Comunicação Visual: Dicas para Melhorar sua Visibilidade


Trabalhar a comunicação visual de sua empresa é uma das etapas mais importantes para o seu desempenho com o público. Entretanto, muitas vezes essa área acaba sendo pouco explorada, ficando desatualizada e perdendo sua efetividade.

Por isso, investir no segmento pode ser um diferencial para sua empresa, que acabará conseguindo aumentar as vendas de máquina etiquetadora, por exemplo, apenas com uma comunicação atualizada e mais adequada para os conceitos modernos.

Isso porque a forma de realizar negócios mudou. O mercado tem sido constantemente afetado pela transformação digital, que tem atingido várias áreas de atuação. Assim, esse tipo de avanço tecnológico mudou a forma das empresas se comunicarem.

A tecnologia também mudou o perfil do cliente. Antes reativo, o consumidor atual é muito mais exigente e tem um impacto maior em suas ações.

Por conta disso, é fundamental que você saiba lidar com todos os elementos responsáveis para a utilização de uma boa comunicação visual, principalmente para elaborar uma atividade mais completa e conseguir assim se destacar no mercado, seja de palet pbr ou qualquer outro.

Entenda como trabalhar uma boa comunicação visual

Existem alguns pontos que são muito comuns quando falamos de comunicação visual. Esse tipo de ação precisa ser compreendido e explorado de forma qualitativa, para que você consiga administrar melhor seus recursos.

Por conta disso, o planejamento é uma das etapas mais importantes na hora de modificar ou criar uma comunicação visual de sua empresa. Inclusive, qualquer processo corporativo se beneficia de um bom planejamento, porque ele determina as ações que serão tomadas.

Com um bom planejamento, você terá um norte, um caminho a seguir, ainda que ele mude ao longo do processo como um todo de sua empresa de, por exemplo, equipamentos para internet.

Entretanto, a forma de explorar seus recursos será muito mais inteligente se você identificar o que precisa ser feito. Entre as principais dicas para isso estão:

1 – Faça um investimento em comunicação

Quando uma empresa precisa priorizar gastos relacionados à produção, é comum que deixe a comunicação visual como um dos primeiros itens a abandonar. Entretanto, é preciso ter em mente que você não está gastando com esse tipo de ação.

A comunicação visual é um investimento em sua empresa, uma vez que ela traz uma série de benefícios a médio e longo prazo. Por isso, é importante entender a situação atual de sua empresa empacotadora, por exemplo, e como você pode otimizar seu financeiro.

Muitas vezes, contar com profissionais especializados nesse tipo de ação é uma excelente opção para você conseguir atingir os objetivos que deseja, conseguindo aprimorar sua comunicação visual e criando um ambiente muito mais adequado para a exploração.

2 – Seja inovador

A inovação é uma maneira de aproveitar melhor sua comunicação visual, principalmente em uma época onde todas as ações costumam ser constantemente modificadas por conta dos avanços na tecnologia.

Assim, a inovação é uma forma de se destacar, ficar a frente da concorrência e se tornar uma liderança no mercado, pensando em formas nunca antes vistas para conseguir aplicar sua comunicação visual com qualidade.

Pense em formas, cores e modelos de comunicação diferentes e não utilizados no mercado de camisetas bordadas, por exemplo, dessa maneira você consegue criar uma marca registrada, utilizando seus recursos de maneira muito mais aprimorada.

Ademais, ser uma fonte de inovação na comunicação visual permite que você explore muito mais os recursos disponíveis, assim você também consegue melhorar sua posição no mercado e se destacar de seus concorrentes.

3 – Tenha atenção à sinalização

A sinalização, tanto externa quanto interna, é uma importante maneira de explorar melhor os recursos de seu espaço físico. É importante que lojas grandes utilizem esse tipo de recurso para guiar os usuários ao longo de seu período de compras.

Existem diversos tipos de sinalização, como:

● Alertas de segurança;
● Saídas de emergência;
● Acessos Restrito;
● Serviços e utilidades.

Por isso, é importante definir para o cliente como e quando ele pode usar seu estabelecimento, e quais ambientes estão disponíveis para o uso. Entretanto, é importante pensar em como você pode explorar melhor esse tipo de ação.

