Marketing de produto dicas para utilizar a estratégia em suas vendas de final de ano


O último trimestre, época de festas de fim de ano como Natal e ano novo, certamente, acaba aumentando as vendas. Tendo isso em vista, você, provavelmente, quer aproveitar essa época de altas das vendas, não é? Então aprenda mais sobre Marketing de Produto.

Para ajudar, este texto tem como objetivo te dar algumas dicas úteis para que você potencialize ainda mais suas vendas, não importa qual seja o seu produto, podendo ir de brinquedos e roupas até bolsa termica personalizada e alimentos.

Pois bem, siga a leitura e conheça as principais dicas para fazer um Marketing de Produto de sucesso, que te ajude, principalmente, na melhoria dos resultados e dos números como um todo.

1 – Deixe seu estoque em dia

Essa dica é bastante certeira, afinal, é claro que para vender mais você deve deixar os produtos em dia. Ou seja, não deixe nada faltando, até porque já imaginou você ter quem se interesse por seu produto e não o ter em estoque?

Por exemplo, se seu negócio faz adesivo e você não tem algum material para fazer o item, isso atrasará a venda ou até acontecerá uma desistência. Então, todo o cuidado com seu inventário deve estar dia, principalmente para ser uma empresa de adesivo impresso completa.

Ademais, o ideal é que se faça uma avaliação de suas vendas e quais são as tendências do mercado daquele ano. Lembre-se, o objetivo é atender exatamente às necessidades do consumidor.

Afinal, isso é uma forma de conseguir não gastar dinheiro à toa, bem como de também ajudar mais em seus lucros.

2 – Alinhe toda a logística do seu negócio

Em geral, já existe um pensamento entre os consumidores de que as compras via e-commerce nesta época do ano atrasam – o que cabe ao seu negócio provar que não é verdade.

Ou seja, não interessa o motivo se é da loja, dos serviços de despacho aduaneiro ou da transportadora, o resultado é sempre o mesmo: o consumidor insatisfeito e receoso de passar de novo por essa situação.

Então, para que sejam evitadas essas situações desgastantes, faça boas parcerias em transportes e treine adequadamente seus colaboradores para que sejam ágeis. Inclusive, considere aumentar seu time, pois a demanda aumenta muito no fim de ano.

3 – Faça a otimização de processos

Tente surpreender os seus consumidores com entregas ágeis e dentro do prazo, mesmo o fim do ano sendo corrido. Adquira tecnologias novas, lembre-se: isso é um investimento e não um gasto, então, você será recompensado.

Também faça a aquisição de ferramentas seguras e consistentes para melhora da relação com seus clientes, não importa se você vende brinquedos, roupas, etiqueta para automação comercial, entre outros, bom relacionamento com o cliente é sempre importante.

Ademais, busque eficiência em sua gestão, um software ERP (Enterprise Resource Planning), e faça o controle financeiro de seu negócio, assim como a conciliação de pagamentos. Por fim, deixe sua equipe a par de todas as situações.

4 – Tenha um preço justo

Seja inteligente na hora de definir os preços, lembre-se que baixar demais o valor pode acabar afetando seu lucro. Nesse ponto é bom ser inteligente e ter um equilíbrio na sua margem de lucro e no valor de mercado.

Imagine que você venda brindes corporativos, então, uma garrafa de metal pode ser vendida por R$ 50 e um caderno por R$ 15, o importante é que você tenha você tenha uma margem de lucro maior em produtos de baixo custo e uma margem de lucro menor em produtos mais custosos.

Além disso, tente usar ferramentas de precificação dinâmica para monitorar os preços de seus concorrentes, principalmente para sempre estar atualizado, principalmente porque fazer isso manualmente leva tempo e você pode perder seu concorrente de vista.

5 – Chame a atenção de seus clientes

Um consumidor quando chega ao e-commerce, não é apenas a demanda que ele tem que vai em busca, mas também de ofertas. Então, mesmo que ele não compre nada, mas você acabe chamando sua atenção de alguma forma, essa será grande a chance de ele voltar.

Pensando nisso, faça um mix de produtos para montar a sua loja virtual. Tente tirar boas fotos com o giro 360º, talvez até vídeos para apresentar o produto.

Além do que foi dito, faça um destaque ao preço e aos parcelamentos, principalmente quando os produtos possuem um valor muito elevado. Também deixe em evidência o botão comprar para dar a impressão de urgência.

