As landing pages são estratégias importantes para o marketing digital de qualquer empresa. Por falar nisso, fazer marketing pela internet é trabalhar com uma comunicação diferenciada.
Com ele, as marcas criam um diálogo certeiro e se aproximam do seu público-alvo. Para isso, utilizam-se das melhores práticas, sendo que uma delas é a famosa landing page.
Trata-se de uma ferramenta que aumenta as conversões, conquista um número maior de leads e, consequentemente, de clientes. Só que para que essa estratégia funcione, é necessário conhecê-la e tomar alguns cuidados.
Na verdade, tudo o que diz respeito ao marketing digital precisa ser bem planejado e direcionado a um determinado público. É dessa maneira que o seu negócio vai obter bons resultados e chegar onde deseja.
A landing page te ajuda a coletar informações importantes sobre seus potenciais clientes, mas isso não significa pedir algumas informações. Existe todo um raciocínio por trás da criação desta página.
Se bem pensada, a marca aumenta consideravelmente suas oportunidades. Falando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de landing page, mostrar como ela ajuda o negócio a crescer e dar dicas para criá-la. Então, se você tem dúvidas, confira!
O que são landing pages?
Landing page diz respeito à primeira página que um visitante acessa ao visitar um site. Ela pode ser usada em blogs, em uma plataforma e-commerce, mas seu contexto está mais relacionado às mídias pagas.
Isso porque quando o usuário clica em um anúncio de controle de acesso, por exemplo, em uma campanha de e-mail marketing ou em banners, ele é direcionado para uma página.
O objetivo dela é atrair as pessoas, sendo que ali elas vão encontrar um formulário. Quando preenchido, o formulário faz uma conversão, que pode ser:
● Venda;
● Download;
● Cadastro;
● Assinatura.
Esse funcionamento tem como objetivo despertar a curiosidade e instigar o público-alvo para que ele converta esses sentimentos em uma ação positiva, como as que aparecem na lista.
Mas o maior objetivo é fazer conversões, por isso essa página é diferente das demais. Só que para funcionar, ela precisa ser clara, organizada e oferecer algo interessante para o usuário.
O trabalho com a landing page também é muito vantajoso, então, ao investir nela, uma fabricante de placas personalizadas, por exemplo, tem acesso a vários benefícios.
Além de gerar leads, essa página ajuda a qualificá-los, de acordo com seus interesses e possibilidades de fechar negócio.
Para isso, é atribuída uma pontuação aos potenciais clientes, de acordo com a interação que eles tiveram com a marca. Os leads mais bem qualificados são aqueles que estão mais fundos no funil.
É dessa forma que o time de vendas sabe quem está próximo da compra e quem ainda precisa ser trabalhado pela equipe de marketing.
Além disso, a landing page ajuda um negócio a crescer porque segmenta os leads, visto que é constituída de materiais e ações adequados para isso.
Com base nas informações solicitadas ou do material disponibilizado, podemos identificar aquelas pessoas que já estão na jornada de compra.
Com isso, uma empresa de impressão de banner, por exemplo, pode criar listas e grupos para investir em estratégias mais direcionadas, o que melhora ainda mais a conversão.
Por fim, outra vantagem das landing pages é que elas diminuem o custo de aquisição de novos clientes para a empresa. Isso porque uma única página consegue disponibilizar uma enorme quantidade de dados de clientes e potenciais clientes.
Portanto, esforços que demandam mais tempo e dinheiro deixam de ser necessários, o que torna essa estratégia mais econômica.
Agora que você já sabe o que é, como funciona e como pode ajudar o seu negócio, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para usar essa ferramenta.
Entenda como usar uma landing page
Como sabemos, o principal objetivo de uma landing page é gerar conversões, só que, por exemplo, uma empresa de impressão de dados variáveis também pode conseguir isso por outros meios.
Em vista disso, essa página pode ser usada como:
Página de captura
Este é um tipo simples de landing page que tem como função capturar dados de contato de um lead. Algumas informações que costuma solicitar são nome e e-mail do visitante, e assim permitir que a empresa crie uma lista de leads.
Para ter bons resultados é necessário ofertar algo em troca, como download de e-book, ou seja, para acessar o conteúdo, o usuário precisa preencher o formulário da página.
