Uma das maiores características do marketing são as suas constantes atualizações, sempre se adaptando às necessidades do grupo social vigente, pois assim como a sociedade se transforma, o mercado, regido por essas pessoas, também muda.
Com o avanço das tecnologias esse processo de adaptação ocorre com uma frequência tão rápida que as atualizações do mercado passam a agir quase como uma previsão, prevendo o tipo de conteúdo, produto ou serviço que terão destaque nos próximos anos.
E é justamente esse preparo antecipado a como o público vai se comportar que uma fábrica de bolsas passa a desenvolver uma linha de produtos que não agridam o meio ambiente, tendo em seu catálogo peças como uma mochila sustentável e carteiras recicladas.
Porém, antes de todo esse preparo de antecipação das tendências do mercado, o marketing agia muito de forma reativa, adaptando-se aos desejos e interesses levantados pelo público, produzindo e oferecendo produtos que os satisfizesse nesse sentido.
Isso quando as empresas não utilizavam outra estratégia de mercado, que era convencer o público sobre a necessidade de consumir algo, para se encaixar em algum padrão social desenvolvido na sociedade, que era adotado pela comunicação dessas empresas.
Nesse método, se destacavam os anúncios diretos e chamativos, cujo objetivo era unicamente destacar a qualidade ou as características de um produto, sem destacar muito o nome da marca, a não ser que fosse para identificar a empresa por trás daquele anúncio.
Uma mudança nesse estilo de comunicação começou com a chegada do marketing de relacionamento, que modificou profundamente a forma com que esses anúncios eram feitos, passando a dar destaque para a fachada com letra caixa.
Isso porque o objetivo agora era se aproximar do público, por meio do desenvolvimento de ferramentas que evidenciaram o nome da marca, a relacionando a solução dos seus problemas ou satisfação em algum sentido.
Diante disso, surgiu o marketing de relacionamento, uma ferramenta pertinente até os dias de hoje, pois a aproximação com o cliente ainda se mostra como uma das melhores maneiras de trabalhar com a conversão deles entre audiência para consumidores.
Os diferenciais do marketing de relacionamento
Se antes a propaganda tinha um objetivo muito claro de vendas, chegando a ser agressivo, esse estilo de mensagem começava a se mostrar obsoleto, pois o público americano, inicialmente a base das diretrizes de marketing, passava por uma mudança de costumes.
O consumo expansivo dos anos 80 começava a ser substituído por um processo de aquisição melhor aprimorado, dando mais atenção às características não apenas do produto, mas também da marca por trás dessas mercadorias.
Talvez uma agenda padrão, antes vendida em excesso justamente pelo seu apelo popular de uma identidade similar, já não tivesse o mesmo destaque comercial de antes, dando espaço a modelos customizados, como uma moleskine personalizada.
Foi de olho nessa modificação do comportamento do público que nos anos 90 começou a ser praticado o que depois viria a ser conhecido como o marketing de relacionamento, no qual bastava apenas anunciar um produto, era preciso destacar outras coisas.
Entre esses novos tópicos, um que perdura até os dias atuais é a relação entre os valores que a marca representa e como eles se adequam aos princípios morais de uma faixa de público, principalmente daqueles tidos como o público-alvo de uma marca.
Nesse período, os especialistas de mercado perceberam que a audiência de uma companhia se interessava por questões que estavam além das características de um produto, como consequência da própria ampliação do número de concorrentes.
O prestígio de uma marca em relação aos seus produtos e serviços ainda é um dos conceitos mais importantes para as estratégias de marketing e comunicação de uma empresa, mas isso deixa de ser o conceito principal, ou ao menos como isso ocorre.
Se antes as empresas de locação de impressoras precisavam unicamente falar sobre a qualidade dos seus serviços, atualmente é importante se aproximar do seu público, usando inclusive o depoimento de clientes antigos como algo chamativo para a sua empresa.
Ao desenvolver essa comunicação mais especializada, focada nos interesses da sua audiência, assim como na manutenção deles entre o grupo de consumidores da marca, as empresas passaram a lidar também com estratégias e vantagens diferenciadas.
As vantagens desse novo estilo de comunicação
Por meio de uma estratégia focada não mais somente no produto, mas também na relação do público com a sua marca, uma empresa tem acesso a um novo tipo de vínculo com a sua audiência, capaz de não só seguir como impulsionar sua comunicação em geral.
