O comércio eletrônico ou e-commerce é uma modalidade que tem se expandido, movimentando a economia desde o início de sua popularização, por volta dos anos 2000, e se mostra como uma tendência que se manterá nos próximos anos.
Atualmente é possível fazermos as mais diversas transações comerciais pela internet, encontrar praticamente qualquer produto e/ou serviço, e até mesmo realizar transações financeiras, como um emprestimo empresarial com garantia de imovel.
Esse cenário chama a atenção de empreendedores em todo o mundo, e se você é um deles esse artigo é para você.
Trouxemos aqui uma introdução sobre o que é essa forma de comprar e vender pela internet e o porquê de se destacar tanto. E claro, dicas valiosas para você investir na sua ideia. Leia e confira.
E-commerce, loja virtual e marketplace
Podendo englobar tanto empresas B2B (Business to Business), que atuam para outras empresas, quanto o B2C (Business to Client), que visa como alvo o consumidor final, existe uma certa confusão entre esses termos.
Comércio eletrônico é um termo genérico que compreende todas as transações comerciais realizadas por meios online, como:
- Sites;
- Blogs;
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- Chatbots.
Em outras palavras, um e-commerce é um empreendimento digital que utiliza as ferramentas citadas principalmente para o atendimento ao cliente quanto para vendas, como uma empresa de topografia que se insere no meio digital.
Complementarmente, outros setores como o controle de estoque, de finanças e o próprio marketing, também podem ser automatizados, o que pode facilitar e agilizar muito uma série de processos internos.
Outro ponto importante de se considerar são os tipos de produtos comercializados, que podem ser tanto produtos físicos ou digitais, desde softwares, games, mídias ou até serviços digitais, como backup para empresas.
Já uma loja virtual é o seu portal de vendas em si, o que é uma parte fundamental do e-commerce, mas não um sinônimo.
E marketplace é uma variação nessa modalidade na qual a loja virtual não é própria de uma determinada marca. Ele é uma plataforma na qual várias empresas diferentes podem anunciar seus produtos e serviços.
Nestes locais você encontra os mais diversos tipos de anúncios e empresas, desde objetos de vestuário, móveis e imóveis, serviços de contabilidade, entre tantas outras possibilidades.
Devido à simplicidade para gerenciar, é uma opção interessante para quem não possui domínio de ferramentas como sites e aplicativos de vendas.
Além disso, como faz uma intermediação do processo de venda, assume certa responsabilidade sobre o processo de entrega e sobre a qualidade do produto comercializado, o que pode trazer maior credibilidade para quem está começando.
A importância e o destaque do e-commerce
Entre as principais vantagens do e-commerce estão o preço, a praticidade e a comodidade para o consumidor. Imagine uma distribuidora especializada em produtos para maquina de cafe. Como os custos com a estrutura física e vendedores são reduzidos, o preço final também é.
A conveniência de poder realizar uma compra a qualquer hora de qualquer lugar também traz o comércio eletrônico para o gosto do público, potencializando chances de vendas.
Segundo a Statisa, em 2019 o e-commerce representou 14% das vendas em varejo no mundo, mostrando um crescimento de 18% neste ano, de acordo com ABComm.
Alguns desafios ainda se fazem presentes, como a segurança e os prazos de entrega, mas com seu comércio eletrônico bem estruturado será fácil lidar com essas situações.
As melhores dicas para seu investimento
Agora que você já entendeu melhor o que é o comércio virtual e como ele se destaca para o consumidor, veja as 7 dicas que separamos para um bom investimento.
Integre o físico e digital
Essa dica é voltada para negócios híbridos, de empresas que contam tanto com o e-commerce quanto com a loja física: Busque sempre a integração entre seu ambiente físico e digital, desde a imagem da empresa, cores, atendimento e funcionalidades.
Uma empresa especializada em distribuição e serviços de despacho aduaneiro, por exemplo, pode permitir que o cliente faça a retirada do produto adquirido de forma on-line, em uma loja física.
Crie um site personalizado
Invista em um bom site, afinal sua loja virtual é o espaço da sua marca no ambiente digital, literalmente, é sua casa. Planeje essa etapa com cautela, com um estudo estratégico de seus objetivos e pleno conhecimento do seu negócio.
Garantir a personalização, deixa o site com “a cara” da sua marca, mantendo a identidade do negócio. Pense em cada detalhe, como cores, fontes e imagens.
