Muitas pessoas podem até não saber, entretanto, o marketing de nicho é totalmente voltado para um público segmentado. Assim, por meio dele, é possível reduzir os custos com divulgação e promover a marca por meio de clientes fiéis.
Inclusive, desde que a internet se popularizou e a tecnologia começou a avançar, ouvimos falar sobre diferentes tipos de marketing. Isso acontece, porque novas empresas estão surgindo, o que exige uma adaptação das estratégias.
Então, foi a partir disso que surgiu o Marketing de Nicho, muito importante para os negócios novos no mercado, mas também para as grandes corporações que desejam atingir uma nova audiência.
Independentemente do tipo de negócio, é essencial trabalhar a divulgação da empresa e de suas soluções dentro do seu nicho. Juntamente com a segmentação de público-alvo, porque ajuda a afunilar as ações e chegar a bons resultados.
Pois bem, se você não tem ideia do que se trata o marketing de nicho, não tem problema, afinal, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como ele funciona, sua importância e como utilizá-lo.
Então, se você tem dúvidas, leia o conteúdo até o final, e comece a implementar essa estratégia com sucesso.
O que é marketing de nicho?
O marketing de nicho, como o próprio nome já diz, tem como foco determinado segmento, que tenha as distinções necessárias para que seja possível trabalhar com as especificidades do público-alvo.
Trata-se de um tipo de marketing muito benéfico para as companhias, uma vez que quanto mais específico é o público, mais a empresa tem chances de se dedicar e atender às demandas.
Ademais, seu funcionamento é bastante simples, pois a organização, como um fabricante de totem luminoso, bem como qualquer outra, aproveita sua experiência para se destacar dos concorrentes.
O tamanho de uma marca em relação ao seu público-alvo pode variar. Assim, alguns nichos atendem ao público-alvo, enquanto outros apenas uma parte dele. Por isso, a eficácia de cada estratégia depende de:
- Definição de personas;
- Encontrar o nicho do público;
- Pensar em um produto;
- Promover o produto.
Agora que você já sabe o que é marketing de nicho, no próximo tópico vamos mostrar a sua importância. Continue a leitura.
A importância do marketing de nicho
Quem utiliza – e sabe utilizar – esse tipo de marketing, tem acesso a inúmeras vantagens que explicam sua importância, isso em qualquer empresa e de qualquer ramo de atuação. Desse modo, entre os principais motivos para a utilização da estratégia, estão:
Clientes mais fiéis
Os clientes se tornam fiéis porque existem alguns fatores que garantem essa vantagem. Um exemplo é a concorrência menor, que faz com que a atenção do público seja menos fragmentada. Portanto, as chances de conquistar clientes são maiores.
Ademais, depois de provar a qualidade da solução e do atendimento, os próprios consumidores começam a fazer propaganda, principalmente porque as opções no mercado são mais escassas.
Lembre-se de que pessoas com determinados gostos têm amigos com necessidades parecidas, como no caso dos veganos. Eles participam de grupos nas redes sociais e trocam informações.
Então, um fabricante de rotulos personalizados para comida vegana pode circular entre as conversas dessas pessoas. E se a sua empresa é uma das poucas que atendem à certa demanda, é bem provável que as pessoas voltem a fazer compras com você.
Reduz custos
As empresas que investem em anúncios na internet sabem que quanto mais segmentado eles forem, mais baratos serão. Assim, um público específico é uma garantia de que os custos com divulgação online serão sempre menores e mais acessíveis.
Fácil adaptação
Se você se foca em uma audiência específica, não precisa tentar agradar ao máximo de pessoas possível ao mesmo tempo. Consequentemente, a empresa pode dar mais atenção às críticas e sugestões de seu público-alvo para inovar e manter sua marca no auge.
Menor competitividade
O marketing de nicho tem como objetivo explorar a audiência por meio de necessidades específicas, assim como o próprio nome já sugere.
Desse modo, é muito fácil encontrar alguns estabelecimentos, como no caso de uma sorveteria, mas essa situação é diferente quando falamos de uma empresa que faz gravação em aço.
Os dois são estabelecimentos são importantes, mas um atende a um público mais amplo enquanto o outro se foca em um nicho específico.
Como utilizar o marketing de nicho?
Esse tipo de marketing atende qualquer tipo e tamanho de empresa, mas, para funcionar perfeitamente, é necessário segmentar ainda mais o público-alvo e criar as famosas personas.