Entre os benefícios conquistados por meio desse novo estilo de comunicação se destacam:
- Satisfação do consumidor;
- Maior fidelização dos seus cliente;
- Aumento do número de vendas;
- Maior engajamento com o público;
- Posicionamento da marca.
Um conjunto de privilégios que ressalta os diferentes atributos que uma comunicação diferenciada é capaz de alcançar. Como uma empresa de cobertura metálica, que passa a falar não só sobre os seus telhados metálicos, trabalhando um conceito de segurança.
Com uma comunicação especializada o público dessa empresa irá, com o tempo, ligar os seus produtos a um sentimento de proteção e segurança, colocando-a como a melhor opção para alguém que busca por uma cobertura para o seu negócio.
Isso deve ser reafirmado tanto pela comunicação principal da empresa, como por meios alternativos, como as redes sociais, que vem se tornando em alguns casos o canal primordial para as estratégias de marketing de uma companhia.
Ao se relacionarem de forma aprimorada com o público, as marcas passam a ter um acesso privilegiado ao retorno que eles podem apresentar, especialmente com a adesão das ferramentas digitais, que aproximam as empresas aos seus clientes.
Como uma fábrica produtora de ribbon de resina, que antes via a sua comunicação ser restrita ao setor industrial, mas agora, mesmo mantendo um diálogo que adequa aos interesses desse público, pode se apresentar diretamente ao público final.
Quanto maior for a percepção social que a sua marca tem com o público, mesmo aqueles que não fazem parte da sua audiência consumidora, melhor será a possibilidade de você ser lembrado em situações que envolvem a escolha pela sua empresa.
Como aplicar essas estratégias a sua empresa?
Diante das vantagens comerciais que o marketing de relacionamento apresenta, adotar esse tipo de estratégia na sua empresa pode ser uma forma de otimizar a sua comunicação com o público, resultando em alguns entre os benefícios antes citados.
Estudando o público
Tudo começa pela sua proximidade com o seu público, que exige um diálogo especialmente idealizado para aquela audiência. Com um tom mais sóbrio para um serviço funerário, ou um conteúdo divertido e descontraído, para um serviço de streaming de conteúdo.
E para definir a comunicação correta para o seu público, primeiro é preciso compreender essa audiência. Uma análise que pode ser feita de maneira cada vez mais prática com o artifício das redes sociais e softwares de programação.
Por meio de um estudo aprofundado, uma empresa que confecciona etiquetas adesivas para código de barras irá compreender o tipo de diálogo que deve ser adotado pela sua marca. Se é o meio empresarial que precisa de foco ou consumidor final.
A pluralidade de redes sociais também permite que uma marca utilize diferentes abordagens, como uma comunicação mais focada na área industrial no Linkedin, e com uma linguagem mais leve no Instagram, trazendo curiosidades sobre sua empresa.
Só é importante ter um certo cuidado para que mesmo com perspectivas diferentes, essas diferentes redes mantenham um certo padrão em sua comunicação.
Contato personalizado
Da mesma forma que uma empresa deve identificar o tom correto para realizar suas mensagens, ela também precisa encontrar os canais e veículos corretos para entregar ao público esse tipo de conteúdo.
O marketing de relacionamento preza pela aproximação da marca com a audiência. Uma forma de se conquistar isso é por meio de canais específicos, que permitem uma comunicação personalizada com os seus clientes.
Algo que pode ser feito via e-mail marketing, ou até mesmo através de chats disponíveis em redes sociais específicas. Essas mensagens customizadas permitem uma maior aproximação, mesmo que com conteúdos simples, como felicitações no aniversário.
Automação de marketing
Com tantos canais, que só não são maiores do que a variedade de estilos que uma audiência apresenta, pode ser bastante exaustivo manter contato com tantos públicos ao mesmo tempo, se adaptando às particularidades de cada um.
Por isso, as ferramentas de automação são cada vez mais interessantes para as estratégias de marketing, permitindo que uma empresa se conecte com diversos públicos de forma simultânea.
Podendo ser o caso de uma empresa de produtos eletrônicos, que faz o envio de anúncios de pen drive para brindes personalizados para os clientes que viram produtos semelhantes em seu sites, mantendo assim uma forma de contato com eles.
Tudo isso prova como o marketing de relacionamento tem uma importância cada vez maior para o mercado comercial, lidando com uma sociedade na qual o público está interessado não só nos atributos de um produto, mas no que aquela compra irá impactar a sua vida.
Se aproximar emocionalmente dessas audiências faz com que a possibilidade de compra seja maior com esses indivíduos conectados de forma mais especializada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.