Princípios do marketing para aplicar em sua empresa


O marketing é parte vital para toda e qualquer empresa que deseja expandir seus negócios e aumentar seu alcance e autoridade dentro do segmento de mercado onde atua. Por isso, sempre é importante ter uma base sólida do que é o marketing e como ele funciona.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar e desenvolver os princípios do marketing para aplicar em sua empresa, entendendo melhor esse conceito e explorando as diversas oportunidades que o mesmo abrange dentro do mercado.

Seja um projeto de sistema de combate a incêndio ou simplesmente uma grande logística, o marketing sempre fez parte da vida de diversas organizações, e com os tempos atuais, não seria diferente. Pode-se dizer que o mesmo está em constante evolução e adaptação.

O mesmo é o responsável por vender a imagem da marca, promover seus diversos produtos e serviços e fazer com que ela seja reconhecida perante as pessoas, que seu trabalho seja lembrado e gere aquele interesse genuíno nos leads e futuros clientes.

Com a chegada da internet e o avanço da tecnologia, mesmo uma marca focada em controle de estoque e emissão de nota fiscal entende a necessidade de investir cada vez mais em marketing.

Assim como a estratégia evolui, as pessoas também, fazendo com que tenham interesse em coisas diferentes.

Da maneira que tudo muda e se adapta, se torna normal que existam princípios a serem seguidos para que o objetivo e linha do marketing se mantenha. Ou seja, apesar dos meios serem diferentes, o objetivo sempre permanecerá o mesmo.

Isso torna muito interessante para as mais diversas organizações presentes no mundo pois, mesmo seguindo tais princípios, uma empresa que comercializa peças para máquina de lavar teria a possibilidade de realizar suas promoções e divulgações de maneira muito parecida com uma logística, se adaptando apenas ao meio e ao segmento.

Mas, quais são os princípios do marketing? Como eles podem afetar um negócio? Existe alguma linha de raciocínio que deve ser seguida para que eles sejam efetivos? Esses princípios podem ser mudados? Eles são aplicados até mesmo na comercialização de PCE produtos controlados?

A resposta dessas e de muitas outras perguntas pode ser encontrada nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado, além de explorarmos ao máximo esses princípios, aumentando o seu conhecimento e forma de adaptá-los para a sua empresa.

O conceito dos princípios

Para entender melhor porque a essência do marketing é dividida em alguns princípios, vamos imaginar que todo o processo de marketing de uma empresa, mesmo que seja uma especialista de impressão UV, seja um projeto.

Um projeto possui três pilares muito fortes que, quanto melhor integrados, melhor será o resultado final, que são o tempo, recurso e escopo.

O escopo seria todo o planejamento que envolve o projeto, os recursos são o que se tem disponível para investir no projeto, como dinheiro e mão de obra. E o tempo é a quantidade de dias, semanas, meses que será necessário para concluir o projeto.

Quanto mais integrados estiverem esses pilares, melhor será o resultado final e, independente se a marca comercializa ou não ventilador com umidificador industrial, isso pode ser aplicado diretamente no marketing.

Quando pensamos em tais princípios, podemos apontar três que fazem toda a diferença no momento de planejar o marketing da organização e que realmente capturam a essência do que se precisa para promover uma marca.

Eles são: agregar valor para o cliente, oferecer vantagem competitiva ou um diferencial, e saber ouvir o seu cliente.

Dessa forma, podemos destacar alguns benefícios como:

  • Maior alcance e autoridade da marca;
  • Presença online mais forte;
  • Engajamento muito maior;
  • Maior número de vendas.

Ou seja, é possível aplicar os princípios do marketing mesmo na fabricação de peças usinadas em geral, afinal, é possível adaptar esses princípios para todas as marcas, bastando apenas entender o que o cliente quer, qual a força do seu produto e porque ele deve ser consumido.

Diante disso, uma empresa que não investe no próprio marketing, está fadada a ficar para trás quando comparada à concorrência. Isso porque, na era digital, quem não é visto, não é lembrado, mesmo para uma empresa de produtos contra incendio.

