Gatilhos mentais são excelentes maneiras de se conseguir chamar a atenção dos leads e convertê-los em clientes nos dias de hoje, fazendo com que a sua empresa cresça, se expanda, tenha mais alcance e de fato ganhe seu espaço no mercado.
Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar os gatilhos mentais que podem ser essenciais para o crescimento do seu e-commerce, explorando os diversos benefícios e vantagens de se investir no meio, além do impacto que os mesmos podem causar quando bem executados.
O meio digital está cada vez mais presente na vida da sociedade e trouxe diversas mudanças bastante positivas, ajudando muito desde as pessoas que só querem se entreter até as que desejam abrir uma assessoria aduaneira, por exemplo.
Através de diversas estratégias diferentes de negócios, as empresas têm procurado se tornar mais interessantes de todas as maneiras para os seus clientes, desde o produto ou serviço que ela comercializa, até mesmo na forma de se comportar e estimular a vontade dos mesmos em continuar consumindo.
Porém, essa tarefa se torna cada vez mais difícil uma vez que o número de empresas cresceu muito com o e-commerce, se tornando muito mais difícil se destacar no mercado, precisando se diferenciar em seus trabalhos de Venda de mudas ornamentais, por exemplo.
Portanto, é preciso não só ter qualidade em serviços e vendas, mas também é preciso saber se vender e mostrar ao cliente que sua marca é poderosa e importante, ativando os gatilhos mentais que irão convencê-lo de que sua empresa é a ideal e possui o estilo que ele busca.
Existem princípios, conceitos e ideias que as pessoas acabam, mesmo que de forma inconsciente, se interessando mais por alguns tipos de propagandas e marketing do que outros, e é sobre isso que o texto de hoje irá abordar.
Sendo assim, confira os tópicos a seguir, onde será possível entender um pouco melhor como é o seu negócio de terceirização de serviços portaria, por exemplo, e como pode ser extremamente benéfico, mudando a visão e a forma como os clientes enxergam o mesmo.
O impacto dos gatilhos mentais
Antes de mais nada, vamos entender a definição dos gatilhos mentais, para que o compreendimento do restante do texto fique melhor.
Podemos dizer que os gatilhos são armas de persuasão. É bastante normal que, ao longo do dia, o nosso cérebro tome decisões não tão boas,buscando alguns atalhos que são conhecidos como gatilhos, poupando energia e esforços.
Em outras palavras, são espécies de estímulos que despertam o interesse do nosso cérebro, mesmo que de forma inconsciente e é isso que as empresas buscam. Se durante a semana você acabou contratando algum serviço, como descarte de resíduos para empresas por impulso por causa da propaganda ou benefícios, a estratégia funcionou.
Com isso, alguns benefícios e vantagens podem ser apontados, fazendo com que qualquer empresa que saiba como aplicar tais gatilhos em seu meio, consiga, de fato, usufruir deles, que no geral são:
- Maior número de leads interessados em seus produtos;
- Maior alcance da marca;
- Diferentes abordagens com o mesmo público;
- Melhor utilização das estratégias e práticas da marca;
De forma simples e direta, os gatilhos mentais estão diretamente ligados na forma de negócios de sua marca, podendo ser utilizado no marketing e promoção do produto, independentemente se é utilizada por uma grande logística ou empresas de administração de condomínios.
A forma como cada empresa trabalha e realiza as suas propagandas e utiliza o meio digital para se divulgar pode variar muito, mas com toda certeza, quando se utiliza os gatilhos mentais, a chance dos clientes olharem para a sua empresa, seu produto, seus serviços, é muito maior.
Portanto, para saber aplicar tais práticas em sua empresa, confira os tópicos abaixo onde alguns dos gatilhos mais utilizados serão explorados, abrindo um leque de possibilidades para a sua marca, te ajudando a expandir os horizontes de vendas de curso de capacitação online.
01 – Primeiro gatilho: Reciprocidade
Esse é um dos gatilhos mais funcionais e que acaba mexendo muito com as pessoas. Ao realizarem uma boa ação com alguém, a pessoa que foi ajudada se sente quase que na obrigação de retribuir a gentileza, gerando um sentimento de reciprocidade.
