Conhecer profundamente o público-alvo do seu negócio e trabalhar o engajamento dele de forma direcionada pode ser aquilo que faltava para sua empresa potencializar os ganhos e também agregar reconhecimento e popularidade a longo prazo.
Nem sempre os tomadores de decisões dentro de companhias entendem o real significado de um público-alvo, e qual a sua importância para a transformação destas pessoas em leads qualificados, os potenciais e cada vez mais fiéis clientes de uma empresa.
O engajamento é importante desde a obtenção do primeiro consumidor, visto que é por meio dessa comunicação bem trabalhada e contínua que, por exemplo, sua empresa do ramo de cenografia para eventos poderá agregar cada vez mais potência ao negócio.
Saber a diferença certa de público e lead também é essencial dentro desse trabalho de potencialização da conexão, visto que cada um representa uma fase diferente, ainda que envolvidas dentro do desejo de compra e crescimento da empresa.
Ao longo do texto a seguir vamos entender mais sobre as formas existentes de engajamento do público-alvo de uma empresa, entendendo quais os benefícios que podem ser agregados e de que forma diferenciar o público de um lead qualificado.
O que são público-alvo e lead qualificado?
O público-alvo de um negócio pode ser caracterizado pelas pessoas que de fato estarão propensas a comprar aquele produto ou serviço, visto que necessitam ou precisam dele para exercer outra atividade, podendo ser incluso uma recreação ou essencialidade.
Mas antes de qualquer coisa, devemos entender o que compõe o público-alvo. São informações como:
- Localidade;
- Faixa etária;
- Gênero;
- Profissão;
- Classe social.
Todos esses dados, de alguma forma ou de outra, acabam fazendo uma representação de grupos na sociedade e no mercado, que estão mais suscetíveis a de fato comprar, por exemplo, um sinalização de segurança, dando mais firmeza para a empresa.
Mas para que de fato esse público se torne um cliente, existe um longo caminho, que deve ser percorrido da melhor forma possível pelas empresas. Isso porque, ainda que este seja o grupo que poderá comprar um produto ou serviço, o oposto também pode acontecer.
A ideia então é fazer com que esse público se engaje com o que a empresa tem para oferecer, por meio de um trabalho concreto de relação, entre empresa e consumidor, onde este último poderá se convencer e partir para uma ação de compra.
Para isso, muitas empresas passam a trabalhar com engajamentos, seja por meio de conteúdos focados em venda, ou até mesmo aqueles com uma pegada no entretenimento, justamente para transformar essas pessoas em leads qualificados.
Os leads são pessoas consideradas pelas empresas como clientes em potencial. Ou seja, são pessoas do público-alvo que mostraram interesse, por exemplo, em comprar rótulos personalizados e deixaram contatos, por meio de preenchimento de formulários.
Com essa proximidade agora concretizada, a empresa passa então a qualificar o lead, transformando-o em uma pessoa totalmente a par do que a organização oferece, das condições de compras, dos benefícios e da importância em um investimento.
Para que tudo isso ocorra, é preciso que a empresa esteja 100% conectada com estratégias de engajamento, como no caso do marketing digital, onde a produção de conteúdos em uma newsletter pode potencializar o desejo de compra de banner promocional.
Por que o engajamento do público é importante?
Até aqui, entendemos mais sobre como um público-alvo pode se transformar em um lead qualificado por meio do engajamento e de suas estratégias. Mas para além de vendas cada vez maiores, é importante que a empresa foque no engajamento por outros motivos.
O engajamento, em si, tem como significado envolvimento. Ou seja, é a tentativa da empresa de fato ter algum tipo de contato ou de troca com quem se interessa pelo seu produto, potencializando os desejos daquela pessoa em uma ação de compra.
E como vimos, essa estratégia tem uma forte ligação com a relação, e esta é a chave para que diferentes vantagens acabem surgindo para essas empresas. Veja a seguir algumas das principais e entenda de uma vez porque o engajamento é importante:
Aumento do valor da empresa
Empresas que são cada vez mais queridas pelo público são consideradas mais valiosas, e com certeza são mais divulgadas e vistas como confiáveis, não apenas por seu público restrito, mas também por todo o mercado, como no caso de uma assessoria fiscal.