Ao colocar sua identidade visual nas placas de identificação, você cria uma comunicação muito mais adequada com seus usuários. Dessa forma, eles irão aproveitar melhor esse conceito e criar uma identificação muito mais próxima com a empresa de totem luminoso, por exemplo.

Além disso, sempre que olharem, estarão entrando em contato com sua marca, através de tipografia, fontes e até mesmo logotipos e mascotes. Dessa maneira, o conceito acaba ficando na pessoa, que lembrará de sua empresa quando tiver uma necessidade similar.

4 – Crie uma fachada de destaque

A fachada de sua empresa é a primeira impressão que será observada pelas pessoas que passarem perto de seu estabelecimento. Então, criar um bom ambiente nesse aspecto é fundamental, uma vez que esse tipo de ação fará você conquistar muito mais clientes.

Entretanto, é preciso se atentar a uma série de detalhes quando você decide pensar e planejar sua fachada. As ações principais que devem ser identificadas são as cores, os produtos em exposição e a estrutura do ambiente.

É importante que sua fachada passe um pouco mais sobre quem você é e o que tem a oferecer. Porém, evite deixar o ambiente muito poluído, uma vez que isso pode dificultar a compreensão e afastar os clientes de sua empresa de, por exemplo, etiquetas para pneus.

Chame a atenção com faixas luminosas, efeitos claros e objetivos que identifiquem claramente sua empresa e o tipo de ação que você está apresentando, entre outros elementos que permitam uma aproximação maior com sua companhia.

5 – Mantenha a simplicidade

O excesso em uma empresa não é bom, principalmente quando falamos de comunicação visual. Um ambiente muito poluído pode não conseguir passar corretamente a mensagem e isso acaba prejudicando a relação entre o consumidor e a marca de, por exemplo, aplicador de tag.

Opte por elementos mais minimalistas. Isso não significa que você precisa ser simples demais, apenas que utilizará uma série de ações para conseguir potencializar a comunicação através de seu logotipo, identidade visual e outros elementos.

6 – Conheça seu público

Uma das etapas mais importantes do trabalho de comunicação visual é compreender para quem você está criando essa comunicação. Saber o público que você está tentando dialogar é fundamental para conseguir explicar de maneira mais efetiva todas as ações.

O público-alvo é o grupo de pessoas com interesses em comum, que tem uma propensão maior a comprar produtos de sua empresa. Esse é o tipo de público que você deve ter em mente quando pensar em formas de explorar melhor sua estratégia de comunicação visual.

Identifique padrões de consumo para entender o tipo de linguagem que eles estão acostumados a consumir, tornando muito mais fácil a aproximação com esse tipo de ação. Por isso, é importante ter como planejamento um bom relacionamento com seus clientes.

Inclusive, seus contatos anteriores e pesquisas de qualidade darão as informações necessárias para criar o público-alvo. Entretanto, essa ainda é uma métrica bastante genérica para compreender seu público.

Se você deseja algo mais direcionado, com respostas inteligentes e precisas, deve pensar na criação de uma persona. Uma persona nada mais é do que a idealização de um cliente. Ela se destaca de outros formatos por sua complexidade.

Isso porque não se trata só de criar uma figura fictícia. Além de dados comuns, como nome, endereço e outras informações básicas, você deve pensar a fundo em como sua persona pensa e se comunica.

É importante ter uma série de ações prontas para serem executadas com qualidade, para que assim você possa explorar a psique de sua persona. Como ela pensa, seus medos, anseios e desejos, bem como os padrões de consumo.

7 – Tenha uma boa estratégia

Quando você cria uma boa estratégia de ação, desde o primeiro momento de criar um planejamento adequado para a comunicação visual, você tem muito mais potencial para afetar o público que deseja.

A estratégia é uma parte essencial de como efetuar esse tipo de trabalho, principalmente porque ela é responsável por uma série de ações importantes ao longo de todo o processo, garantindo que o melhor resultado seja conquistado.

Considerações finais

A comunicação visual é crucial para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado. Através dela, é possível criar uma conexão imediata com os consumidores ainda em estágios iniciais, quando tudo o que ele tem é esse tipo de comunicação.

Por isso, ser assertivo em suas ações de comunicação visual é uma das melhores maneiras de conseguir conquistar um bom espaço e qualidade de produção para sua empresa, aprimorando ainda mais os conteúdos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.