Toda empresa necessita de um planejamento orçamentário e de um plano de negócios detalhado, não importa se é uma organização de pequeno, médio ou grande porte, nem qual o segmento de atuação.
Fazer um planejamento empresarial é uma das tarefas que precisam ser adicionadas sempre que um ano começa, caso você já tenha uma empresa, ou quando um negócio acaba de iniciar suas atividades.
Esse planejamento dará um norte, por exemplo, à sua empresa de brindes corporativos e a todos os seus funcionários, ou pelo menos para aqueles que precisam saber disso, para transformar os grandes sonhos e metas da empresa em planos de ação detalhados.
O que é um planejamento empresarial?
Um planejamento empresarial é um documento fundamental para uma empresa se manter viva no mercado, focada e com os objetivos principais colocados na mente de cada colaborador para a companhia chegar aos resultados almejados.
Todas as empresas devem ter um plano de negócios. Além disso, ele deve explicar de forma minuciosa sua estratégia e o que você e suas equipes precisam fazer para realmente chegar onde querem.
Basicamente, o esboço de um planejamento empresarial deve contemplar algumas coisas essenciais, como as projeções financeiras e de crescimento, o investimento em marketing e publicidade, planejamento tributário e fiscal, desenvolvimentos operacionais e outras frentes.
Algumas perguntas-chave devem acompanhar o racional por trás do documento: como a empresa vai ganhar mais dinheiro daqui para frente e o que é preciso fazer para isso? Quais são os principais objetivos da empresa e como alcançar?
Tenha em mente que saber os seus objetivos de longo prazo ajudará a sua companhia que faz placas de rodovias, por exemplo, a dar os primeiros passos em direção a eles já no dia a dia, na prática, e não apenas nas ideias.
Com os objetivos gerais definidos, o planejamento empresarial é a base de todo o desempenho da companhia. Se uma empresa já existe há alguns anos, é recomendável colocar um apanhado dos balanços financeiros para entender em que situação ela está.
Essa etapa é fundamental para estabelecer as metas. Sem essa visibilidade, fica difícil estabelecer uma referência confiável para, lá na frente, você e seus colaboradores saberem se chegaram a atingir as metas ou não.
Ademais, se por acaso você já tem um plano de negócios, saiba que o ideal é sempre atualizá-lo, de preferência, de forma recorrente (a cada 1 ano, 2 anos ou 5 anos). Quanto mais regular, mais análises e atualizações você pode fazer.
O longo prazo, de fato, é muito importante, mas sempre dá para fazer ajustes a cada ano, em vez de esperar, por exemplo, dar 5 anos e ver que aqueles objetivos já não têm nada a ver com a sua empresa.
10 Dicas para você criar um planejamento empresarial
A seguir, veja algumas dicas que separamos para você finalmente criar um robusto planejamento empresarial que ajude a sua empresa a crescer e acompanhar o desenvolvimento de forma geral.
Entre os principais pontos estão:
1 – Aprenda com o exemplo e outras referências
O melhor jeito de organizar e começar um planejamento empresarial é por meio da experiência de outros grandes empresários. Pegue muitas referências e tente ler muitos planos de empresas renomadas para, depois, formular o seu.
Considere as partes que você pode se basear e que são relevantes para o seu negócio que oferece, por exemplo, cartão de proximidade.
Verifique também a organização do documento, como as informações são colocadas, o tom do texto, se há outras opções visuais além do texto, entre outras questões.
Lembre-se que há modelos de planejamento empresarial, mas servem apenas como base e não como algo que você deva necessariamente seguir. A ideia é ter somente referências e a partir disso você, como dono do negócio, saberá o que colocar e como elaborar.
Essa etapa é mais de observação do que qualquer outra coisa. Você precisa sentir a importância da sua empresa, refletir sobre os valores, a missão, os objetivos e deixar bem claro isso no documento.
2 – Prepare-se para fazer a lição de casa e alcançar os objetivos
Caso você tenha acabado de lançar o seu próprio empreendimento e queira ser líder no seu mercado em cinco anos, falar isso não bastará.
Você precisa demonstrar aos seus colaboradores, por meio de curso de capacitação online, e principalmente para os seus investidores, acionistas e patrocinadores o que você fará para chegar a esse objetivo e quais são os cenários para atingir essa meta.
De repente, você pode mostrar até que não é viável nas atuais condições, mas caso seja possível prever como isso se daria, as soluções podem ser costuradas pelos investidores e acionistas.
