Todos sabem que um negócio de sucesso se constrói aos poucos, com dedicação e se valendo de boas oportunidades. É importante ter ambição, mas dar o primeiro passo é a chave para iniciar entre os microempreendedores.
A seguir, neste conteúdo, entenda os passos que todo pequeno empresário precisa dar para estampar no peito a sua marca, que faz pessoas procurarem seus produtos e serviços, mesmo com pouco marketing.
Por que o microempreendedorismo é tão importante?
Os números falam por si só: o microempreendedorismo é uma das áreas econômicas que mais puxam o crescimento do Brasil.
De acordo com dados oficiais do Governo Federal, 99% das empresas existentes no Brasil são formadas por micro e pequenos negócios. Impressionante, não é? A verve empreendedora está no DNA do brasileiro, e isso ajuda muito a economia do país.
Esse conjunto de micro e pequenas empresas representa, atualmente, cerca de 30% do PIB. Só Comércio e Serviços, como empresas que vendem papel para sublimação, representam 23% da economia brasileira. É muita coisa, de fato.
E, além disso, essa movimentação efervescente dos negócios significa aproximadamente 55% da força trabalhadora no Brasil, ou seja, muitos empregos são gerados por causa dos pequenos negócios.
Cases de sucesso
Dentre esses números impressionantes, há grandes personalidades que começaram lá de baixo e alcançaram a fama, o sucesso, a admiração e a inspiração que move milhões de brasileiros para formarem seus próprios negócios, inclusive a abertura de empresa em São Paulo.
Veja alguns cases de sucesso e, depois, destacamos dois deles.
● Luiza Trajano;
● Silvio Santos;
● Deusmar Queirós;
● Ilson Mateus;
● Abílio Diniz;
● Caíto Maia.
A empresária Luiza Trajano, primeira mulher no Brasil a alcançar o primeiro bilhão em patrimônio, tem uma trajetória que pode fazer qualquer brasileiro acreditar que é possível ter seu próprio negócio e se tornar uma empresa reconhecida internacionalmente.
Natural de Franca, no interior de São Paulo, Luiza, com 12 anos, começou a trabalhar na loja dos tios, antes conhecida como A Cristaleira, que depois viria a ser a famosa rede varejista Magazine Luiza.
Passando por diversos cargos e subindo de degrau em degrau até multiplicar o número de lojas da rede, ela formou um negócio bilionário e uma das empresas mais negociadas na Bolsa de Valores do Brasil.
Outra história bastante conhecida é a de Silvio Santos. O renomado apresentador de televisão, talvez o mais aclamado no Brasil, começou sua vida como empreendedor aos 14 anos, em 1945, quando aproveitava a época de eleições para vender capinhas para os títulos de eleitor.
Depois, foi de pequeno locutor em rádios locais para virar um dos maiores comunicadores de massa do Brasil, tornando-se um ícone da TV no país.
São histórias de sucesso como essas que fazem os brasileiros, mesmo em períodos de dificuldade e de recessão econômica, darem a volta por cima e acharem oportunidades de abrir seus próprios negócios e serem chefes de si mesmos.
Dicas para microempreendedores
Agora que a gente tem duas histórias de grandes empreendedores, nos inspiramos para te contar algumas dicas que, certamente, vão te ajudar como empresário que faz, por exemplo, consultoria de TI para pequenas empresas.
1) Invista no seu desenvolvimento pessoal
Uma coisa que muitos empreendedores têm medo de fazer e dar de cara no muro é investir em conhecimento e no próprio negócio. “Pra quê vou participar de um curso se eu posso usar esse tempo e esse dinheiro de outras formas?”.
Esse é o pensamento de muita gente que empreende. Mas quem quer crescer precisa sair do lugar. Se você quer usar o tempo e dinheiro sem sair do lugar, provavelmente seu negócio continuará normal até aqui.
No entanto, para atingir outro nível de gestão, é preciso se mexer e investir em você como empreendedor, dono de um negócio de manutenção relógio de ponto e administrador de pessoas.
Se um curso, uma palestra ou um evento for caro, tente guardar dinheiro o máximo que puder para participar. Pode realmente mudar o seu negócio de patamar por diversos fatores.
Algum insight pode ser gerado na sua cabeça, grandes ideias devem pipocar e, talvez, o mais importante: networking. São as pessoas e outros empresários que você encontrará pelo caminho que te levarão para novas oportunidades.
Se puder, viaje bastante, veja vários modelos de gestão de microempreendedores, confira como empreendedores do seu ramo chegaram a um nível alto em seus negócios.