Os três princípios

Agora que já ficou mais claro como o marketing é importante para toda e qualquer empresa que deseje crescer dentro do seu ramo de atuação, é preciso explicar diretamente o que são os princípios do marketing. Princípios esses que já foram definidos anteriormente no texto.

Sendo assim, confira agora sobre os princípios e a forma de aplicá-los dentro do seu negócio, conseguindo usufruir dos diversos benefícios e vantagens vistos até esse momento.

Agregar valor para o cliente

A ideia principal do marketing é convencer os clientes e investidores de que o seu produto é melhor do que o produto da concorrência, que ele tem algum valor adicional e que vale a pena investir no mesmo.

Existem diferentes formas de fazer isso, seja na forma como se promove ele, na produção do mesmo ou simplesmente na qualidade.

Mas independentemente da forma que você decidir fazer isso, uma coisa é certa: o cliente tem que encontrar algum valor no que a sua marca está oferecendo para ele, criando algo único que pode ser nutrido desde a primeira vez que o mesmo entrou em contato com a sua organização.

Oferecer experiências únicas e inesquecíveis desde o momento que o mesmo está se informando sobre o produto, seja através de campanhas de marketing ou de vídeos diferentes que mostram a ele como as coisas funcionam.

Isso pode ser uma excelente maneira de utilizar o marketing ao seu favor, além de agregar valor para o cliente.

Ofereça um diferencial

Se tem uma coisa que o mercado de trabalho atual está cheio é do famoso mais do mesmo. Muitas empresas até possuem qualidade no seu produto, mas por não tentarem se diferenciar e fazer sempre o básico para se manter no mercado, acaba atrapalhando o seu crescimento e a experiência do cliente.

Primeiramente, entenda o que é o seu produto, qual o objetivo dele e como se pretende impactar o cliente com o que é oferecido. Ao saber isso na ponta do lápis, chegou o momento de encontrar formas criativas para promover o produto e causar uma real diferença na vida da pessoa que o comprou.

Esse diferencial pode ser os valores de frete e compra, o atendimento que é realizado pela sua marca, a preocupação com o pós vendas, os serviços que são prestados para ajudá-lo caso precise.

As possibilidades são muitas e, cabe a sua marca identificá-las e saber como oferecê-las para o cliente. Isso cria um enorme diferencial para a empresa e a deixa na vantagem, competitivamente falando.

Foco total no cliente

Saber ouvir o que o seu cliente quer e administrar e gerenciar toda a empresa para atender essas expectativas é parte do trabalho do marketing. A informação nunca é demais e ela pode ser muito bem aplicada ao estudar e entender a fundo quem é o seu público.

As empresas de sucesso sabem que, para que o seu negócio prospere e tenha sucesso, é preciso focar na satisfação do cliente, oferecendo sempre o melhor produto, o melhor serviço, o melhor atendimento e os melhores preços.

Quanto mais integrado estiver todos esses aspectos, mais a empresa conseguirá se destacar no mercado.

Sendo assim, o princípio do marketing nesse caso em específico é entender as dificuldades e vontades dos clientes e se adaptar a eles, conseguindo impor o que a marca precisa, mas sabendo ouvir e administrar as vontades do mesmo, conseguindo fidelizá-los e gerar lucro e engajamento para a organização.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou os princípios do marketing, como utilizá-lo de forma inteligente e como aplicar na sua empresa, explorando os conceitos que o abordam, vantagens e benefícios, além de algumas maneiras diferentes de como trabalhá-los.

Sem o marketing, não tem como uma empresa se manter de pé e se expandir, ainda mais quando encontramos lá fora um mercado de trabalho tão competitivo e acirrado, onde as organizações travam quase que uma guerra pela atenção dos clientes.

Saber se posicionar em meio às dificuldades e encontrar a própria forma de divulgar os seus produtos e serviços pode ser um pouco difícil no começo, mas quando se coloca a essência da marca em jogo, se torna muito mais simples e funcional.

O investimento em marketing é preciso e, quando se tem os princípios dele muito bem alinhados aos objetivos da marca, se torna muito mais fácil gerar engajamento e alcance para a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.