A movimentação de um negócio diz muito sobre o progresso do mesmo, de acordo com a relação de produtos vendidos ou serviços contratados, resultando no lucro desse empreendimento. Tudo sendo analisado pelo fluxo de caixa disponível neste negócio.
Por mais que os modelos de negócio venham se modificando com o tempo, adaptando-se aos interesses da sociedade, através da adoção das tecnologias vigentes, existe uma relação tradicional que continua a definir boa partes das negociações.
Nesse caso, estamos falando sobre os resultados em si de uma transação comercial, o que costuma ser definido como a recompensa financeira que move uma atividade. Como no salário recebido após a execução da sua força de trabalho em um emprego específico.
Para uma ONG (Organização Não Governamental), essa relação pode estar relacionada com o número de doações recebidas, ou de associados que foram atingidos por uma campanha de Natal dessa organização, em busca de fundo para a compra de um fornecedor de produtos de limpeza , entre outros materiais.
Já quando se pensa no mercado comercial, esses índices de sucesso costumam estar associados à quantidade de dinheiro que entra em seu caixa de registro, com base na oferta dos seus produtos para um público consumidor.
Ao mesmo tempo, é importante para um empreendedor compreender que essa entrada de capital não é algo imutável, dependendo de uma série de fatores relacionados à situação dessa empresa no mercado, e com os seus clientes reagem aos seus serviços.
Junto a isso, é preciso que esses administradores saibam como melhor conduzir tais quantias, investindo no seu próprio negócio para que mesmo cresça e tenha melhores condições de receber resultados ainda mais positivos.
Como um curso direção defensiva, que através dos lucros recebido em sua sede recebe quantia suficiente para investir em novas filiais, expandindo o seu negócios para diferentes regiões.
Para isso, é necessário apenas contar com um recorrente fluxo de caixa, sempre em movimento, comprovando a capacidade do seu empreendimento de se adaptar ao mercado vigente.
Mas para se chegar a tal nível de sucesso, primeiro é necessário compreender tal conceito.
O que é um fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é um termo que trabalha com a relação de dinheiro que entra e sai de um negócio, ou seja, o cálculo entre a entrada de receitas e a saída de despesas, tudo sendo analisado dentro de um período específico de tempo.
Pensando em um exemplo específico, pode se pensar em um fornecedor de materiais metálicos, cujo lucro é alcançado a partir da venda de produtos disponíveis em seu acervo, como portões, grades de segurança e com uma empresa de cobertura metálica para garagens e galpões.
Para conseguir ofertar tais produtos essa empresa precisa contar com o apoio de fornecedores dessa matéria-prima, gastos com os serviços de divulgação de tal negócio, além do pagamento mensal a funcionários e colaboradores.
Uma relação que se expande de acordo com o sucesso desse empreendimento, tendo que lidar com um número maior de associados e de materiais para a confecção dos seus produtos, representando gastos, no entanto sendo custos necessários para se obter lucros.
Quanto maior for o tamanho desse negócio, maior também serão as responsabilidades das pessoas que administram tal empreendimento, com uma simples análise manual, através de documentos e planilhas, não sendo suficiente para dar conta de averiguar tantos dados.
E é por isso que o mercado aposta cada vez mais em softwares voltados ao mundo financeiro, de forma a otimizar o manuseio dos ativos relacionados à uma empresa, de forma a identificar melhores estratégias e opções de como comandar o seu negócio.
O que pode ser constatado por um escritório de consultoria contábil, que compreende a relação íntima que um projeto comercial tem com o seu fluxo de caixa, sendo o principal índice sobre o sucesso ou dificuldades desse negócio.
Sendo tal associação apenas uma entre os diversos benefícios que uma companhia pode alcançar ao analisar de forma profunda o fluxo de caixa do seu empreendimento.
As vantagens de ter um bom fluxo de caixa
Não é muito complicado entender como medir o sucesso de um negócio, a partir da já citada relação entre os custos e ganhos de um empreendimento, chegando a um conceito conhecido como o lucro líquido e o bruto.
Algo fácil de ser compreendido ao verificar um comprovante mensal de pagamento de um trabalhador, no qual se encontra disponível o seu salário líquido, ou seja, o valor total recebido pelo seu ofício, sem a retirada de impostos e o pagamento de benefícios.
