Desafios do empreendedorismo


O Brasil possui um dos melhores mercados para que as empresas cresçam e tenham sucesso, além das altas lacunas que podem ser preenchidas. Identificar quais são elas é um dos principais desafios para o empreendedorismo nos dias atuais.

Um exemplo do sucesso dos empreendedores é o constante crescimento dos e-commerces (comércio online) graças à crescente presença das plataformas digitais na vida das pessoas Sabe-se que nos últimos tempos houve um crescimento exponencial no mercado digital.

Além disso, mais de R$53,4 milhões foram investidos para a consagração desse mercado, o que faz com que muitas pessoas queiram investir nesse tipo de segmento, que é um dos mercados de maior potencial existentes no momento.

Há mercado para tudo nesse mundo, desde as pequenas startups que pensam e desenvolvem uma ideia diferente de tudo o que já existiu, até segmentos mais consolidados no mercado, como as empresas que produzem etiqueta térmica para código de barras.

Muitas pessoas podem pensar que empreender é uma alternativa negativa e trabalhosa, mas a realidade é que a real liberdade financeira só é possível após a pessoa passar a produzir o próprio dinheiro.

Grandes empreendedores já foram pequenos um dia, e entender isso é primordial para começar o próprio negócio com calma e persistência.

Infelizmente há muita desinformação sobre esse ramo, que normalmente é noticiada ou escrita por pessoas que não conseguiram obter sucesso ou simplesmente não compreendem que graças ao mercado empreendedor que as oportunidades para todos são capazes de existir.

Porém, nem tudo são flores, em um dia você pode estar crescendo e no outro estagnar. Saber lidar com essas realidades é aprender algo novo e desenvolver novas habilidades. Isso é o que define a palavra empreendedorismo.

Se o seu negócio é vender mala de viagem personalizada para empresas é preciso fazer com que o seu público tenha interesse em comprá-la. Nem sempre é possível atrair todos os consumidores, mas o máximo possível pelo maior tempo é. E é isso que você busca.

Pensando nessa realidade e na necessidade de se adaptar constantemente, criamos uma série que tem como objetivo colocar na mesa de forma direta os maiores desafios do empreendedorismo.

Se você está pensando em abrir seu negócio, saiba que a leitura desse artigo é de extrema importância, afinal, tudo o que falaremos é algo que muitos dos que fecharam podem não ter tido essa oportunidade.

1 – A alta carga tributária do Brasil

Para começar, o primeiro grande desafio que todo o empreendedor brasileiro enfrenta é a alta carga tributária. Não é novidade para ninguém que o Brasil é um dos países que mais paga impostos no mundo.

A possibilidade da criação de uma Microempresa Individual (MEI), ajudou muitos que decidiram empreender e ainda não tinham renda líquida anual superior a R$80 mil, porém, para aqueles que ultrapassam esses valores, as tributações são cada vez mais pesadas.

Mesmo que o seu faturamento anual não ultrapasse esse limite, pense que o seu fornecedor provavelmente já o ultrapassou. Consequentemente, ele precisa cobrar mais caro de você para suprir os gastos e ter o lucro, por isso o ciclo permanece.

Além disso, é preciso estar atento a todos os custos referentes ao seu Simples Nacional e ficar de olho nos impostos que seu segmento precisa pagar baseado na inscrição de atuação. Desde papelarias virtuais até as empresas de de fachada acm com letra caixa.

O universo digital possibilita que o empreendedor tenha menos gastos iniciais, uma vez que a iniciativa não depende de um grande aluguel, por exemplo.

Porém, os valores dos impostos fazem com que muitos busquem por produtos fora do país ou recorram à ilegalidade.

2 – Muita burocracia desnecessária

Você já deve ter ouvido a seguinte frase “Fazemos isso para proteger você”. Ela é muito utilizada para defender processos burocráticos em diversos segmentos, que acabam dificultando e atrasando atividades que poderiam ser feitas em um tempo menor,

Apenas para exemplificar, nos EUA um jovem pode começar a dirigir aos 16 anos e demora menos de 1 semana para tirar a licença provisória e consequentemente conseguir a carteira de motorista, porém as leis, caso ele cometa infrações, são bem rigorosas.

