Marketing para empresas B2B


Com o avanço tecnológico e do marketing empresarial, tornou-se comum que as empresas investissem cada vez mais em ferramentas de divulgação para atrair mais clientes e se tornarem mais relevantes. Hoje, entenderemos o que é marketing B2B e como funciona.

Não é de hoje que as empresas buscam sempre inovar e investir no marketing de seus negócios, para que mais clientes conheçam o seu trabalho e, consequentemente, consigam lucrar mais com o seu serviço ou produto ofertado.

E quando pensamos em marketing, existem dois possíveis públicos-alvo: o B2B e o B2C. O primeiro lidará com a venda de produtos e serviços para empresas, enquanto o segundo trabalhará com comercialização de produtos e serviços para clientes comuns.

Independentemente se a sua empresa trabalha com impressão em grandes formatos ou qualquer outro tipo de serviço, é um fato cada vez mais consolidado que a estratégia abordada para convencer pessoas e convencer empresas é bastante diferente.

Afinal, embora o interesse de ambos os públicos seja consumir e comprar o produto que você oferta, ainda sim eles têm modos diferentes de se comportar, agir, pensar e perguntas que podem levar a fins e meios totalmente diferentes.

Por isso, hoje, entenderemos como funciona o marketing B2B e como aplicá-lo no dia a dia em sua empresa, juntamente com algumas estratégias que possam te ajudar a atrair mais atenção, mesmo que o seu foco seja comercializar um sistema de entrega.

O que é marketing B2B?

Antes de mais nada, é bom entender o conceito e o que significa o B2B. Essa sigla é denominada para o termo em inglês de Business to Business, ou seja, de empresa para empresa, e fala sobre as formas de comércio entre elas.

Embora o entendimento da sigla e do conceito seja simples, o marketing B2B envolve diversas ações estratégias que a empresa deve abordar para atingir o objetivo, desde o envolvimento com o cliente até a sua relevância no meio digital em si.

Principalmente porque, muitas vezes, quando empresas criam uma parceria ou começam a negociar em prol de um objetivo em comum, ao finalizar tudo, postam em suas redes sociais para mostrar o quão engajadas estão em aumentar a sua rede de parceiros.

Embora não seja algo que precise ser pensado desde o momento de abertura de empresa, deve ser um critério que exige uma atenção especial e dedicada, afinal, mesmo que não seja um cliente comum, ainda assim são clientes.

Mas é um caminho bastante benéfico a ser seguido pela quantidade de vantagens que ele traz, mesmo que seja um pouco mais difícil. Isso acontece porque o cliente também é um gestor de negócios e pensará em todas as possibilidades e variáveis antes de comprar algo.

O impacto do marketing B2B

Quando pensamos em negociar com outras empresas, diversos modos de criar estratégias são válidos. Porém, o que mais se destaca e costuma dar certo é no momento de geração de leads qualificados, ou seja, empresas interessadas em negociar.

O ideal é mostrar um trabalho esplêndido, desde a etiquetas para produtos até a apresentação para o cliente, pois para que o marketing B2B funcione, é necessário muita paciência e uma boa gestão do seu lead no decorrer do tempo.

A compra e tomada de decisões do mercado B2B é bastante diferente, principalmente quando analisamos que o gestor pensará em diversas situações dos setores da empresa, situação atual do negócio, fluxo de caixa, gastos, entre outras possíveis variáveis.

Ou seja, diferentemente do cliente mais comum, a empresa dificilmente será impulsiva e comprará o produto apenas “porque quer”, fazendo com que você demonstre para ela como o que você comercializa pode ser benéfico para o negócio.

Para que seja funcional, você deve conquistar o cliente e mandar conteúdo de qualidade para criar esse vínculo, seja através de apresentações, demonstrações, banner promocional, entre outras.

Uma boa estratégia é a utilização de um bom marketing de conteúdo para se tornar mais relevante e atrativo para o cliente, podendo conseguir alguns dos benefícios a seguir:

  • Maior confiança da empresa cliente;
  • Maior relevância e autoridade da marca;
  • Criação de uma rede de contatos confiável;
  • Maior lucro por vender em mais de um segmento.

