Quem trabalha no ramo de vendas sabe que a internet tem sido uma grande aliada do mercado. Cada vez mais, as vendas remotas estão ganhando relevância, sendo que o aumento do home office em diversos setores tem causado ainda mais proximidade com este recurso.
Tendo os pontos anteriores em vista, uma empresa de segurança eletrônica, por exemplo, assim como qualquer outra, independentemente do segmento, pode depender exclusivamente desse tipo de venda.
Entretanto, o processo de vendas remotas é diferente dos tradicionais em diversos aspectos, e deve ser explorado com clareza e eficiência para que você obtenha os resultados ideais em cada situação.
O conceito de venda remota engloba toda e qualquer negociação que é realizada fora da empresa. Isso significa qualquer elemento desde o tradicional e antigo método de venda de porta em porta até os conceitos mais modernos, como o e-commerce.
As transformações que este mercado passou são inúmeras, e é um meio de negociação que tem ganhado cada vez mais força e visibilidade, principalmente porque o perfil do cliente está acompanhando estas mudanças.
Antes, os consumidores tinham receio de fazer compras remotamente. A internet ainda era um local pouco intuitivo, e as empresas tinham mais dificuldade para conseguir converter suas vendas.
Entretanto, esse conceito mudou conforme os avanços tecnológicos foram sendo descobertos. Hoje, um software para loja já vem com diversos recursos pensados para a venda remota.
Ademais, atualmente o usuário comum passa a maior parte de seu dia conectado a internet, principalmente em redes sociais e outros tipos de interação, o que é fundamental para as vendas.
Isso acontece principalmente pela facilidade de alcançar o cliente. Quando você vende dentro de sua loja, é esperado que o consumidor vá até o estabelecimento com o interesse em consumir algum produto.
Já no mercado digital, as possibilidades acabam se ampliando muito, uma vez que você pode criar diversos conteúdos com o objetivo de alcançar os clientes e apresentar o material para eles.
Sendo assim, até mesmo seu planejamento tributário e fiscal deve levar em conta as vendas remotas, garantindo, desta forma, mais tranquilidade em sua prestação de contas e outras frentes.
Dessa maneira, você acaba conseguindo um espaço de negociação muito melhor, com benefícios que superam o trabalho convencional e acabam ampliando suas oportunidades, por exemplo:
- Negociações personalizadas;
- Mais agilidades no processo de venda;
- Menos burocracia;
- Relação mais humanizada com o consumidor.
Como potencializar suas vendas?
Compreender o conceito das vendas remotas é um passo importante, mas você precisa pensar em formas de ampliar sua capacidade de vendas para conseguir aumentar seu capital e até mesmo expandir seus negócios.
Pensando nisso, assim como um banner promocional, as ferramentas online podem ajudá-lo a vender muito mais.
Dessa forma, você consegue resultados muito mais positivos do que estava pensando, garantindo que o trabalho remoto tenha sua função na etapa de vendas de sua empresa e que seja possível conquistar cada vez mais clientes.
Pois bem, entre as principais forma de potencialização, podemos citar:
1 – Saiba quem é o seu público
Quando você inicia seu planejamento, o ideal é primeiro identificar para quem você está se programando para vender. Entender seu público é um passo fundamental para conseguir usar corretamente suas estratégias de marketing e vendas.
O primeiro passo é definir seu público-alvo. Trata-se de um grupo de pessoas que têm interesses em comum, bem como que está mais propenso a adquirir produtos que você esteja oferecendo.
O público-alvo é uma massa de pessoas, que ajuda a delimitar suas ações de marketing. Assim, pessoas que consomem, por exemplo, etiquetas para produtos estão em um perfil específico, que você deve identificar para melhorar suas vendas.
Quando você cria uma ideia de propaganda, deve pensar nas pessoas que receberão e em quais grupos podem se sentir mais atraídos pelo material, optando por explorar suas possibilidades junto à empresa.
Entretanto, o público-alvo ainda é uma métrica genérica, e muitas vezes você perde oportunidades por isso. Embora algumas pessoas façam parte do público-alvo de um modo geral, elas podem precisar de algumas ações específicas para seguir.
Nestes casos, o ideal é procurar uma solução mais adequada e próxima. Para isso, foram criadas as personas. Uma persona é a idealização de um cliente, trata-se de uma figura fictícia, mas com grande base nos dados coletados por suas experiências.
Quando você cria uma base de público-alvo, é esperado que você pesquise entre pessoas que têm interesse em seus produtos ou serviços, bem como clientes que já fizeram transações com sua empresa.
