A abertura de empresa é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa, que ao colocar suas ideias e projetos em prática, se torna o gestor do seu próprio negócio.
Mas para que esse investimento gere bons frutos, é preciso ter planejamento, estratégia e muito estudo para tomar as decisões certas e no melhor momento.
Ao fazer isso, você garante uma nova renda, assim como a saúde e a sustentabilidade de seu empreendimento, que pode ser uma loja de produtos de limpeza ou qualquer outro projeto.
Pensando nos passos iniciais, elaboramos esse artigo, onde trataremos sobre o que você precisa saber sobre o processo de abertura de uma empresa, como funciona e quais são os cuidados importantes nesse momento.
Passo a passo para abrir sua empresa
Para que o investimento no novo negócio seja formal e regularizado, garantindo sua tranquilidade profissional, legal, fiscal e tributária, é essencial registrar a empresa.
Assim que estiver com o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) de sua oficina de gravação em aço, e com o alvará de funcionamento em mãos, você pode iniciar suas atividades e empreender de forma segura.
É o CNPJ que valida a existência do seu negócio perante a Receita Federal, permitindo a emissão de nota fiscal, possibilitando a realização de empréstimos com taxas diferenciadas e garantindo a idoneidade da atividade desenvolvida.
Listamos a seguir os passos para a realização do processo de registro até a solicitação do Alvará de Localização e Funcionamento junto ao órgão municipal, se for necessário para iniciar suas atividades.
Em geral, aquelas que não envolvem armazenamento, carga e descarga de mercadorias, e grande circulação de pessoas no local, como um designer MEI (Microempreendedor Individual) projetista de fachadas de revestimento em ACM (Material de Alumínio Composto), por exemplo, não demandam esse documento.
Mas é importante se informar sobre a legislação local, pois cada prefeitura tem suas especificações.
Então, indo direto ao ponto, após já ter definido o que será seu negócio, o segmento, o modelo e o nome da empresa, você deve:
- Pesquisar por contadores eficientes e confiáveis;
- Definir o tipo de empresa em relação ao porte;
- Definir o Regime Jurídico;
- Definir as atividades a serem exercidas;
- Definir o Regime Tributário;
- Elaborar o Contrato Social em conjunto com os sócios;
- Separar a documentação para o registro na Junta Comercial;
- Fazer a Inscrição Estadual;
- Obter o Alvará de Localização e Funcionamento.
O processo para abrir uma empresa do tipo MEI é muito simples, feito totalmente online e gratuitamente, através do Portal do Empreendedor. Em caso de dúvidas, procure o Espaço do Empreendedor de sua cidade.
Já as Empresas de Pequeno Porte (EPP), as Microempresas (ME) e as Empresas Individuais (EI), de Médio ou de Grande Porte, são abertas através das empresas de contabilidade.
Se ainda não conhece a sigla, CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas e refere-se a um código numérico de 7 dígitos que identifica a atividade exercida.
Em relação ao Regime Tributário, o MEI e o EI, são empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões ao ano, se enquadram no Simples Nacional.
Nesse caso, quitam todos os impostos de forma unificada pelo pagamento mensal do DAS, o Documento de Arrecadação do Simples.
Os demais tipos de empresas, ou se o EI ultrapassar esse teto de faturamento, devem definir entre o regime de Lucro Presumido ou de Lucro Real, e aqui está o principal motivo de precisar contar com o auxílio de um contador, que oriente sobre as melhores escolhas.
O regime de Lucro Presumido atende a um faturamento de até R$ 78 milhões ao ano. Os gestores pagam os impostos em guias separadas, com vencimentos independentes e diferentes, entre eles:
- IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
- ISS (Imposto Sobre Serviço);
- CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido);
- PIS (Programa de Integração Social);
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
Eles são calculados por uma alíquota que varia entre 10,93% e 16,33% sobre o faturamento, presumido pela receita esperada da atividade exercida pela empresa.
Já no Lucro Real, as tributações são calculadas sobre aquilo que a empresa lucra na prática, necessitando prestação de contas e balanços regulares e exatos.
As guias também são independentes, e empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões, como organizações B2B fabricantes de maquinário para produção de soluções como bobina de filme stretch, são obrigadas a optar por esse regime.
Um MEI nem sempre terá a Inscrição Estadual, pois só se aplica aos contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ou seja, apenas microempreendedores individuais que se enquadram nas categorias “Comércio ou Indústria” ou “Comércio e Serviços”.