Página de vendas
A landing page também pode ser usada como página de vendas, para isso, ela apresenta um produto ou serviço, como adesivo de segurança, em formato de oferta.
É necessário usar argumentos que convençam o cliente acerca dos benefícios desta oferta, mostrando como ela pode resolver o seu problema.
Uma boa forma de fazer isso é criar uma seção de perguntas e depoimentos. Ao final, utilize uma chamada para ação (CTA), que leve o visitante até às opções de pagamento.
Página de confirmação pendente
Você, com certeza, já se cadastrou em alguma plataforma online e depois foi direcionado a uma página que pede para acessar a caixa de e-mail, e com isso confirmar os dados e a conclusão do cadastro.
Essa página, que também é uma landing page, tem como função orientar o usuário sobre o que ele precisa fazer para concluir o cadastro e receber a recompensa.
Para dar certo, essa página deve ser bem simples e passar as orientações de forma clara. Com isso, você evita e-mails falsos, que algumas pessoas usam apenas para ter acesso ao conteúdo.
Página de agradecimento
Uma empresa de cenografia para eventos, por exemplo, também pode usar uma landing page como página de agradecimento, cada vez que uma conversão é finalizada.
A marca pode usá-la ao final de uma compra, quando o usuário faz um download, completa uma inscrição ou preenche um formulário.
Com isso, a companhia conquista a empatia do visitante, transmite confiança e consegue estreitar a relação. No funil de vendas, tanto no início quanto no meio, indica o próximo passo a ser dado com o lead.
Ela pode ser o download de outro material, sugerir uma publicação e até mesmo sugerir a venda, com vistas a solucionar o problema do prospect.
Dicas para melhorar a landing page
Agora que você já sabe como uma landing page pode ser usada, vamos dar algumas dicas para complementá-la.
Sendo assim, uma gráfica com foco em banner promocional, por exemplo, pode melhorar ainda mais sua ferramenta por meio de estratégias como:
Ter uma boa copy
A copy é o texto da página, sendo importante para alavancar as vendas. Então, além de um bom layout, é necessário investir em um texto que chame a atenção do usuário.
Uma das formas de fazer isso é usando gatilhos mentais para que o argumento seja mais persuasivo. Um gatilho muito usado é o de escassez, ou seja, ele deixa claro que a oferta está disponível por tempo limitado.
Para que a copy seja perfeita, antes de criar a landing page, pense nos problemas que seu público pode estar enfrentando. Assim, você saberá de que maneira apresentar o produto ou serviço, por meio de um conteúdo relevante.
Trabalhar as imagens
As imagens chamam a atenção de qualquer um, mas é preciso ter cuidado ao utilizá-las. O ideal é que sejam leves, tendo entre 100 e 200 kb, mas jamais ultrapassando os 500 kb.
Isso porque as imagens mais leves demoram menos tempo para carregar, o que garante uma boa experiência ao visitante da sua página.
Se a landing page tem uma baixa performance, o ranqueamento dela nos motores de busca também é prejudicado. Pensando nisso, uma empresa de rótulos adesivos, por exemplo, utiliza compressores de imagens para diminuir o tamanho das fotos.
Mesmo assim, é necessário se atentar a sua qualidade e se certificar de que a resolução não será afetada. Quando a imagem tem baixa resolução, o entendimento do usuário pode ser prejudicado e isso causa impressão de falta de profissionalismo.
Lembre-se de que uma imagem vale mais que mil palavras, então, elas devem ter a capacidade de transmitir a mensagem e colaborar no processo de conversão.
Não se esqueça de elas complementam o texto da página, portanto, devem ser adequadas e estarem relacionadas ao assunto. Imagens aleatórias prejudicam o sentido e podem desagradar o visitante.
Conclusão
A landing page é fundamental para fortalecer e agilizar o processo de conversão, sendo assim, deve fazer parte de suas estratégias.
Neste artigo, você aprendeu mais sobre seu conceito, funcionamento e objetivos, e de que forma pode ser usada.
Com as dicas que demos aqui, com certeza, você vai usar essa página do jeito certo, bem como melhorá-la para que te ajude a atingir seus objetivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.