Saiba quais produtos são os mais vendidos nos e-commerces e como 2021 pode ser um ano de sucesso nas vendas online


Caso você queira ter sucesso em seu site ou aplicativo de e-commerce, certamente será necessário entender o que foi tendência no último ano para os consumidores, para avaliar o que você precisa vender em 2021 para aproveitar a alta demanda.

E, claro, é preciso aliar os bons produtos à sua habilidade de fazer o marketing desses itens e de comercialização. Sem isso, não basta ter apenas elementos de procura, pois há diversos concorrentes por aí, certo?

Mas não se preocupe: se você está pensando em vender produtos em 2021, saiba que este é o ano para isso! Entenda por que e, mais para frente, saiba os itens que mais venderam no último ano.

Por que 2021 pode ser um ano de sucesso nas vendas online?

Como todos sabem, o ano de 2020 foi focado em mudanças em todos os setores. Por exemplo, mudou hábitos, estilos de vida, humores, relacionamentos, prioridades na vida, entre diversas coisas. E com o mundo dos negócios não foi diferente.

Mas se dá para tirar uma coisa positiva do ano anterior foi a mudança de hábitos mais acelerada para o mundo tecnológico e digital, evidenciada, entre outros fatores, pela contratação massiva de terceirização de TI.

Tudo o que era feito de forma presencial teve que ser adaptado para o ambiente online, desde grandes festas e reuniões de trabalho aos mais diversos tipos de compras em e-commerce. E é justamente neste ponto que iremos tocar aqui!

2020 foi um ano de virada de página para o e-commerce, principalmente no mercado brasileiro, que ainda engatinhava nessa questão.

Segundo dados do tradicional relatório especializado da Webshoppers (Ebit / Nielsen & Bexs Banco), a receita com e-commerce no Brasil em 2020 cresceu 41%, o maior aumento desde 2007, de acordo com a análise.

Ainda acompanhando o estudo, foram quase 195 milhões de pedidos realizados no país, totalizando cerca de R$ 87 bilhões em vendas no período. Ou seja, um grande aumento, revelando ainda mais a migração para o ambiente online.

Ou seja, os hábitos mudaram para o e-commerce e isso, certamente, veio para ficar. Se antes era uma tendência a ser monitorada e incrementada a cada ano, 2020 foi um ano de consolidação, de fato, com serviços de abertura de empresa simples a todo vapor.

E para um ano de consolidação, o ano seguinte, no caso 2021 que já estamos vivenciando, é mais um que deve se superar por vários pontos. Entre os quais é possível citar:

● As pessoas começaram a se acostumar a comprar online;
● Os benefícios do e-commerce foram finalmente percebidos;
● A facilidade para comprar vem melhorando muito;
● A gestão de entregas está mais eficiente e rápida;
● A concorrência faz os preços serem mais competitivos.

Além disso, mesmo que neste ano haja uma normalização da vida cotidiana, com os planos de vacinação avançando pelo mundo, o que contam são os novos hábitos dos consumidores.

Quem costumava ir ao mercado para comprar produtos de higiene, limpeza e itens de cozinha, por exemplo, viu no e-commerce um verdadeiro presente de sanidade, calmaria e comodidade.

E não só esses produtos: mesmo aqueles itens que demandam uma necessidade maior de cuidado presencial e de escolha, agora já são amplamente considerados no ambiente de compras online.

É o caso da compra de alimentos, por exemplo. Antes, as próprias marcas tinham dificuldade em fazer a logística de alimentos mais frescos, como frutas, carnes cortadas, ovos, verduras, etc.

Mas as empresas tiveram que fazer um mapeamento de competências e se adaptar para mudar isso e tornar a experiência de compra muito mais agradável, com os produtos chegando ainda frescos e em um tempo recorde.

Foi um desafio, mas as companhias conseguiram, de forma geral. Prova disso é a crescente vista nos números, conforme foi citado nos parágrafos anteriores. Ademais, a tendência é que toda essa mudança fique cada vez mais ágil e constante.

Esse esforço tem agradado os usuários, que passaram a ter esses itens na lista de e-commerce, o que, mais uma vez, economizou idas desnecessárias aos supermercados, dando mais tempo às famílias e priorização na contabilidade e consultoria doméstica financeira .

Outro grupo muito bem aproveitado durante o ano passado foi o segmento de moda.

Apesar de muitas pessoas terem a necessidade de experimentar as roupas, por vários motivos, como tamanho e gosto pessoal, itens como calças, bermudas, camisetas, moletons e até mesmo ternos e vestidos foram comprados amplamente em 2020.

