As estratégias de marketing são essenciais para que uma empresa conquiste um espaço próprio em um mercado competitivo. Esteja lidando com o consumidor final ou negociando com outras empresas do mercado.
Um conceito compreendido como B2B (Business-to-business, comércio entre companhias e pessoas jurídicas) e B2C (Business-to-consumer, negociação direta com o consumidor). Dependendo do setor de atuação, uma companhia precisa alinhar suas estratégias.
O mercado empresarial é mais estável, demorando a se modificar, diferente do consumidor final, que além de estar em um grupo muito mais variado, com diferentes gostos e interesses, é um público que está em um contínuo processo de mudança.
Uma loja de roupa precisa ter em sua vitrine as peças pelas quais os clientes mais procuram naquele momento, seja uma camiseta, um colete ou uma camisa polo uniforme, para usar em seu trabalho.
O mercado industrial, por outro lado, até pode, e deveria, prever essas mudanças, mas ele atua reagindo aos gostos do público, e no que eles estão em busca nesse momento específico.
Por isso, o marketing de varejo tem desafios e responsabilidades maiores, pois é o setor que muitas vezes configura a ação final de compra, após todas as etapas e processos, que vão da negociação de matéria-prima entre as fábricas, até os custos de produção.
Como funciona o mercado de varejo?
O mercado de varejo é especializado no processo final de compra, garantindo que essa negociação, após processos como comunicação da marca, confecção do produto entre outros procedimentos, resulte no ato do cliente adquirir um serviço ou produto.
A relação entre o mercado empresarial e o de varejo é bastante intrínseca, pois assim como um depende do outro, em alguns casos, uma empresa pode oferecer os seus serviços para ambos os públicos.
Uma fábrica de produtos eletrônicos, como um contador de fluxo, pode atuar vendendo em grande escala para o mercado empresarial (como shoppings e conglomerados comerciais), e ao mesmo tempo, oferecer seu catálogo para clientes finais.
Como pequenos consumidores que pretendem usar esse aparelho em seus micronegócios, ou em algum tipo de evento que necessite compreender o número exato de pessoas presentes, para questões de análise sobre o sucesso de público dessa cerimônia.
O marketing de varejo utiliza ferramentas tradicionais do meio, como a estratégia de mix de marketing, focada nos conceitos conhecidos como 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Produto
No varejo, a ideia de produto se resume ao item específico a ser oferecido para o consumidor. Uma gama que vai de produtos alimentícios, quando se pensa em um supermercado, ou um modelo de roupa, em um bazar especializado em peças de luxo.
Mas não só produtos de pequena dimensão estão englobados aqui, já que os chamados bens duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, também se encaixam na venda à varejo.
Preço
A definição do preço é um dos elementos principais para o marketing de varejo, pois é um fator de maior contribuição para a decisão de compra por parte do consumidor.
Após conhecer as diferentes marcas e as atribuições dos produtos (trabalho responsável para outros setores do marketing) é justamente o valor financeiro ali investido que pode definir a aquisição final do produto.
Praça
A praça engloba os canais de distribuição dos produtos, ou seja, o lugar onde eles serão comercializados.
Esse setor precisa lidar com questões mais estratégicas, como transporte, armazenamento em estoques, e qualquer fator que interfira na movimentação desses produtos até as prateleiras, onde os consumidores terão fácil acesso a eles.
Também é preciso pensar na distribuição na loja em si, em como o seu produto irá ter um destaque chamativo entre os diversos setores de um estabelecimento, ainda mais quando se fala de lojas diversificadas, como as de departamento.
A instalação de um totem luminoso, ou à disposição do produto entre as estantes e vitrines, podem influenciar na decisão final de compra do cliente, seja pela sua mercadoria ou a de um concorrente, pois é ali que a disputa comercial de fato ocorre.
Promoção
Tópico voltado à comunicação do produto em si, por meio de estratégias comerciais que destaquem o valor dessa compra. Promoções de venda, concursos culturais, são diversas as atividades de valor comercial para um produto.
Para o varejo, esse é o conceito que mais lida com a concepção do público-alvo, com seus interesses e comportamentos.
A implementação desses 4 conceitos no mercado de varejo pode modificar positivamente a maneira na qual uma marca ou estabelecimento se posiciona diante os concorrentes, por ser o local no qual o cliente toma a sua decisão de compra.
Enquanto um fornecedor de ribbon cera trabalha com a estabilidade de conhecer os seus clientes e mercados, no mundo varejo, um comercial chamativo ou uma produção relâmpago pode interferir na compra de um produto específico.