Ela é feita automaticamente após a formalização do registro do MEI no Portal do Empreendedor, nesses casos.
O tempo total do processo de registro para abertura da sua empresa varia conforme sua localização, geralmente entre 30 e 45 dias.
E os custos?
Os custos também variam conforme a sua região. Por exemplo, a abertura de empresa em São Paulo, somando as taxas da Junta Comercial e da Prefeitura Municipal, ficam em torno de R$ 300,00, em média, para a maioria das atividades empresariais.
Mas se você estiver no Rio de Janeiro, pode gastar até R$ 1.200,00 para o registro da mesma empresa.
Além disso, deve considerar os custos com os honorários do contador ou do escritório de contabilidade escolhido, o que costuma somar em torno de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00, em média.
Outros pontos que também precisam de atenção
Agora você já sabe o que fazer, e todos os passos listados acima, são momentos de decisões estratégicas para o seu negócio.
Pontuamos a seguir outros cuidados que precisam ser tomados ao longo do processo de abertura da sua empresa:
1. Faça um bom planejamento
A melhor ferramenta para um empreendedor é um bom Plano de Negócios. Esse é um documento estratégico para o futuro da sua empresa, fornecendo uma visão mais ampla de todo o contexto.
A falta de planejamento é o principal motivo de problemas ou mesmo da falência prematura de novos negócios.
É importante se atentar a todos os aspectos do seu negócio, principalmente a questão financeira para não ter surpresas.
Para isso, é preciso definir orçamentos, precificar corretamente a sua solução, com um preço corte a laser adequado e saber detalhadamente quais são suas despesas mensais.
Planeje também as rotinas de prestação de serviço e tenha planos alternativos para a gestão de possíveis crises.
2. Tenha uma reserva financeira
Um erro muito comum é superestimar o faturamento inicial. É importante saber que empreender, geralmente, é algo que demanda certo tempo de trabalho antes dos resultados aparecerem.
Para lidar com o início do negócio, é preciso ter uma reserva financeira que suporte as necessidades desse período.
Um bom planejamento garante que você tenha expectativas realistas e não acumule dívidas, principalmente ao contratar linhas de crédito facilitadas.
3. Faça uma boa análise de mercado
O reconhecimento de mercado, principalmente no que tange seu público-alvo e a concorrência, são também partes do Plano de Negócio, mas devido a sua importância, destacamos aqui.
Um cuidado muito importante é não tirar conclusões sem embasamento sobre as necessidades e expectativas do consumidor, ou mesmo do comportamento do mercado como um todo.
O que você acha pode não equivaler à realidade, e isso é muito comum, então busque dados sólidos e representativos.
4. Capacite-se continuamente
Para realmente oferecer uma solução relevante para seu público e agregar valor ao seu negócio, é necessário ter domínio sobre a área de atuação.
Um líder precisa de conhecimentos avançados, técnicos e práticos, assim como precisa acompanhar novidades, tendências e notícias sobre seu segmento e a situação da economia, de uma forma mais ampla.
5. Faça networking
A criação de parcerias e novos contatos profissionais deve ser uma máxima constante, desde o início do empreendimento.
Aliás, um cuidado importante é conhecer figuras importantes do universo em que seu negócio está inserido previamente.
Antes de iniciar as atividades, um novo fabricante de etiquetas adesivas deve conversar com especialistas do ramo, potenciais parceiros, clientes e concorrentes.
Assim como neste exemplo prático, busque por quem entenda do assunto, possua experiência, e possa contribuir para sua ideia. Valorize conversas esporádicas e seus conselhos.
6. Atente-se a parte jurídica do processo
Por fim, mas não menos importante, cuide atentamente das questões jurídicas, tributárias e legais.
Opte pelo Regime Tributário mais vantajoso, e cuide para que a documentação esteja sempre em dia, atentando-se aos prazos e datas importantes.
Alguns setores contam com regras e exigências da Vigilância Sanitária e normas de segurança do Corpo de Bombeiros, e não atendê-los pode custar caro para sua empresa.
Um erro comum de empreendedores iniciantes é a má escolha do profissional contador, que pode gerar problemas contábeis complexos. Mantenha-se atento às questões burocráticas.
Considerações Finais
Abrir sua própria empresa pode mudar o rumo de sua história, então zele para que esse investimento tenha sucesso.
Nesse artigo você conferiu os passos e os cuidados necessários para a abertura do seu negócio.
Começando da forma certa, você garante mais tranquilidade, assim como potencializa as chances de sua organização se tornar rentável e sustentável, de forma mais rápida e segura.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.