E, outra vez, as marcas se adaptaram a isso: atualmente os provadores online já são realidade no Brasil de empresas até mais populares e que têm escala em seu negócio, com o credito empresarial impulsionando essa questão.

Além disso, a política de trocas também foi algo que mudou bastante, beneficiando esse movimento.

Então, quem apenas comprou sem experimentar ou simplesmente não gostou do produto quando chegou, pôde trocar de forma rápida, fácil e fluida pelos próprios sites ou aplicativos dessas companhias de moda. E isso foi e é essencial para a experiência de compra.

Uma devolução bem sucedida e a troca por um produto que agregue valor ao estilo da pessoa fez os consumidores amarem a nova experiência, impulsionando o e-commerce de moda, em grande parte de camisetas promocionais.

Portanto, esses exemplos mostram adaptação nos hábitos tanto dos consumidores quanto das empresas, movimento que beneficiou esse crescimento recorde e exponencial do e-commerce, sobretudo, no Brasil.

Quais foram os produtos mais vendidos em 2020?

A seguir, veremos uma lista oficial de uma das maiores empresas do mundo em e-commerce, sobre os produtos mais vendidos em 2020.

De acordo com a relação, houve uma predileção por produtos que favorecem o ambiente doméstico e também de lazer.

Confira a lista de itens:

Capachos e tapetes para casa

Sabe aquele capacho estampado na soleira da porta, quando você faz uma visita ao seu melhor amigo, escrito “seja bem-vindo”? Então, esse foi o recorde dos recordes em 2020 segundo a lista, tendo um crescimento anual nas vendas de mais de 147%.

Muita coisa, não é mesmo? Mas o motivo até é meio óbvio: como a tendência é que as pessoas fiquem mais em casa durante a pandemia, alguns itens que antes pareciam muito supérfluos, passaram a dar uma cara mais de lar para quem começou a passar mais tempo dentro do ambiente doméstico.

E os capachos e tapetes diversos espalhados pela casa foram alguns dos itens responsáveis por dar esse maior aconchego.

Caixas organizadoras

Outro produto que caiu na esteira da pandemia e dos novos hábitos das pessoas foram as caixas organizadoras. Quem passou a viver mais em casa precisou aumentar o seu senso de organização.

O que ficava jogado e estirado pelos cantos da casa foi sendo realocado para esses itens, que acabam ajudando a setorizar os itens da casa e organizar para que tudo tenha o seu devido lugar.

Toalhas e panos de cozinha

Seguindo a mesma tendência dos itens anteriores, o uso mais acentuado da cozinha, com preparação de comida e limpeza da louça, demandou uma maior atenção em toalhas e panos para secar e ajudar na manutenção diária da cozinha.

Sendo assim, esses itens também conseguiram conquistar uma posição na lista de elementos mais vendidos em 2020.

Selins de bicicleta

De acordo com a lista divulgada, os selins de bicicleta, acreditem, também estão entre os mais vendidos de 2020. Mas por quê?

Pense por um breve momento: se as pessoas estão se locomovendo menos e em distâncias mais curtas, indo para padarias, mercadinhos e farmácias de bairro, para quê usar o carro, que gasta gasolina e polui o meio ambiente?

As pessoas passaram, durante a pandemia, a tirar suas bicicletas da garagem de suas casas ou dos prédios para se exercitarem também, aproveitarem o ar livre quando podiam.

Ademais, os tópicos anteriores estão aliados com essa questão de não ter que pôr gasolina, ajudando o meio ambiente e desfrutando de um modal que serve justamente para distâncias curtas.

Capinhas para celular

As capinhas de celular, que já eram grande tendência no mundo inteiro com diversas lojas surgindo só por causa disso e ativando serviços de abertura de empresa, foram ainda mais demandadas em 2020, por conta da pandemia e do aumento recorde do número de vendas de celulares.

Os usuários, para dar um estilo aos seus smartphones e protegê-los, tiveram bastante interesse nesse tipo de produto.

Brinquedos para crianças

Mais uma vez, assim como os outros produtos, os brinquedos para as crianças também foram altamente demandados durante 2020.

Com os pequenos ficando mais em casa, houve uma necessidade de atendê-los melhor e de dar mais atenção com brinquedos educativos, como cozinhas de brinquedo, entre outros.

Considerações finais

Para os empresários de e-commerce, ficou claro que a melhor atitude é aproveitar a crescente do mercado e investir nos ramos certos, para isso, a lista anterior pode ser de grande valia.

Use 2021 como o ano da evolução, aposte nas frentes que mais são buscadas e requisitadas. Assim, sua chance de fazer diferente e de inovar acabam crescendo constantemente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.