No início de qualquer abertura de empresa, é fundamental que o empresário tenha alguns cuidados para que o negócio seja promissor. Um desses cuidados, é a pesquisa de mercado que previne a falência da companhia.
Em um panorama geral, um quarto das empresas no Brasil tendem a falir em menos de dois anos de atividade. Metade das mesmas, em menos de cinco anos fecham as portas, de acordo com a pesquisa levantada pelo Sebrae.
Diante das informações acima, é inevitável ser pessimista quando o assunto é criar uma empresa. Entretanto, nem tudo é complicado.
Há uma maneira para saber se o negócio possui chances de ser promissor em um mercado tão peculiar, como é o brasileiro. Basta ir atrás de informações, é através delas que a sua empresa terá um direcionamento melhor.
De longe, o ato inicial que o empresário precisa iniciar é a coleta de informações estratégicas que serão úteis para saber se o segmento em que a empresa irá trabalhar, está favorável ou não.
Podemos pegar o exemplo de grandes tendências que o mundo está presenciando, como as impressoras 3D. Pelo fato de desenvolverem objetos em tempo real, as pessoas estão cada vez mais atraídas por este produto.
O filamento 3D é um componente que permite a criação de objetos diferentes, e esse tipo de produto pode servir como um motivo principal para desenvolver uma pesquisa de mercado, para saber a opiniões e críticas dos consumidores sobre o mesmo.
No mundo dos negócios, é fato que uma coisa sempre leva a outra. Aproveitando que o assunto é sobre impressoras 3D, que são capazes de fazer até estruturas de produtos específicos como bolsas de acrílico, a pesquisa pode ser conduzida para os dois produtos, tanto a impressora quanto a bolsa.
Objetivamente, a pesquisa de mercado serve principalmente para as pessoas tomarem decisões melhores, e com mais segurança.
A pesquisa também é uma ferramenta que pode ser utilizada no momento em que uma empresa está cogitando lançar um novo produto.
Através da coleta de dados, o gestor responsável pela companhia saberá o quanto o público-alvo está disposto a investir no produto.
Uma empresa que está desenvolvendo um produto, como uma impressora colorida para alugar, é de suma importância que a companhia saiba o quão útil será esse equipamento para o público-alvo.
Além de saber a posição financeira dos consumidores diante da nova proposta da empresa, há também a possibilidade da pesquisa ser conduzida para saber quais as características que o público deseja no produto final.
De forma resumida, a pesquisa de mercado é:
- Desenvolver documentos para facilitar decisões;
- Facilitar a resolução de problemas;
- Conhecer o situação do mercado;
- Conhecer as necessidades dos consumidores;
- Conhecer os hábitos dos clientes;
- Possuir informações para se manter no topo;
- Detectar novos nichos de clientes.
Dependendo de como a pesquisa é conduzida, ela fornecerá informações úteis que servirão para conhecer melhor o mercado, obviamente, mas além disso, o responsável direto pelo desenvolvimento da pesquisa conhecerá seus concorrentes, o público-alvo e o seu próprio negócio.
Qualquer empresa pode fazer a pesquisa?
É comum que empresários tenham dúvidas sobre a pesquisa de mercado, e dentre elas, é sobre se todas as empresas estão aptas a participarem do levantamento de dados, até as mais diferentes, como uma empresa que trabalha com locação de grades de contenção.
De forma direta, todas as empresas estão aptas a desenvolver uma pesquisa de mercado. Multinacionais, startups e até mesmo consultores individuais possuem a liberdade de fazer a pesquisa. Independente do porte do negócio, o objetivo principal da pesquisa é ajudar a tomar as decisões corretas.
O que pode variar de pesquisa para pesquisa, é o orçamento investido para conduzi-la. Por exemplo, empresas maiores costumam ter um investimento maior, com amostras ou volumes maiores de pesquisas.
É importante ter em mente que, cada mercado possui uma necessidade de pesquisa diferente, isso é, empresas que trabalham com serviços sabem que é importante medir a experiência que os clientes têm ao usarem o serviço prestado pela companhia.
De uma forma ou de outra, se você está iniciando ou já tem a um tempo com a sua empresa, a pesquisa de mercado tende a só acrescentar nos resultados da companhia.
Dentro do mundo dos negócios, os empresários sempre buscam chegar mais longe com a sua companhia, e isso envolve tanto as metas batidas, quanto o alcance da mesma através da experiência dos clientes.
