A chave do sucesso de um negócio na internet, com certeza, é a utilização das redes sociais. Afinal, o marketing digital se tornou o principal meio para divulgar uma marca, seus produtos e serviços, mas antes de investir nele, você precisa entender a importância das mídias.
A partir do momento em que você consegue entender a necessidade de trabalhar com as redes sociais, também se torna possível estabelecer um diálogo positivo entre empresa e consumidor.
Assim, o Facebook, o Instagram e muitas outras redes são plataformas que crescem continuamente e que levam milhares de usuários a interagirem entre eles e com marcas dos mais variados produtos e serviços.
As pessoas também usam essas plataformas para ficar por dentro das novidades do mercado, e é exatamente aqui que começa a necessidade de investir nesses canais para o seu negócio.
Por meio de estratégias adequadas para essas redes, é possível construir uma boa imagem para a organização. É exatamente por isso que estamos falando de um canal que ajuda a aumentar as conversões.
Se você ainda não investe nas redes sociais, está na hora de repensar. Neste artigo, vamos mostrar a importância delas e dar dicas para melhorar as estratégias de marketing nesses canais. Continue a leitura!
A importância das redes sociais para as empresas
As redes sociais são plataformas de interação e informação que não param de crescer. Então, dentre as mais usadas no Brasil, temos:
● Facebook;
● Instagram;
● LinkedIn;
● Twitter;
● YouTube.
Elas mudaram a maneira como as pessoas se comportam, como se comunicam e como consomem produtos e serviços dos mais variados tipos.
A partir disso, estar presente nelas se tornou uma necessidade para qualquer negócio, além de trazerem algumas vantagens que explicam sua importância, como:
Consolidação da marca
Por exemplo, uma empresa de gerenciamento de resíduos consolidada no mercado, sabe o quanto é difícil conseguir isso. É necessário criar um conceito, trabalhar a imagem do negócio e aproximar as pessoas.
Então, as redes sociais fazem todo esse trabalho, visto que ajudam a veicular diversos formatos de mídia e estratégias.
Postagens, comentários e compartilhamentos ajudam a desenvolver o relacionamento com os clientes. Por exemplo, no caso das publicações, é com elas que desenvolvemos um conceito e humanizamos a marca, melhorando a imagem dela.
Clientes mais engajados
Um dos objetivos dessas plataformas é fazer com que as pessoas construam um relacionamento. Sendo assim, quando uma organização cria um perfil, ela deve se relacionar com os demais usuários.
Isso é importante, inclusive, para fortalecer o sistema de vendas, visto que conteúdo relevante e de qualidade instiga naturalmente o compartilhamento, fazendo com que mais pessoas conheçam o negócio.
Um fabricante de bolsas promocionais, por exemplo, pode interagir com os seguidores, mas, mais do que isso, consegue aumentar sua audiência e tornar sua marca mais relevante no ambiente virtual.
Fidelizar clientes
Por meio das redes sociais, qualquer empresa consegue se manter em contato com seus clientes. Os usuários podem falar com as companhias no Messenger, publicar comentários e reagir às postagens.
Isso possibilita que as companhias estreitem seu relacionamento com as pessoas, por meio de um atendimento personalizado, que aumenta as chances de fidelizar os consumidores.
Conhecer melhor o público-alvo
Para que as estratégias de marketing digital funcionem, é essencial que as marcas conheçam bem o seu público-alvo, e por meio das redes sociais, elas têm acesso a diferentes dados.
É possível analisar métricas que mostram o perfil e o comportamento dos consumidores e os resultados alcançados com as estratégias.
Um fabricante de caneca de acrílico personalizada também pode conhecer um pouco mais sobre o seu público observando a reação deles a cada novo conteúdo publicado. Tudo isso ajuda a desenvolver boas estratégias.
Prospectar leads
A internet é o principal canal para atrair novos clientes, uma vez que as pessoas passam muito tempo conectadas, pesquisando produtos e serviços e comparando preços.
Em vista disso, é essencial investir em maneiras de se destacar, tendo em mente que, hoje em dia, não basta apenas oferecer boas condições de compra.
Seu negócio precisa saber como atrair pessoas, oferecendo conteúdo de qualidade, usando plataformas onde o público está, como no caso das redes sociais.
Todas as vantagens expostas neste tópico mostram de que forma essas plataformas ajudam a alavancar um negócio. Mas elas também dependem das estratégias aplicadas pelas marcas.