No Brasil, o cenário muda um pouco. Uma pessoa demora até 3 meses até tirar uma carteira de motorista, paga diversos valores e realiza diversos exames. Após a retirada da carteira, as leis são leves, mas acompanhadas de multas de trânsito caras.

Não se distribui carteira de motorista como brindes corporativos ecológicos, mas é preciso fazer um controle sobre a burocracia, porque as pessoas tendem a recorrer a irregularidades.

Para novos empreendedores, infelizmente não é diferente. É preciso correr atrás de uma série de documentos, aprovações, preenchimento de formulários, taxas e ainda correr o risco de não conseguir a aprovação final do seu município.

3 – Baixo estímulo ao crédito

É interessante tentar guardar algum dinheiro para ter como investir antes de tentar um grande financiamento com algum banco, isso porque é difícil conseguir um incentivo financeiro com taxas de juros baixas.

Isso ocorre porque infelizmente dois terços dos empreendimentos fecham as portas antes de completar dois anos de mercado.

Muitas pessoas esquecem de realizar o estudo do mercado, fechar negócio com bons fornecedores ou conquistar novos clientes.

Esses processos levam um tempo para serem compreendidos, principalmente por quem não teve acesso a conteúdos de qualidade.

Como os bancos não fazem o aluguel de impressoras de dinheiro, acabam se preocupando com a possibilidade de retorno do valor investido, mas esse é um problema mundial, pois conseguir um empréstimo nunca foi fácil.

Uma dica é pedir a ajuda de algum economista para auxílio na tomada de decisões. Não se esqueça de fazer um bom plano de negócios e que todos os gastos sejam calculados antes de investir firmemente na empresa.

4 – Manter as portas abertas

O número de negócios que fecham precocemente é assustador, mas é uma realidade existente no Brasil. Isso ocorre por diversos fatores, como a falta de planejamento e a inexistência de uma experiência.

Entre os erros mais comuns, podemos destacar:

  • Não conseguir os melhores fornecedores;
  • Baixo lucro sem acúmulo para investimentos;
  • Capital de giro inexistente ou utilizado de forma errada;
  • Não saber fazer a precificação dos produtos e serviços;
  • Não criar um diferencial perante os concorrentes.

Esses são alguns dos erros mais comuns que ocorrem diariamente em diversas empresas que caminham para o fechamento das portas. Até mesmo produtos únicos como a venda de balões metalizados exige que exista um diferencial perante aqueles que compram.

Mais da metade das empresas fecham as portas em menos de cinco anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Portanto, é importante saber o que fazer para fugir dessa realidade e não virar estatística.

Vencendo todos os desafios

Ser dono de um negócio pode ser uma atividade bastante complexa, pois exige muito esforço e tempo, além de uma gestão humana, técnica, financeira e administrativa.

Porém, se fosse impossível superar essas dificuldades, não haveria nenhuma empresa no mundo e, felizmente, o cenário atual mostra que cada vez mais as pessoas estão se arriscando e criando seus negócios.

Entre todas as ideias, a criação de um e-commerce é uma das que mais se mostrou rentável e capaz de se sair bem perante os desafios já citados. Afinal, não é todo mundo que pode ter um crachá e cordão personalizado de patrão.

A inovação e a criatividade

Um dos maiores destaques perante ao novo consumidor é a capacidade de tratá-lo de forma especial, mesmo que o tratamento seja feito igualmente para todos.

Além disso, as redes sociais proporcionam a possibilidade de criar conteúdos criativos, que tem a função de aproximar as pessoas da sua marca, criando uma identificação e um relacionamento de parceria.

Dependendo da forma como você utilizar esses meios, será possível a obtenção de um grande destaque perante os concorrentes. Tendo o seu objetivo bem definido e sabendo sua área de atuação, grande parte dos gastos físicos podem ser investidos na rede.

O valor de um aluguel de salão pequeno, por exemplo, se investido em marketing digital, pode obter muito mais clientes em pouco tempo. O importante é não desistir e investir constantemente em novas estratégias.

Lembre-se de cuidar bem de suas finanças e não tenha receio de contratar uma assessoria contábil para empresas, para ter certeza de que não está colocando o seu pé onde não deve.

Portanto, o empreendedor precisa ter o desejo de investir seu tempo em novas façanhas para sempre descobrir algo novo, mas antes precisa estudar o mercado e realizar cada passo com cautela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.