Essa empresa, por ser sempre evidente em redes sociais, em ações e nas próprias conversas do público, acaba sendo incluída como uma importante representante do setor em uma localidade, o que reafirma a relevância na hora de uma contratação.
Maior economia
Imagine que sua empresa de roupas seja conhecida nos principais canais de comunicação com seu público, e já possui uma boa relação com todo o mercado, principalmente com concorrentes, sem ter que recorrer a ações promocionais, nem mesmo a anúncios.
Essa, de certa forma, acaba sendo uma boa economia, ainda mais para negócios, como exemplo uma empresa de controle de acesso, que pretende lançar campanhas de novos produtos, algo que geralmente requer uma força financeira a mais na divulgação.
Diminui a taxa de rejeição
Na venda de produtos e serviços, nem sempre uma empresa vai conseguir encantar todo o seu público, em especial seu lead, ainda que esta seja conhecida no mercado. Afinal, em casos de lançamento de novos produtos, geralmente ocorre uma demora.
Já no caso das empresas que de fato focam no engajamento com o cliente, esse não é um problema. Afinal, as pessoas para quem o negócio produz conteúdos já estão ali, já são fiéis e fãs da marca, e com certeza aceitarão novos produtos facilmente.
Consegue se manter participativa ao longo dos anos
Imagine que o seu negócio é uma empresa de churros tradicional em uma cidade, e ao longo do tempo seu público foi envelhecendo e acabou não se renovando, ou seja, transformando-se em questão de idade, focando em pessoas mais jovens.
Essa falha é algo que o engajamento do público-alvo pode combater, visto que, quanto mais existe uma participação da empresa e uma conversa constante com clientes, maior é a consideração deles em optar por seus produtos e serviços.
Seguindo por essa ideia, uma empresa de totem em uma localidade, também conhecida há anos por um público mais velho, consegue unir o tradicional ao moderno, inovando em uma comunicação interessante nas redes sociais, rejuvenescendo oportunidades.
Principais estratégias para engajar seu público
A seguir vamos entender mais sobre algumas das principais estratégias utilizadas por empresas para conquistar o tão sonhado engajamento dos sonhos com seus clientes, onde quase sempre se recorre ao marketing e seus elementos. Veja mais sobre eles a seguir:
Marketing de conteúdo
Por meio do marketing de conteúdo, a empresa passa a distribuir por meios e canais algumas comunicações focadas na educação, no encantamento e principalmente na utilidade de um produto ou serviço, como impressão em grandes formatos.
No caso de uma loja de acessórios, é ideal que ela passe a se comunicar com seu público nas principais plataformas em que ele acessa, reiterando a identidade da empresa.
Forte presença nas redes sociais
O marketing de conteúdo também utiliza dentro de suas estratégias a participação nas redes sociais como forma de engajamento de clientes, mas a forma como a marca conversa e interage com seus seguidores é essencial para marcar presença e gerar engajamento.
Uma técnica que tem sido conhecida como maior popularização de empresas é justamente a troca de mensagens inteligentes e muitas vezes cômicas com clientes, tornando-os cada vez mais próximos da empresa e divulgadores do serviço para sua rede de contatos.
Experiências com clientes
É essencial que uma das técnicas de engajamento utilize a experiência como principal arma. Tanto presencial quanto virtual, propor oportunidades de revelação de sentimentos é sempre uma forma interessante de deixar a marca em evidência enquanto engaja.
Um bom exemplo disso são empresas que focam em ações promocionais, convidando clientes para estarem próximos de seus ídolos, sempre com um propósito que ligue aquela relação e o encontro a alguma satisfação com a marca posteriormente.
Considerações finais
O conhecimento sobre o público-alvo pode fazer com que uma empresa atue incansavelmente em busca do máximo engajamento, algo que é essencial para que outras questões sejam igualmente atingidas, como o valor e a popularidade da marca nas redes.
Mas para isso, uma série de preocupações devem ser pensadas, desde a compreensão sobre quem é o cliente daquela empresa, em questões comportamentais e através de dados, até as melhores técnicas de engajamento, seja no mundo virtual ou no presencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.