Então, para que não restem dúvidas sobre como é funcional o marketing de B2B, iremos abordar algumas estratégias utilizadas para engajar dentro desse segmento, mesmo que a sua empresa trabalhe com sinalização de segurança ou outros serviços.

Estratégias utilizadas para marketing B2B

Como já discutido por diversas vezes neste texto, o planejamento é essencial para que as estratégias de marketing B2B funcionem e tragam o retorno esperado com o investimento realizado. Sendo assim, sua empresa precisa pensar em algumas frentes.

01 – Capriche nas apresentações!

Parte do processo de conquistar o cliente se dá no princípio que a primeira impressão é a que conta. Essa ideia pode ser tanto no quesito de ter uma apresentação de slides sempre pronta, quanto preparar algo único e personalizado para o cliente em potencial.

Mesmo que sua empresa seja pequena, adquira o aluguel de notebook caso não tenha, para criar uma apresentação bonita e cativante, além de pontos interessantes e que chamem a atenção do seu cliente.

O importante é demonstrar confiança e autoridade sobre o assunto, preparando-se para responder todas as possíveis dúvidas do lead, além de mostrar o porquê ele precisa da sua empresa.

02 – Utilize as redes sociais de forma eficiente

As redes sociais são o epicentro do marketing e da divulgação nos dias de hoje. Cerca de 69% das pessoas no mundo utilizam redes sociais e elas têm se mostrado bastante impactantes na vida de todos.

Por meio delas, as pessoas começaram a ter maior contato com a sua marca e conhecer seus produtos e serviços, podendo divulgar e compartilhar postagens que você faz, aumentando o engajamento e também a relevância perante o meio digital.

Portanto, seja o seu negócio uma grande indústria ou uma empresa de totem, é de extrema importância que crie a sua própria identidade nas redes sociais, atraindo mais público e, consequentemente, clientes, desde pessoas até empresas.

03 – Crie um canal no YouTube

Com mais de 1 bilhão de usuários e mais de 2 bilhões de visualizações diárias, o YouTube é uma das ferramentas com maior potencial de divulgação e criação de conteúdo nos dias atuais, seja para uma pessoa que trabalhe sozinha ou uma empresa.

Com o YouTube é possível criar um conteúdo de qualidade relacionado ao seu ramo empresarial e entreter tanto os visualizadores mais comuns até mesmo outros tipos de empresa, podendo mostrar a elas o quanto o seu produto e conteúdo são bons.

Trazer entrevistas com pessoas relacionadas ao trabalho, além de listas e produtos novos no mercado são algumas das dicas e alternativas para que o seu canal no YouTube cresça e a relevância de sua empresa aumente, além da visibilidade.

04 – Utilize do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, conhecido também como inbound marketing, tem como objetivo criar um conteúdo relevante e interessante para o público-alvo, fazendo assim com que o público venha até a empresa e não que a empresa vá até o público.

Ele utiliza blogs, redes sociais, postagens, YouTube, entre outros meios, para que assim o cliente tenha um maior índice de engajamento com o conteúdo criado por você e sua equipe, tornando um pouco mais simples o processo de conversão.

Quando trazemos essa realidade para o lado do B2B, será bastante normal que diversas empresas comecem a te enxergar como um fornecedor em potencial e até mesmo como uma ótima parceira, querendo negociar contigo até mesmo pela sua influência na internet.

Com mais pessoas te conhecendo, maior é o lucro do seu negócio e maior é a autoridade dele perante o mercado, tornando-se uma referência no seu ramo de atuação.

Considerações finais

Hoje, entendemos um pouco mais sobre o que é o marketing B2B, qual a sua importância no mercado de trabalho e como utilizá-lo de forma efetiva no dia a dia de sua empresa, podendo assim aumentar o alcance de sua marca.

A maior vantagem das orientações disponibilizadas neste texto é que nenhuma delas é uma regra ou é cravada em pedra, podendo a sua empresa adaptar o conteúdo e dica para a sua própria realidade, atraindo novos clientes da maneira que achar melhor.

Sendo assim, aproveite cada uma delas e compare após atingir um certo número de vendas e de clientes, qual é mais efetiva e qual vale mais a pena investir. O importante é dar o primeiro passo e continuar empreendendo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.