Logo, sabemos que praticamente todas as alternativas de potencializar um negócio é, sem dúvidas, bem-vinda.
Como fazer
Não há uma fórmula para que a pesquisa de mercado seja feita, mas como já comentamos, a mesma trata-se da coleta de dados estratégicos que são úteis para a empresa atingir resultados satisfatórios.
A pesquisa de mercado é geralmente usada para fins empresariais, entretanto, ela é usada até mesmo para outras finalidades, como desenvolver um material para campanha eleitoral, coletando opiniões de possíveis parceiros para criar uma campanha de sucesso com a população.
Contudo, a pesquisa pode utilizar fontes de dados primários, que nada mais é quando um responsável se move para conseguir as informações.
Por fim, tem as fontes de dados secundários, que são aquelas informações que já foram coletadas e sistematizadas.
Geralmente, essa pesquisa possui uma forma visualmente atraente para que, tanto as pessoas comuns quanto as empresas consigam absorver melhor os dados levantados.
Obviamente, a pesquisa também pode ser feita com visitas a empresas que são similares à sua. É importante que, no momento dessas visitas, o responsável pela pesquisa esteja acompanhado por um profissional do segmento.
Pesquisa de mercado online
Durante muito tempo, a sociedade vem trabalhando a ideia de que ninguém mais deve trabalhar com o achismo.
De fato, isso faz ainda mais sentido quando o assunto é decisões empresariais, afinal, atualmente é através de dados que as decisões são tomadas.
Quando se trata de decisões, automaticamente estamos falando de segurança, ambas as palavras andam juntas.
Para isso, é necessário ter segurança para tomar as decisões, e a internet surgiu como uma alternativa para melhorar o desenvolvimento das pesquisas.
Estamos falando da pesquisa de mercado online, que por sua vez, além de proporcionar mais segurança, é ainda mais acessível pelo fato da internet estar em constante ascensão.
Por exemplo, o empresário pode aproveitar para saber quais informações seus consumidores iriam querer nas opções de fachadas comerciais em 3D.
A internet também tende a facilitar algumas ações que são comuns entre as empresas, como acompanhar métricas e resultados direto da nuvem, e o melhor, isso pode acontecer em qualquer lugar. Lógico, desde que o local tenha internet.
A facilidade de uma pesquisa de mercado online é ainda mais visível quando o único fator que pode ser uma barreira para executar a mesma, é unicamente a conexão de internet.
Além da facilidade, a pesquisa de mercado online também tem outras vantagens. Veja abaixo.
Resultados muito rápido
Por se tratar de uma pesquisa feita em âmbito digital, a tecnologia favorece o processo mais importante quando é realizada uma coleta de dados. Logicamente, estamos falando do resultado. Ao lançar um questionário, geralmente, são 5 dias úteis para o resultado final.
Saindo um pouco do objetivo principal da pesquisa de mercado, é importante lembrar que a mesma pode ser conduzida para resolver problemas internos ou promover campanhas, que podem disponibilizar um chaveiro personalizado brinde, e outros tipos de brindes que servem como uma motivação para os funcionários.
Preços mais acessíveis
A pesquisa de mercado online é, de longe, a opção mais barata para coletar os dados estratégicos. Isso porque, basta apenas ter pessoas competentes para conduzir a pesquisa de forma condizente com a necessidade da empresa.
É através da pesquisa, por exemplo, que a companhia saberá se há a necessidade de um lacre de segurança void no produto, e outras características que o público pode pedir.
Painel de respondentes
Felizmente, há sites que facilitam o alcance da sua pesquisa. Resumidamente, esses sites já possuem um banco de dados com pessoas com determinados interesses, e de acordo com a pesquisa, a mesma será lançada para pessoas potencialmente interessadas pelas perguntas.
Acompanhamento em tempo real
Realizar a pesquisa de forma digital vai além da obtenção de respostas rápidas, há também a vantagem de conseguir acompanhar em tempo real como o público-alvo está respondendo as perguntas.
De certa forma, isso ajuda os responsáveis no desenvolvimento da proposta da empresa.
Faça você mesmo
Como já citamos, a pesquisa é uma coleta de dados, ou seja, você precisa somente de internet para criar uma pesquisa de mercado online, basta traçar o perfil do público-alvo, sabendo seus interesses, necessidades, dores e anseios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.