O valor que mais importa para esse empregado é o salário bruto, representando a quantia final que ele irá receber pelas atividades exercidas dentro daquele período de tempo, já tendo sido descontado de qualquer tributo relacionado.
Essa situação não é muito diferente para uma companhia de valor comercial, como uma empresa que realiza serviços de portaria, no qual o seu fluxo de caixa irá definir a prosperidade dos seus investimentos associados a esse projeto.
Contar com uma boa gestão do seu fluxo de caixa permite a um empreendimento terá acesso a diferentes benefícios, tais como:
- Melhor gerenciamento de gastos;
- Maior controle financeiro;
- Um planejamento financeiro seguro;
- Apoio na tomada de decisões.
Uma série de possibilidades que dará ao administrador desse negócio a capacidade de conhecer melhor o seu empreendimento, incluindo um melhor domínio sobre atividades que irão garantir um maior desenvolvimento do seu negócio.
Uma situação na qual é fácil pensar na expansão desse projeto, mas muitas vezes o seu aprimoramento começa a partir das atividades internas. Como na compra de produtos para maquina de cafe, dando maiores opções de consumo para os seus funcionários.
Um investimento interno capaz de melhorar o nível de trabalho produzido por sua equipe, após os mesmos se sentirem reconhecidos pelos seus gestores. E essa aplicação só é possível caso a empresa possua uma entrada frequente de recursos financeiros.
Tudo para que o seu projeto consiga investir em si mesmo, sem prejudicar o futuro do seu negócio, pelo contrário, sendo capaz de alongar o sucesso do seu empreendimento.
E se crescer é o objetivo de praticamente todo investidor, em relação ao seu empreendimento, é importante saber como melhor administrar o seu projeto, observando o nível do seu fluxo de caixa.
Como otimizar o fluxo monetário da sua empresa
Para garantir o progresso financeiro do seu negócio é considerável observar a fundo todos os movimentos realizados dentro da sua empresa, como a entrada e saída de funcionários, o fluxo de mercadorias no estoque, com a movimentação financeira não sendo diferente.
Logo, para garantir que um fluxo de caixa positivo seja encontrado em seus negócios, com os seus lucros superando a sua taxa de despesas, é importante estar atento para uma série de atividades.
Controle a entrada e saída diária de ativos
Independente da sua área, é comum que um negócio conte uma movimentação frequente de valores, de acordo com as vendas realizadas e os gastos associados à manutenção de tal empreendimento, como na compra de materiais, entre outros fatores.
Quando se pensa em um negócio grande, como uma fábrica de guarda corpo metálico, esse fluxo é ainda mais constante, logo é importante analisar essa relação de forma diária, com softwares específicos podendo ajudar nessa averiguação de grande complexidade.
Registre todos os dados
A administração de um negócio é cercada por diversas eventualidades, como o estouro de um cano dentro de um estabelecimento comercial. Para resolver tal empecilho, uma parte da receita da empresa precisa ser direcionada para a contratação de um encanador.
O que não pode acontecer é deixar de lado esse gasto não previsto, ignorando a necessidade de anotar essa despesa na planilha de custos da empresa, podendo causar um rombo nas finanças do projeto, se o administrador não conhecer a origem de tal gasto.
Tenha um bom relacionamento com os clientes
De fato o mundo dos negócios é regido por uma certa imprevisibilidade, mas quanto mais seguro um gestor estiver a cerca da tomada de decisões em seu empreendimento, maiores serão as chances de sucesso do mesmo.
Para isso, é importante contar com clientes fidelizados, que irão trazer um lucro premeditado e constante para uma empresa. Como um usuário que pesquisa pelo melhor curso de comissário e termina como um aluno matriculado da sua instituição educacional.
Não deixa de cobrar inadimplências
Quando se pensa em um negócio pequeno, como uma revendedora de maquiagens, é fácil conhecer os seus clientes e o seu índice mensal de pagamentos, já em um grande conglomerado essa relação torna-se um pouco mais complicada.
Portanto, é importante contar com uma planilha avançada, que tenha os dados de todos os seus clientes, permitindo que uma empresa consiga cobrar possíveis dívidas, que podem ocorrer até mesmo por um esquecimento dos clientes, visto a sua variedade de transações.
Uma série de possibilidades que permitem a um negócio ter um maior controle sobre o seu fluxo de caixa, de forma a garantir que a relação entre a entrada e saída de recursos financeiros em sua empresa ocorra da melhor maneira possível para o seu administrador.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.