Depois, é necessário encontrar o nicho em que elas estão presentes e pensar no produto que interessa a esse público. Por fim, um fabricante de bolsas personalizadas para brindes precisa pensar em uma maneira de promover e divulgar seus produtos.
Às vezes é complicado encontrar um nicho, mas você pode encontrá-lo procurando problemas dentro de um hobby, por exemplo.
É por isso que empresas de qualquer porte ou segmento podem usar o marketing de nicho. É necessário apenas encontrar aquele grupo de pessoas que não teve uma necessidade atendida e pensar em meios de resolver o seu problema.
Além disso, existem algumas estratégias que não podem ficar de fora do planejamento das empresas, e é sobre elas que vamos falar no próximo tópico.
Melhores estratégias de Marketing de Nicho
Algumas estratégias de marketing de nicho já são bem conhecidas, e existem aquelas que são mais focadas neste trabalho. Mas entre as mais importantes estão:
Storytelling
Um fabricante de racks metálicos precisa se comunicar com o público de modo que as pessoas sintam que são parte da marca.
Por isso, invista em uma comunicação forte que deixe claro que é o perfil de público-alvo do seu negócio, e mantenha a mesma postura em todos os canais que ele utiliza.
Educar os usuários
Uma das características do nicho é formar comunidades que trocam informações sobre produtos, estabelecimentos, técnicas e outros dados relacionados ao segmento.
Para entrar nessas comunidades, a empresa precisa colaborar com essa troca de experiências, e uma das melhores formas de fazer isso é produzindo conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes do marketing digital. Trata-se da produção de materiais ricos e relevantes, que abordam assuntos do interesse do público-alvo, de modo a atrair as pessoas para uma marca.
Assim, um fabricante de contador de fluxo de pessoas, por exemplo, pode produzir conteúdos relacionados ao seu mercado de atuação, com temas relacionados às principais dúvidas e necessidades de sua persona.
Esses materiais podem ser postados em canais como blog e compartilhados nas redes sociais. Com isso, será possível mostrar todo seu domínio e competência naquilo que faz, criando sua autoridade de marca.
É essa autoridade que vai despertar o interesse e conquistar a confiança dos consumidores. Mais do que isso, esses conteúdos vão acertar um público com necessidades específicas e fazer deles verdadeiros fãs do seu negócio.
É uma ótima forma de expandir a atuação da companhia e seu alcance, visto que esses materiais têm uma grande chance de serem compartilhados. Além disso, esses materiais ajudam a inserir em seu nicho aquelas pessoas que têm curiosidade sobre o tema.
Identificar influenciadores no nicho
Toda empresa, como um fabricante de desinfetante bactericida, pode encontrar influenciadores que ajudam a divulgar o seu produto e que falem com pessoas dentro de seu nicho.
Pelo fato de o compartilhamento de informações ser muito intenso, sempre tem alguém que ficou mais conhecido por dar muitas dicas e trocar experiência com outros apreciadores.
Um exemplo disso é o dono de um grupo no Facebook, um influenciador digital do Instagram, um youtuber ou um blogueiro que fala sobre o assunto na internet.
A empresa pode entrar em contato com essas pessoas para fechar uma parceria de propaganda ou qualquer tipo de ação que colabore com a divulgação.
Por exemplo, um fabricante de prateleiras para pet shop pode fechar uma parceria com um blogueiro que dê dicas de empreendimento ou de decoração de estabelecimentos.
Em linhas gerais, você precisa encontrar um influenciador que fale com um público compatível com seu nicho. Não faz sentido, por exemplo, um fabricante de peças automotivas fazer parceria com uma blogueira que fale sobre maquiagem.
Conclusão
O mercado é muito extenso, e dentro dele encontramos diversos segmentos. Estes, por sua vez, podem ser divididos em nichos, que atendem especificamente a uma demanda que carece de possibilidades.
Ou seja, o foco está em um grupo de pessoas que precisa de uma solução mais adequada ao seu dia a dia e compatível com suas necessidades.
Dessa forma, quando uma empresa determina um nicho, ela pode trabalhar com estratégias de marketing exclusivamente para ele, como as que mostramos ao longo deste conteúdo.
Por meio delas, é possível impactar aquelas pessoas que esperam pela solução que você tem a oferecer. Agora que você já entende um pouco mais sobre esse assunto, pode colocar as melhores estratégias de marketing de nicho em ação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.