com seu público-alvo. Só que isso não se resume a tentar vender a todo custo, pelo contrário.
Trata-se de entregar valor por meio de ações e indicar as melhores soluções, com base nas preferências do público. Só que para isso é necessário investir em ações e campanhas, como as que veremos mais adiante.
São elementos que pavimentam uma jornada pela qual as pessoas vão passar, desde o momento em que conhecem o produto ou serviço até a etapa da compra.
Conheça as 10 melhores estratégias de marketing
Tanto para os negócios online, como as plataformas e-commerce, quanto para os negócios físicos, como uma fabricante de rótulos adesivos, existem estratégias de marketing que são essenciais.
Abaixo, mostraremos algumas delas, para que você entenda os conceito, as diferenças, como aplicar e como podem ser complementadas. Sendo elas:
1. Ter um blog
O blog é o canal mais importante para quem deseja atrair clientes de maneira orgânica, como no caso de uma empresa de, por exemplo, cenografia para eventos ou qualquer outra.
Ele é diferente do site porque seu foco não é falar sobre a empresa, mas, sim, veicular conteúdos que sejam do interesse do público-alvo. Ou seja, não se trata de um canal institucional, como foco na marca e seus produtos.
O objetivo dele é levar conhecimento para o público por meio da criação de conteúdos relevantes, que podem assumir diferentes formatos, como:
● Textos;
● Vídeos;
● Áudios;
● Imagens;
● Podcasts.
Para ter um blog, basta acessar uma plataforma e criar o seu endereço. Não se esqueça de divulgá-lo em outros canais da marca, como redes sociais e no próprio site.
Aliás, para complementar essa estratégia, bem como para aumentar o tráfego, uma dica é enviar link de postagens por e-mail marketing para os clientes.
2. E-mail marketing
Por falar nele, há tempos que o e-mail deixou de ser uma estratégia invasiva, para se tornar uma das melhores práticas do marketing para negócios virtuais ou físicos.
Isso porque, segundo pesquisa sobre engajamento, o e-mail marketing se tornou uma boa prática, principalmente pelo seu objetivo, que assim como o blog, é levar informação de qualidade para o contato, de maneira personalizada.
Isso desperta o interesse das pessoas e aumenta a taxa de abertura. Ele é diferente do blog, que fica disponível para que qualquer pessoa acesse. Isso porque ele é enviado para uma lista selecionada de pessoas que permitiram o envio de e-mails.
Só que para implementá-lo, primeiro você precisa criar a sua lista, então, uma boa forma de fazer isso é disponibilizando um formulário de contato no site, oferecendo o envio de uma newsletter.
Além de enviar esse material, você pode mandar um e-book, avisos sobre promoções, cupons de descontos, dentre outras possibilidades.
O e-mail marketing pode ser complementado pelo site. Por exemplo, uma gráfica de impressão de banner pode criar uma promoção, em que as 50 primeiras pessoas que preencherem o formulário ganham 20% de desconto no banner.
3. Redes sociais
As redes sociais são essenciais para a comunicação com o público. Elas são diferentes, por exemplo, do e-mail, onde você fala apenas com uma pessoa.
Por meio dessas plataformas, sua marca socializa com o público e pode interagir com ele de muitas formas. Para implementar essa estratégia, primeiro, precisamos descobrir qual rede social seu público usa.
A partir disso, é necessário construir um perfil completo, que mostre a identidade da sua marca, bem como é necessário compartilhar conteúdos relevantes no feed.
Você pode complementar sua estratégia nas redes sociais por meio de um link no site da empresa, que incentiva o visitante a acessar o seu perfil na plataforma.
4. SEO
Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que otimizam uma página para que ela apareça nos primeiros resultados de pesquisa. Para implementar, é necessário investir em site responsivo, boas palavras-chave, URL amigável, dentre outras práticas.
Você pode complementar as estratégias de SEO com o marketing de conteúdo, criando conteúdos de valor que ajudem no ranqueamento da página de, por exemplo, uma empresa que vende sacola retornável.
O SEO é diferente das mídias pagas, por exemplo, porque não envolve tanto investimento e é uma estratégia 100% orgânica.
5. Links patrocinados
Esses são as mídias pagas, como alguns anúncios de lojas virtuais que vemos no Google. Mas ele pode ser usado por um negócio físico, então, para isso, basta escolher a plataforma Ads que vai anunciar.
Para complementá-lo, você pode criar um anúncio que leve o usuário direto para uma landing page, onde ele preenche um formulário de contato. Trata-se de mídia paga, diferente da orgânica.
6. Canal de vídeo
Você pode criar um canal de vídeos no YouTube, para transmitir conteúdo de valor para o seu público. Para implementá-lo, basta criar a conta e trabalhar em cima de conteúdos relevantes em formato de vídeo.
É diferente das outras estratégias, justamente pelo formato de conteúdo que oferece, e você pode complementá-la fazendo uma transmissão ao vivo abordando conteúdos que já foram postados no blog.
7. Mídia offline
Tanto os negócios online quanto os físicos também podem apostar na mídia tradicional, como rádio, TV e jornal.
Para implementá-la, escolha o melhor canal para divulgar a propaganda. Enquanto, para complementá-la, a marca pode usar um banner promocional com um QR Code que direciona o cliente ao seu site.
8. Parcerias
Fazer parcerias é uma forma de destacar seu negócio físico ou digital, a exemplo dos influenciadores, que além de divulgarem sua marca, ainda complementam suas estratégias nas redes sociais, como o Instagram.
Para implementá-la, escolha um parceiro que tenha a ver com seu público. Por exemplo, uma fabricante de toldo para loja faz uma parceria como uma loja de móveis para comércio, visando assim divulgar suas soluções.
9. Promoções
Todo cliente gosta de promoção, então, ofereça descontos e ofertas exclusivas pelo site, por exemplo. Essa é uma forma inteligente de complementar outras estratégias, por exemplo, do e-mail marketing.
Ofereça um desconto na primeira conta para os clientes que preencherem o formulário no site, isso, com certeza, vai atrair muitas pessoas.
10. Guest post
O guest post é uma parceria entre duas empresas, em que uma convida a outra para criar uma postagem para seu blog.
Para implementá-la, escolha parceiros que tenham a ver com o seu negócio e com uma boa reputação no mercado.
Uma forma de complementar essa estratégia é por meio do link Building, onde você insere links ao longo do texto, levando o leitor a outros conteúdos e mantendo-o por mais tempo dentro do blog.
Conclusão
As estratégias de marketing ajudam as empresas a vender mais, principalmente porque o foco é chamar a atenção dos consumidores. Assim é possível entregar valor a eles, o que melhora a reputação da marca e desperta o interesse dos consumidores.
Não importa se o seu negócio é físico ou digital, investir em marketing é a melhor forma de fazer a empresa crescer e vender muito mais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.