A mesma situação se aplica no conceito da persona, uma vez que é necessário entender as pessoas que estão tentadas a consumir seu material. A persona é levada um nível além, entretanto, quando você cria toda uma personalidade e um conceito para ela.
Assim, para ter um controle de acesso maior sobre seu público, o ideal é contar com uma persona bem definida e de acordo com os seus objetivos enquanto empresa.
2 – Mantenha-se conectado
Vivemos em uma era de comunicação. Por isso, o relacionamento entre consumidor e marca é altamente dependente desse tipo de atitude. Você deve oferecer o máximo possível de canais de comunicação, para que os clientes consigam encontrar sua marca.
Um ponto importante para você pensar é na utilização da comunicação omnichannel. Este modelo inclui um padrão de comunicação em todos os seus canais, garantindo assim que o cliente receberá sempre a mesma informação, não importa como ele buscou.
Inclusive, a tecnologia tem aproximado cada vez mais as pessoas através de métodos digitais de buscar uma interação mais certeira e eficiente.
Hoje, além dos métodos mais tradicionais como o telefone e o e-mail, você pode usar aplicativos de mensagens instantâneas para conseguir bons resultados. Ademais, desde a abertura de empresa, é fundamental estar conectado.
Outra grande ferramenta disponível na internet são as redes sociais. Estas plataformas de interação permitem um engajamento muito maior com seu público, conquistando assim um espaço maior no mercado.
As redes sociais são onde o usuário costuma passar a maior parte de seu tempo conectado, e milhões de novas pessoas fazem cadastros diariamente nas principais ferramentas disponíveis no mercado.
Por conta disso, muitas empresas começaram a utilizar as redes sociais como uma forma de interagir com seu público, criar uma relação mais próxima e conseguir resultados expressivos para a corporação.
Entretanto, você precisa se atentar a alguns detalhes quando lida com redes sociais. Não basta simplesmente criar uma conta e esperar as pessoas começarem a seguir seu conteúdo. Você precisa se engajar através da criação de material de qualidade.
Dessa forma, as redes sociais acabam se tornando excelentes plataformas de interação e engajamento. É possível inclusive aproveitar uma série de recursos criados especificamente para empresas, com análises de resultados e outros detalhes.
3 – Apresente variadas soluções
Um dos principais meios de engajamento nas vendas remotas é a apresentação de soluções. Diferente do cliente que vai fisicamente até sua loja, o cliente remoto deve ser conquistado.
Para que isso aconteça, você primeiro deve identificar as dores do cliente. Se ele precisa de um aluguel de notebook, por exemplo, você deve surgir como a solução que ele procura, assim também funciona com qualquer outra necessidade dele.
São consideradas dores do cliente qualquer dificuldade ou necessidade que possa ser solucionada com seu produto. Uma vez que você consegue compreender esse conceito, acaba ficando muito mais fácil gerar engajamento corretamente.
Por conta dos inúmeros avanços tecnológicos que o mercado atual apresenta, o perfil do cliente acabou se tornando muito mais exigente. A era das propagandas diretas ou rasas acabou, e hoje esse tipo de abordagem tem pouco retorno.
O cliente consegue pesquisar sobre sua necessidade com um simples toque em seu smartphone, por isso você precisa estar pronto para sanar qualquer dúvida com relação ao seu produto ou serviço.
É importante que você seja objetivo e direto, mas ainda assim humanizando o atendimento, para que o cliente se sinta valorizado e perceba que você está trabalhando para agilizar a melhor solução para ele.
Dessa forma, as possibilidades de conversão em venda acabam aumentando consideravelmente, uma vez que o consumidor entende que você está trabalhando para apresentar uma melhora na situação atual em que ele se encontra.
4 – Aposte no marketing digital
Quando você decide explorar os conceitos da venda remota, deve estar preparado para entrar de cabeça no mercado virtual. Por isso, é importante começar a se familiarizar com termos e recursos disponíveis dentro do marketing digital.
É este tipo de ferramenta que permitirá que você explore melhor seu nicho de atuação, compreendendo todas as possibilidades que você terá para criar campanhas de engajamento muito mais efetivas.
A internet é o substituto moderno de vender de porta em porta, mas com a tecnologia você consegue abranger uma área muito maior para ofertar seus produtos, limitado somente a sua capacidade de entrega.
Considerações finais
No mercado atual, as vendas remotas são uma excelente maneira de conseguir se destacar sem precisar de gastos exorbitantes, sobretudo com espaço físico para vendas ou uma equipe muito grande.
Entretanto, é preciso atenção em diversos pontos do processo para garantir que você conseguirá bons resultados e vendas satisfatórias para sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.