Se não forem boas o suficiente, não trarão resultados. No próximo tópico, vamos dar algumas dicas para ter bons retornos com esses canais. Acompanhe a leitura!
Dicas para melhorar seus perfis nas redes sociais
Não basta criar um perfil nas redes sociais e esperar que tudo aconteça. No caso de um fabricante de etiqueta patrimonio, por exemplo, ele deve investir em estratégias essenciais para alavancar o negócio, como:
Criar sorteios e campanhas
Criar sorteios e campanhas é uma ótima estratégia para quem quer destacar seus produtos e serviços e, claro, a própria marca.
É por meio delas que os usuários vão adotar um comportamento esperado pela empresa, como uma curtida, um comentário ou o compartilhamento da postagem em seu próprio perfil.
O usuário realiza uma ação para concorrer a um prêmio, que deve estar relacionado a um item desejado pelo público. Só que para realizar esse tipo de campanha, é necessário ter uma boa base de seguidores em suas redes sociais, para que o alcance seja maior.
Ademais, ofereça como prêmio um produto ou serviço realmente desejado pelos seus clientes, visto que se ele não for realmente atrativo, não vai chamar a atenção dos seguidores nas plataformas.
Investir em bons conteúdos
Para identificar bons conteúdos para as redes sociais, primeiro, um fabricante de papel para modelagem leva em conta em qualquer plataforma o material que será postado.
Cada rede social tem suas próprias particularidades, por exemplo, o Facebook permite o compartilhamento de diversos formatos, como textos, imagens e vídeos, já o Instagram é mais focado em imagens.
Além disso, o conteúdo a ser publicado deve abordar pautas que sejam do interesse do público-alvo. Mas independentemente do tipo de material que você vai postar, não se esqueça de que o marketing de conteúdo é uma das estratégias digitais mais importantes.
O intuito dele não é vender, mas educar o público para atrair pessoas interessadas nas soluções de uma empresa. Isso acontece porque essa ação é capaz de agregar valor aos produtos, serviços e marcas.
Por meio dele, uma empresa de montagem de stands, por exemplo, pode produzir, criar e promover conteúdos em diversos formatos, como:
● Textos;
● Imagens;
● Vídeos;
● Áudios;
● Infográficos.
Em qualquer formato adotado, o material deve estar de acordo com os interesses, preferências, idade e outras características do público-alvo.
Mais do que colaborar com a interação entre marca e público nas redes sociais e manter o perfil atualizado, os conteúdos também têm a missão de levar o público para outras páginas da empresa, como sites e blogs.
É a partir daí que os visitantes podem entrar para o que chamamos de funil de vendas, até que realmente se tornem clientes da marca.
Trabalhar com anúncios pagos
Os anúncios pagos são outra opção para melhorar o desempenho do seu negócio pelas redes sociais, tendo em vista que trazem mais visibilidade para a marca em menos tempo.
Quando um fabricante de rolo de filme stretch, por exemplo, investe em conteúdo orgânico, ele precisa esperar um tempo até que a estratégia comece a fazer efeito, o que pode levar meses.
As práticas orgânicas são essenciais, mas é importante trabalhar com anúncios pagos para divulgar os conteúdos orgânicos, ganhar tempo e gerar oportunidade de vendas.
Nas redes sociais, esses anúncios são divulgados em diversos espaços das plataformas, principalmente para pessoas que já demonstraram interesse em determinado produto ou serviço anteriormente.
Isso acontece porque esses anúncios são segmentados, ou seja, eles são criados de acordo com as informações que o negócio tem sobre seu público-alvo.
Ao unir os anúncios pagos com a criação de conteúdo, a empresa potencializa seu perfil nessas plataformas, alcançando um número maior de pessoas.
Mas tenha em mente informações precisas sobre sua audiência. Por exemplo, antes de criar um material, um fabricante de tubolata para personalizar deve levar em conta dados como escolaridade, faixa etária, ambições, profissão, dentre outras características.
Além do mais, é importante escolher uma boa palavra-chave, que faça com que o anúncio seja do interesse dos usuários que vão visualizá-lo. É isso que vai tornar a campanha mais assertiva e encontrar o público certo.
Conclusão
Se você quer alavancar o seu negócio, precisa incluir as redes sociais em seu planejamento de marketing. Essas plataformas fazem parte da vida das pessoas e não devem ser descartadas em suas estratégias de divulgação.
Mais do que isso, elas são um excelente canal para se relacionar com sua audiência e estar cada vez mais perto dos consumidores e clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.