O processo de vendas ganhou um grande parceiro com a adesão da internet, modificando os hábitos de compra dos consumidores e, em consequência disso, redefinindo as maneiras com as quais o mercado passou a trabalhar, em seus mais diversos processos.
Os métodos de produção são muito dependentes das tecnologias disponíveis em sua época, sendo possível expandir a escala de produção ou até mesmo automatizar todas as etapas de produção, modificando a relação de custos e ganhos, por exemplo.
Além das atividades internas, a implementação da internet à sociedade trouxe uma grande renovação aos procedimentos externos de um negócio, como os métodos de divulgação dessa companhia, assim como a forma com o qual se conecta ao público.
Ao pensar nessa mudança interna pode se destacar o trabalho realizado por um curso tecnico segurança do trabalho, que antes precisava ser administrado de forma presencial, mas que atualmente pode ser ministrado por meio de uma educação à distância.
Já ao focar no citado campo de divulgação, um negócio pode utilizar desses novos meios tecnológicos para aprimorar o seu contato com consumidores em potencial, através de uma plataforma otimizada justamente para se lidar com diferentes customizações.
Isso porque as redes sociais não só permitem o acesso de diversos usuários, mas trabalham também com um nível abundante de plataformas, cada uma contando com um conjunto diferente de ferramentas, especializadas para um segmento específico de público.
Entre as redes mais conhecidas e suas especificidades, vale destacar:
- Facebook (compartilhamento de diversos conteúdos);
- Instagram (focado em fotos e vídeos);
- Twitter (comentários e links curtos);
- WhatsApp (aplicativo de mensagens);
- LinkedIn (uma plataforma profissional);
- TikTok (rede focada em vídeos curtos).
Uma variedade de serviços que podem ser utilizados de acordo com os propósitos específicos de um negócio, como um vendedor de vidro neon, que além de contar com uma plataforma própria, pode utilizar das redes para divulgar os seus produtos.
Trabalhando com esse objetivo de se destacar nas redes, cabe ao empreendedor saber como desenvolver as suas qualidades no ambiente digital, afinal, se essa plataforma é utilizada com força pelo público, ela também está sendo acessada pelos seus concorrentes.
A necessidade ter uma identidade nas redes
Uma das formas na qual a internet está modificando o comportamento dos usuários é na relação que eles apresentam com as marcas, indo além do simples processo de compra, estando interessado também em outros conceitos desenvolvidos por uma companhia.
Um consumidor preocupado com as causas ambientais, por exemplo, pode decidir por fazer compra em um supermercado específico não só por causa dos preços praticados por esse estabelecimento, e sim pela sua distribuição de sacola ecologica em algodao.
Por outro lado, um cliente de uma boutique de luxo não compra suas roupas ali apenas pela qualidade das peças, por mais que isso seja importante para ele, mas também pelo valor social que foi agregado a essa marca, diante do seu trabalho de divulgação.
Apesar disso, trabalhar unindo a sua marca a um conceito específico não chega a ser algo inédito, pois é justamente a relação que nos faz lembrar de uma empresa específica, quando pensamos em uma marca de refrigerante ou uma companhia de conteúdos infantis.
A internet surge exatamente como um catalisador para esses conceitos, permitindo que uma empresa possa desenvolver de maneira extensa esses ideais, sendo eles comerciais ou carregando preceitos que serão positivos a longo prazo, conectando-se ao público.
Como um renomado escritório de contabilidade e consultoria, que utiliza as suas redes não apenas com o intuito de divulgar o seu trabalho, mas também com o objetivo de destacar alguns valores adotados pelo negócio, como a segurança dos seus clientes.
Ter uma identidade nas redes é também uma forma de diferenciar o seu produto ou serviço daqueles ofertados por empresas concorrentes, trazendo um conceito específico para os materiais comercializados pela sua empresa, destacando-os para o público.
Diversas plataformas, uma só voz
Tendo em mente a pluralidade das redes, é importante saber como lidar com essa ampla realidade, mantendo uma linguagem única para todas essas plataformas, de forma a unificar as mensagens e conceitos aos quais a sua empresa gostaria de ter a si conectados.
Para isso, existe a opção de produzir um conteúdo único e compartilhá-lo em diferentes redes, mas essa não é uma das melhores alternativas de negócio, por mais que tenha um custo menor e, em teoria, unifica as formas de diálogo adotadas pelo seu negócio.