Em vendas, não é muito diferente. Quando a empresa ou vendedor, por exemplo, ajudam o consumidor de forma voluntária, o mesmo se sente quase que obrigado a devolver tal atitude, podendo fazer isso de diversas maneiras possíveis.
Uma delas pode ser comprar o produto, já outra pode ser ajudar a promover a nova máquina extratora de suco de laranja da empresa, indicar a marca para outros colegas e amigos mais próximos, visando ajudar a organização como um todo.
Saber ativar esse gatilho sempre traz bons resultados, afinal, gentileza gera gentileza. Sendo assim, sempre que possível, busque ajudar voluntariamente o consumidor e verá como o retorno pode ser muito maior do que se imaginava.
02 – Segundo gatilho: Coerência
Esse gatilho é um pouco mais difícil de ser utilizado e precisa de sabedoria para acertar em cheio e ser o mais efetivo possível com o mesmo. Ele lida com a frequência com que não entramos em contradição em nossas vendas e negócios, utilizando isso como um recurso a nosso favor.
Ou seja, vamos supor que a sua marca realiza venda e gestão de sistema de automação comercial, e o seu cliente é uma empresa que ainda não passou pelo processo tecnológico e está perdendo clientes por não ter automatizado seus processos.
Com isso, é comum e natural que, através da automação, a mesma consiga atingir níveis e resultados que não conseguia antes, usando a coerência e a própria lógica como gatilho mental e poder de persuasão, conseguindo convencer o cliente, fazendo com que o mesmo compre seus serviços e produtos.
03 – Terceiro gatilho: Autoridade
Esse gatilho é um dos mais efetivos no mercado e um dos que menos é preciso persuasão do vendedor durante o momento de venda, porém, é preciso muito esforço em conjunto da empresa ao longo de anos para que o mesmo funcione.
O gatilho tem como objetivo exercer a autoridade da empresa sobre determinado produto onde ela é referência. Sendo simples e objetivo, se a sua marca é a melhor do ramo de mochilas, por exemplo, obviamente que as pessoas sempre te procurarão primeiro por causa da qualidade e fama que a organização traz consigo.
Ou seja, esse gatilho se aproveita do espaço que a sua marca conseguiu nos anos de trabalho, utilizando isso como principal motivo, se tornando uma referência no mercado e sendo extremamente eficaz. Quando todos falam bem de algo, é porque ele é bom, e esse é o melhor marketing.
04 – Quarto gatilho: escassez
Se tem uma coisa que faz com que desperte a atenção das pessoas para que as mesmas comprem algo é a escassez do produto. A ideia é criar um senso de urgência no cliente, fazendo assim com que o mesmo entenda que a oferta ficará por tempo limitado ou serão poucas as pessoas ou empresas que terão acesso a essa exclusividade.
Essa palavra, exclusividade, possui um peso muito grande, afinal, as pessoas gostam de se sentir únicas e que possuem algo ou uma edição que ninguém mais tem ou estão dentre os poucos que conseguiram adquirir o produto.
Utilize isso a favor da sua marca e faça com que os cliente sintam que essa oferta não é para todos, que se sintam privilegiados e especiais por terem conseguido se organizar para adquirir tais benefícios e vantagens, além do produto ou serviço.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou os gatilhos mentais que podem auxiliar no crescimento do seu e-commerce, explorando o impacto que eles podem causar no dia a dia da sua empresa, assim como vantagens e benefícios, além de alguns gatilhos que mais acabam convertendo clientes, fazendo com que os mesmo se interessem e muito pela marca.
Claro que os gatilhos mentais devem estar diretamente alinhados com as estratégias e práticas da empresa, sendo mais um recurso para serem utilizados em prol do todo, ou seja, eles sozinhos não serão responsáveis por garantir a venda, mas junto com um bom trabalho desenvolvido pela organização, são efetivos e certeiros.
A organização deve estar preparada tanto para desenvolver tais estratégias quanto adaptá-las dependendo do meio, ramo, porte e clientela que a mesma tiver, sabendo como agir e o que pode ou não ser feito, coletando informações e criando o próprio modo de aplicar tais gatilhos.
Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como orientação e comece agora mesmo a pensar em maneiras de utilizar os gatilhos mentais, conseguindo usufruir de todos os benefícios e vantagens que eles trazem para nós.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.