Se os executivos que colocaram dinheiro na sua empresa acreditam em sua proposta de valor, eles podem ajudar e fomentar por meio dos recursos, o que já é meio caminho andado.
Com dinheiro garantido, dependerá de você traçar outros tipos de metas dentro do planejamento empresarial para alocar bem os recursos, como decidir sobre a terceirização de TI. Lembre-se que chegar a um certo patamar é muito difícil. Demanda muito trabalho e suor.
3 – Conheça seu público-alvo e sua concorrência
Dois erros muito comuns em planejamentos empresariais: estabelecer que já conhece o seu público-alvo e evitar mencionar concorrentes, como se não existissem.
Erros crassos que precisam ser sanados. Porque sempre que se pensa em um plano de negócios há grandes possibilidades de você precisar apresentá-lo ao fechar uma parceria ou negócio com outras empresas e patrocinadores.
E esses dois campos costumam ser grande parte dos questionamentos tanto desses investidores quanto de clientes.
Por isso, um bom plano de negócios que mostre de forma cuidadosa essas informações dará maior credibilidade quando você apresentar isso a terceiros.
4 – Não esqueça de nenhum tópico
Todos os tópicos relevantes para a sua empresa precisam estar no planejamento empresarial. Para isso, implemente um sumário com esses tópicos para nortear você, que vai elaborar o documento, e guiar os leitores.
Apresentamos aqui uma breve sugestão de sumário com os principais tópicos:
- História da empresa;
- Missão, valores e objetivos do negócio;
- Público-alvo;
- Estratégias para atingir metas;
- Análise da concorrência;
- Informações financeiras e revisão de impostos;
Planos para colaboradores; - Inovações a serem implementadas.
Seu plano deve incluir seções sobre a sua empresa pensando sempre a longo prazo com o referencial do presente.
5 – Exija confidencialidade
Essa dica é simples mas de suma importância: sempre que for apresentar o seu planejamento empresarial, exija confidencialidade de todos que tiverem acesso e estabeleça isso em contratos junto ao seu compliance, caso seja possível.
6 – Escreva um resumo robusto
Muitas empresas fazem planejamentos empresariais que são verdadeiros calhamaços de 100, 200 páginas e se orgulham muito disso. Mas e se ninguém ler e, no final, não se interessar pelo que você tem a dizer?
Então, a solução para isso é criar um resumo robusto antes de todo o planejamento em si. Assim, as pessoas que terão acesso tendem a, pelo menos, ler os principais tópicos e saber as principais informações. Se quiserem detalhes, é só olhar no sumário e escolher a seção.
7 – Antes de elaborar o planejamento, saiba o seu público
Qualquer documento ou comunicação deve ser sempre considerada em relação ao público-alvo. Para quem será escrito o planejamento empresarial? Como são essas pessoas? O que elas esperariam deste documento?
Tente antecipar isso e faça o seu planejamento baseado nas respostas que você encontrar para essas perguntas.
8 – Torne o seu planejamento empresarial atrativo
Uma dica um pouco mais supérflua, mas não menos importante, é tentar deixar atrativo ao máximo o seu planejamento empresarial. Mas como?
Se você tiver uma equipe de design que entenda bem a empresa e o público-alvo, esses profissionais podem deixar o documento bem mais chamativo e de forma que dê gosto à leitura.
9 – Não coloque metas escritas em pedra; estabeleça cenários
Por que se submeter a questionamentos futuros se você pode evitá-los de forma fácil? Estamos falando dos números, informações e de como você se comunica com o público que lerá o seu planejamento empresarial.
Em vez de dizer que vai ganhar 50% de market share em 10 anos, tente colocar isso de uma forma menos direta e que não se comprometa. Isso pode ser feito a partir de cenários. Coloque o cenário que você espera, o cenário acima das expectativas e o cenário aquém.
10 – Inspire as pessoas com o seu planejamento
Você ama sua empresa e o negócio de rótulos personalizados que você fundou, por exemplo?
Então, tente inspirar as pessoas com uma boa introdução e, de forma apaixonada, mostre o quanto sua companhia agrega valor para as pessoas.
Considerações finais
Por fim, como foi possível perceber ao ler este conteúdo, o planejamento empresarial garante que os objetivos de uma empresa sejam seguidos em todos os níveis e também entendidos em relação a terceiros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.