O problema disso está no contato simplificado com a sua audiência, pois mesmo possuindo indícios que a identificam como o seu público, como uma portaria virtual remota com os usuários interessados em tecnologia, cada rede possui o seu estilo próprio.
Logo, uma postagem mais descontraída pode surtir um efeito positivo no TikTok, mas o mesmo não acontece no LinkedIn, no qual os usuários costumam consumir conteúdos mais formais, como a posição da sua empresa no mercado de ações, por exemplo.
A solução para esse problema é identificar o diálogo necessário para cada rede social, e de forma conjunta desenvolver conteúdos que, mesmo com modelos diferentes, trabalhem com um conceito específico, seja ele os valores da empresa ou de uma campanha específica.
Ao mesmo tempo, essa não é uma preocupação somente das grandes corporações, pois um microempreendedor também deve ter atenção ao tipo de diálogo que realiza em suas redes, principalmente para alguém que acabou de abrir o seu negócio.
Durante o processo de implementação do seu projeto comercial é importante ao mesmo tempo desenvolver o tipo de comunicação que será adotada pelo seu negócio, de forma a não só destacar o seu produto, mas também a empresa por trás dele.
Um fornecedor de balões para decoração de eventos pode evidenciar em sua fala nas redes a diversidade de formatos com o qual opera, assim como optar por um tom mais festivo, de acordo com os seus potenciais clientes, que buscam balões para suas festas.
Seja qual for o estilo adotado, toda empresa deve ter uma identidade clara nas redes sociais, de forma a deixar também claro o seu potencial comercial, o que pode afetar diretamente no seu número de vendas, ao se identificar com uma grande audiência.
Por isso, uma das melhores estratégias para se destacar nessas plataformas é através de conteúdos criativos, que repassem os objetivos almejados pela sua empresa, juntamente com um apelo que interesse à sua audiência de possíveis clientes.
Maneiras de se construir um conteúdo criativo
A ideia por trás do conceito de ser criativo é não seguir uma fórmula previamente estabelecida, invertendo os padrões ou apresentando conteúdos que fogem do que é esperado pelo seu público, conquistando assim a sua atenção, diante o inesperado.
Com isso em mente, parece meio contraprodutivo apresentar uma lista com dicas padronizadas sobre como realizar um conteúdo criativo, mas por trás de toda improvisação existe um trabalho bem fundamentado, que permite essas saídas criativas.
Sendo assim, o foco dos próximos tópicos não é destacar uma fórmula sobre como criar um conteúdo diferente, mas sim apresentar dicas sobre formatos que induzem um estilo mais diversificado.
Abuse do visual
Os elementos visuais são de grande importância para o mercado publicitário, que por meio de anúncios em revistas, outdoor e display personalizado consegue chamar a atenção do público para o produto ou serviço que ali está sendo destacado.
Nas redes sociais isso se multiplica, pois a internet é um ambiente com grande foco no visual, e com uma enxurrada de conteúdo na tela de navegação dos usuários, é preciso se atentar a esses detalhes para que as suas postagens despertem interesse no público.
Aposte em diferentes formatos
A diversidade de redes sociais é benéfica por causa da pluralidade de modelos de conteúdo que podem ser compartilhados em cada plataforma, como textos, imagens, vídeos e em muitos casos a junção desses diferentes formatos.
Para se destacar com os usuários é necessário acompanhar as modalidades de conteúdo mais consumidas do momento, como enquetes, desafios, sem contar os formatos em si, como os stories, ou IGTV ou o reels, focando especificamente no Instagram.
Foque na experiência do usuário
Assim como um cliente gosta de ser bem recebido em uma loja de roupas, ou em um escritório que trabalha com o aluguel de impressoras, ele também busca essa recepção calorosa nos serviços de internet.
Fora a importância de realizar um atendimento personalizado, tendo o apoio das informações coletadas pelas redes, é interessante trabalhar com conteúdos que destaquem a atenção e interação com os usuários.
É aqui que alguns conceitos clássicos do mercado tradicional se adaptam ao digital, como cupons, sorteios e eventos patrocinados, realizados por meio de ferramentas de transmissão ao vivo.
A partir desses conceitos, os conteúdos postados nos perfis comerciais do seu negócio poderão contar com um retorno muito mais positivo do público, podendo aumentar o seu número de vendas e ao mesmo tempo desenvolver a imagem da sua marca na sociedade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.