É pelo exemplo que você deve rumar e seguir seus caminhos como empresário, quer você queira ou não contratar uma empresa de eventos corporativos, caso esta fosse a principal dica exemplificada.
Claro que isso demanda investimento e dinheiro no bolso. Para esses momentos de desenvolvimento como empreendedor, tente se planejar financeiramente ou aproveite as inúmeras linhas de crédito privadas ou públicas que ajudam os microempreendedores.
Se puder, leve sua equipe para ter essas experiências junto com você, assim todos estarão na mesma página.
2) Estude muito bem sua área de negócio
Entenda, primeiramente, se o mercado que você está ou que quer entrar está saturado, ou seja, se não há por onde escapar e se diferenciar.
Você precisa estar a par de todo o mercado em que você atua, seja de cola para acrílico ou qualquer outro ramo, para identificar as brechas de oportunidades que farão o seu negócio se destacar da concorrência e sair na frente.
Saia do normal periodicamente com o seu próprio negócio, isto é, desconstrua para se renovar e inovar com novas ideias. Dependendo do seu mercado, o dinamismo é tão grande que de uma semana para outra uma tendência pode acabar com sua microempresa.
Acabar ou, se você conhecer o mercado, crescer ainda mais ao aproveitar essa mudança que chegou para adaptar e alavancar diversas empresas.
3) Tenha planos
Nenhum grande empresário começou pequeno e foi tendo sorte ao longo do caminho. Não é só com sorte que se constrói sucesso. É necessário ter visão. E por visão a gente está falando nada mais e nada menos do que planejamento.
Planos em todas as áreas que envolvem as engrenagens que montam e estruturam sua empresa: financeiro, marketing, RH, tecnologia, etc. Entenda como você pode escalar seu negócio e para onde você deve ir. Qual é o seu norte como empreendedor?
Você pode ter dinheiro para contratar uma empresa de motoboy, capacidade técnica, bastante pessoal à disposição e diversos parceiros com quem negociar, mas se você não tem um planejamento bem delineado, fica impossível seguir em frente com sucesso.
Isso acontece porque você vai encontrar muitos obstáculos no caminho. E quando algo dá errado, é preciso já ter diversos planos na manga para conseguir saltar esses problemas de forma ilesa. Já parou para pensar nisso?
Certamente, te ajudará a construir um negócio mais sólido e com potencial mais certo de crescimento, não importa se você vende máquina etiquetadora ou qualquer outra coisa. Você pode ter uma enorme demanda, mas este mercado pode desaquecer.
E aí? Como sair dessa sem um plano? Por isso, estruture isso para ajudar o seu negócio a continuar sua trajetória sem grandes interrupções.
4) Tente inovar
Sempre haverá uma inovação no mundo. A questão é se você quer fazer apenas parte e segui-la, ficando igual a milhares de empreendedores, ou se a sua empresa, apesar de pequena, fará a inovação.
Você pode ser pequeno e, por exemplo, vender soluções inovadoras para outras empresas, sobretudo as gigantes, que querem encontrar essas ideias e exponenciá-las. Isso significaria mudar o seu negócio de patamar.
Viu só? Com uma simples inovação, é possível estar a anos luz da sua concorrência e tornar você o líder de mercado. E, geralmente, quem está neste posto, sabe que é muito difícil ser desbancado, a não ser que você realmente pare no tempo.
5) Perseverança no objetivo e no propósito
Se tem uma dica que pode fazer você praticamente mudar de mindset, de forma muito rápida, é esta: acredite no propósito do seu negócio e tenha a perseverança de nunca deixar cair ou morrer este objetivo que rege todas as regras da sua microempresa.
Sem isso, não há como ter planejamento, foco e disciplina. Você precisa ter muito claro qual é o seu maior propósito em sua carreira como microempreendedor. Só assim saberá, de fato, o que e como fazer.
É inevitável que alguma hora da sua trajetória você enfrentará grandes tempestades. Já saiba disso de antemão para entender que, apenas com uma ideia bem consolidada e estruturada é que o seu negócio será de longo prazo.
É por isso que grandes empreendedores abrem e fecham diversas empresas antes de ficarem a longo prazo em uma só. Eles tiveram boas ideias, mas não conseguiram mantê-las porque não houve um propósito para guiar.
Considerações finais
A vida de empreendedor não é nada fácil. Apesar de serem muito importantes na economia brasileira, muitos ralam e vendem o almoço para fazer o jantar. Mas se você como microempreendedor seguir estas dicas, sua jornada será mais fácil.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.