O consumidor, por exemplo, pode ir ao mercado decidido a comprar um quilo de batatas para o seu ensopado. Ao perceber que a cenoura e o inhame estão em promoção, ele decide optar por realizar uma receita diferente.
Essas são questões que exemplificam a instabilidade do mercado de varejo, em relação a outros modelos de negócio. Por isso, a inclusão das ferramentas de marketing são tão necessárias para esse modelo de comércio.
De forma a não só garantir o seu pleno funcionamento, como também aprimorar as atividades comerciais nesses estabelecimentos.
Vantagens do marketing no meio de varejo
A adoção dessas estratégias podem trazer diversos benefícios para os negócios do setor de varejo. Entre essas vantagens que elas podem realizar estão:
- Uma imagem positiva no mercado;
- A fidelização dos clientes;
- Melhor relacionamento com o consumidor;
- A análise de dados importantes do público;
- Aumento nas vendas da empresa.
Dessa forma, é possível mensurar os resultados e garantir que todas as estratégias estão rendendo resultados positivos para a empresa.
Uma imagem positiva no mercado
Por mais que as técnicas de marketing voltadas a otimização da imagem de uma empresa sejam, em sua maioria, exclusivas do setor de comunicação, o mercado de varejo também pode agir nesse sentido.
A concepção do público sobre a imagem de uma companhia parte sim dos seus valores, frequentemente trabalhados pelos meios de contato, mas o ambiente de compra também realiza uma função importante nesse sentido.
As empresas de organização de eventos podem desenvolver muito bem os seus meios de comunicação com os clientes, principalmente o atendimento virtual, mas precisam também dar foco às estruturas físicas das suas agências.
Um estabelecimento organizado, que realize um bom serviço de atendimento presencial, pode influenciar na percepção dos clientes sobre a sua companhia, interferindo imediatamente na decisão de compra do mesmo.
A fidelização dos clientes
Ter clientes fiéis é um movimento importante para estabelecer um crescimento constante da sua empresa, pois contar com um público certo, significa maiores possibilidades de investimento em seu negócio, conhecendo o seu retorno financeiro garantido.
O mercado de varejo tem uma responsabilidade maior nesse sentido pois ele atua com as duas pontas do processo de compra, negociando com os fornecedores e com o público final.
Ao construir uma boa relação com ambos, trabalhando fatores importantes do marketing de varejo, como o preço e a praça de distribuição, essa companhia pode contar com uma boa receptividade, fidelizando as ações desses público com o seu negócio.
Melhor relacionamento com o consumidor
Uma loja especializada em produtos eletrônicos para o comércio tem entre o seu catálogo de produtos uma catraca biométrica, que vem sendo o maior fenômeno de vendas do seu comércio.
Grande parte do sucesso aconteceu graças ao trabalho dos atendentes da loja em apresentar as funcionalidades desse objeto para os seus clientes. Do outro lado da relação, esse mesmo estabelecimento precisa negociar com os fabricantes da máquina.
O fortalecimento desses laços permite a chamada fidelização com o público, e consequentemente uma melhor atuação comercial da empresa.
A análise de dados importantes do público
Contar um público fiel é uma conquista que permite não só o aumento no número de vendas, como também permite uma análise aprofundada sobre a sua atuação no mercado e os comportamentos gerais do seu público.
No meio interno, a terceirização de folha de pagamento pode apresentar uma interessante redução de custos, tendo base nas informações internas da companhia. Para compreender as oportunidades externas, é preciso olhar com atenção para o público.
A forma em que ele interage com o produto, um estudo sobre as comunicações que melhor o atingem, ou até mesmo qual promoção aumenta a intenção de compra do cliente são avaliações no mercado de varejo que aumentam o valor de arrecadamento.
Aumento nas vendas da empresa
A complementação entre esses diferentes fatores, faz com que os números de venda do seu negócio possam ter um desejável aumento, contando com uma melhor recepção do público ao seu produto e, consequentemente, uma maior atuação no processo de compra.
A contratação de uma assessoria contábil em São Paulo permite que um negócio da região tenha um maior controle sobre suas finanças, contando com os seus lucros e gastos. No varejo, essa relação de entrada e saída de dinheiro é ainda mais dinâmica.
Com base nessas informações, é possível afirmar como as estratégias de marketing são essenciais para todas as modalidades de serviço, se adaptando para as necessidades de cada mercado.
O varejo, lidando constantemente com a imprevisibilidade do público, necessita de tais ferramentas para encontrar sempre a melhor maneira de se conectar com seus consumidores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.