E não é só o design que merece cuidado. Pense criteriosamente sobre a gestão e a logística da empresa. E esse ponto é tão importante que falaremos dele novamente.
Invista também técnicas de SEO (Search Engine Optimization). A otimização para os mecanismos de busca, como o Google ou Yahoo, o que também é fundamental.
Afinal, é assim que você garante que sua empresa será a melhor resposta para as dúvidas e pesquisas dos usuários nesses buscadores.
Crie um ambiente responsivo
O uso de dispositivos móveis é uma grande tendência, e hoje já fazemos a maior parte de nossas atividades on-line em tablets e celulares.
Estar atento a isso é fundamental, então prepare seu ambiente virtual para ser responsivo, de forma que as páginas se ajustem automaticamente a tela de cada aparelho, fornecendo uma navegação simples e confortável para o usuário.
Foque na experiência do cliente
Aliás, sempre tenha como foco o sucesso da experiência do usuário. Os bons resultados de um e-commerce, assim como em qualquer tipo de comércio, dependem da satisfação do cliente. Alguns pontos importantes são:
- Ofereça informações completas, relevantes e atualizadas;
- Categorize e organize seu site para ficar intuitivo;
- Ofereça suporte ao cliente;
- Garanta imagens de qualidade e fidedignas aos produtos;
- Tenha um layout atrativo, bonito e simples;
- Forneça espaço para avaliações comentários, gerando credibilidade.
O segredo é oferecer uma experiência de compra satisfatória, esclarecendo as dúvidas de seus consumidores e priorizando a praticidade.
Invista em logística
A logística é um ponto fundamental a ser considerado, e seu objetivo sempre deve ser a agilidade e, repetindo, a praticidade. Prazos mais curtos e fretes mais baratos são estratégias muito interessantes para potencializar resultados.
Ao optar por uma loja virtual, principalmente associado a uma boa estratégia de marketing, é provável que surjam mais demandas, e lidar com isso é um ponto-chave para o sucesso do negócio.
Invista nas redes sociais
As redes sociais também são ferramentas fundamentais para o comércio eletrônico, e hoje em dia se mostram ainda mais relevantes devido ao isolamento social.
São diversas as opções, muito específicas de cada público-alvo. Saber interagir no lugar certo e com a linguagem certa é o que potencializará resultados e o alcance do seu negócio.
Use as redes sociais como forma de apresentar seus produtos, serviços e novidades, mas também use para se aproximar do seu público, estreitar laços e aumentar o conhecimento dele sobre a marca.
As campanhas com anúncios pagos, que fornecem a opção de segmentar o público e direcionar seus esforços para o público certo, também são funcionalidades que devem ser aproveitadas, podendo envolver baixíssimos investimentos.
Pense como uma empresa de assessoria contábil para empresas perde tempo e oportunidades ao direcionar esforços para um público de adolescentes, para darmos um exemplo bem contrastante.
Invista em marketing de influenciadores
Contar com o apoio de influenciadores digitais também pode trazer resultados significativos para sua estratégia.
Ao trabalhar com pessoas que já possuem um grande número de seguidores e que contam com o poder de influenciá-los, seu negócio pode ganhar grande visibilidade, e rapidamente.
Considerações finais
O e-commerce tem se mostrado como um excelente meio de negócios frente aos desafios atuais, alvo de interesse tanto para empreendedores quanto para consumidores, principalmente devido a sua praticidade, para ambos os lados.
Tomar a decisão de investir em uma loja virtual pode ser muito interessante para quem está começando um negócio ou pretende potencializar resultados e fazer uma empresa crescer ainda mais.
Com conhecimento, planejamento estratégico e controle logístico é possível fazer um investimento seguro, com resultados rápidos e concisos.
Seguindo um estudo criterioso de mercado e marketing é possível trazer bons resultados para empresas que atuam tanto com atacado quanto varejo.
O e-commerce pode, ainda, abrir novas portas para aquelas especializadas em serviços, como a instalação de sistema de filtragem de água de chuva.
Nesse artigo trouxemos 7 dicas para produzir resultados satisfatórios e tornar seu e-commerce uma referência em sua área de atuação.
Para saber mais, aconselhamos buscar uma empresa especializada em marketing digital ou formar uma equipe com profissionais competentes e criativos. Certamente valerá o investimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.