6 – Seduza o cliente a fazer compra antecipada

Os últimos dias antes do Natal acabam deixando os consumidores em estado de êxtase, pois muitos deixam para fazer a compra na última hora, o que pode acarretar em transtornos nas encomendas de todos os setores.

Ou seja, isso pode ser complicado para a entrega de muitos itens, desde brinquedos, roupas, alimentos, papel sublimatico tratado, eletrônicos e outros produtos.

Então, para que não aconteça grandes empecilhos, tente seduzir o cliente com a ideia de comprar antes. Isso porque muitos esperam o fechamento da fatura do cartão de crédito, então estenda o prazo de pagamento no boleto bancário.

Dê para o cliente melhores opções de parcelamento e deixe ele mais tranquilo sobre as entregas. Faça incentivos para atraí-los, como trocas gratuitas, brindes, cupons de descontos e outros. Ou seja, tente encontrar algo que possa ser persuasivo.

7 – Faça promoções de forma criativa

Promoções atraem todos os públicos, em todas as áreas, desde doces, eletrônicos, serviços terceirizados esocial, qualquer uma. Sendo algo que é notado por todos, então é necessário usar sua criatividade nesse momento.

Pensando nisso, faça kits de produtos, dê descontos de acordo com a quantidade de produtos, faça cestas natalinas, personalizações, doces, entre outros. Crie promoções que tornem sua visibilidade alta nas redes sociais, compartilhando imagens ou via hashtag.

8 – Use as redes sociais

Impossível pensar numa loja virtual sem o marketing digital, é como uma administradora de condomínios comerciais sem os funcionários de administração, ou seja, um desastre e uma confusão.

Assim, uma loja que não pode ser vista, não será lembrada na hora da compra. Porém, não bote todo o dinheiro nisso, faça uma estratégia em cima dessa época.

Se você trabalhou bem o seu Inbound Marketing no ano todo, você possui a vantagem de uma audiência que você criou. Entretanto, se não trabalhou ao longo do ano, ele não vai fazer magicamente o trabalho do dia para noite.

Desse modo, se trabalhou com Inbound, apenas reforce a comunicação com e-mails marketing e SMS, faça interação nas redes sociais para ganhar visibilidade e ficar no topo da timeline.

Caso você não tenha trabalhado com Inbound faça links patrocinados, eles acabam sendo importantes na estratégia de vendas nesta época, monte uma boa equipe de produtos e faça campanha para cada produto.

9 – Aposte em smartphones para alavancar as vendas

Por muitas vezes quem está fazendo a pesquisa de produtos pode não estar usando especificamente um computador. Em alguns casos são pessoas que estão no ambiente de trabalho ou simplesmente em transporte público.

Então, é exatamente essa função do smartphone, fazer com que a informação chegue via internet, inclusive na hora de realizar a compra. Por isso, não deixe esse impulso dos consumidores em finais de ano por compras passar, faça um investimento nos sites mobiles.

Caso você já possua um site mobile, faça uma análise no que pode melhorar nele, para que você torne a experiência do consumidor muito mais agradável. Teste todos os elementos de seu site para que tudo seja executado de maneira correta.

Também pense em fazer um investimento nos aplicativos de vendas ou colocar seus produtos nos marketplaces que já possuem configuração para os smartphones. O importante é que você consiga seduzir seus clientes em qualquer aparelho.

10 – Dê continuidade pós Natal

Mesmo com o Natal acabando, as vendas ainda continuam e você ainda pode lucrar fazendo apostas em ofertas nesse pós-Natal. Inclusive, muitos perceberam o surgimento dessas ofertas após as festas acabarem, e isso pode ser um diferencial para seu negócio.

É um momento em que os produtos remanescentes devem sofrer uma repaginada, isso é, mudanças nas imagens e preços.

Conclusão: revisando os tópicos

Agora que você já viu todas as dicas que separamos neste conteúdo, vamos relembrar todos os tópicos para que você não se esqueça e já comece a trabalhar dentro da sua empresa:

  • Deixe seu estoque em dia;
  • Deixa alinhada toda a lógica do seu negócio;
  • Faça a otimização de processos;
  • Faça um preço justo;
  • Chame a atenção de seus clientes;
  • Seduza o cliente a fazer compra antecipada;
  • Faça promoções de forma criativa;
  • Faça uso das redes sociais;
  • Faça uma aposta em smartphones para alavancar as vendas;
  • De continuidade pós Natal.

Pois bem, agora cabe a você montar o planejamento da empresa e começar a atrair os consumidores que tenham relação com o produto vendido pela sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.