Como atrair novos leads para sua marca?


Qualquer marca ou empreendimento no mercado precisa ter boas ações para a captação de leads. Para essa finalidade existem as estratégias de marketing digital, entre elas o Inbound Marketing, criado especificamente para a atração de novos leads.

Para que sua marca seja reconhecida no mercado é importante gerar engajamento, auxiliando nas vendas por ter mais contatos.

Neste artigo você vai entender melhor o que são os leads, por que são tão importantes, além de conferir 9 dicas incríveis para uma captação de leads mais efetiva.

O que são os leads?

O primeiro passo para iniciarmos este assunto é a compreensão do que é um lead e entender porque ele é tão importante para sua estratégia de vendas.

Um lead é aquele usuário que fornece algumas informações pessoais para que a marca possa seguir contato com ele, entre elas:

  • Nome;
  • Email;
  • Telefone;
  • Cargo.

Isso significa que se trata de um potencial cliente, ou seja, alguém que quer saber sobre as informações, novidades e promoções de sua gráfica de impressão 3D.

Dessa forma eles começam a caminhar por seu funil de vendas, de forma que você pode ir alimentando cada lead com conteúdos informativos que o façam caminhar naturalmente até o fechamento da venda.

9 dicas para você captar leads

Visando auxiliar você a atrair novos leads para o seu empreendimento, pontuamos aqui 9 dicas que facilitam este processo.

Invista nas estratégias de SEO

É essencial que as páginas de sua solução em placas em acrílico personalizadas contem com boas estratégias de SEO para garantir um melhor posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google.

SEO é a sigla utilizada para a expressão em inglês Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca.

Para isso é importante investir no uso das palavras-chave certas para o seu negócio, além de estar atento a detalhes como títulos, URL e conteúdo.

Também é preciso estar atento a responsividade das páginas, otimizando para que sejam acessadas por dispositivos móveis, tendo uma boa velocidade de carregamento.

São as estratégias de SEO que garantem que quando um usuário procurar por “balões latex para festa” encontrará a sua empresa como uma das primeiras respostas.

Produza conteúdo útil e relevante

Uma das melhores formas de qualificar sua atração de leads é a partir do fornecimento de conteúdos ricos, úteis e relevantes. Contando com uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é possível se destacar entre as empresas concorrentes.

Essa é uma estratégia de atração de clientes que faz com suas soluções sejam encontradas por mais usuários, e no momento em que mais precisam.

Você pode apresentar os benefícios e aplicações de seus produtos e serviços, além de tirar dúvidas frequentes. Essas são formas de chamar atenção de seu público-alvo, ganhando seu interesse para que eles sigam acompanhando sua marca.

Vale ressaltar aqui que o Marketing de Conteúdo é um dos pontos centrais do Inbound Marketing, em que os leads são atraídos organicamente.

  1. Coloque formulários nas páginas do site

Os formulários são as ferramentas com as quais você realmente vai fazer a captação de leads para sua solução em projetos de educação ambiental em empresas.

Após atrair os visitantes para suas páginas com um bom Marketing de Conteúdos e eficientes estratégias de SEO, você precisa garantir que os usuários deixarão suas informações.

Nas páginas mais visitadas, com um grande fluxo de usuários, vale a pena colocar formulários solicitando as principais informações, em locais como o fim da página ou em sua lateral.

É importante posicionar os formulários de forma estratégica nas páginas, de forma que ele faça sentido no processo de navegação do usuário.

  1. Produza anúncios nas redes sociais

Os anúncios são a melhor forma de ampliar o alcance da sua marca, criando campanhas direcionadas a determinados públicos.

Eles são importantes ferramentas não só para promover seus serviços e produtos, mas também para fazer com que seu banco de dados de leads aumente.

E as redes sociais são os melhores locais para você criar anúncios, com diversas funcionalidades. Por exemplo, o Facebook possui um formato de anúncio exclusivo para a geração de novos leads.

De forma simples você indica qual é a segmentação do público desejada e elabora seu anúncio para que ele direcione os usuários até um formulário de cadastro.

Além disso, o Facebook Lead Ads pode ainda ser integrado com o CRM, com software de gestão empresarial, assim como com a automação de marketing, facilitando a nutrição dos leads.

Outra plataforma que traz recursos interessantes nesse sentido é o LinkedIn, com anúncios também específicos para a atração de leads. Na hora de escolher em qual rede social você deve investir, é fundamental considerar quem é seu público, onde ele está de fato.

Faça landing pages focadas na geração de leads

Todas aquelas páginas em que ocorre o redirecionamento dos usuários logo após uma ação de marketing, como um anúncio, pode ser chamada de landing page.

Nestas páginas é importante contar com uma CTA de valor, ou seja, uma chamada para ação criativa e objetiva. Você pode oferecer conteúdos relevantes e exclusivos, ou mesmo consultorias, em troca das informações dos usuários.

Após mostrar quais são as vantagens em deixar informações de contato para sua empresa de controle de acesso portaria, lembre-se de colocar formulários focados no que realmente é relevante.

Não exagere na quantidade de dados que você pede ao usuário, ou pode desestimulá-lo a fazer o cadastro.

Divulgue suas landing pages nas redes sociais

Uma forma efetiva de captar mais leads é usando suas redes sociais para divulgar as landing pages que você produziu.

Colocando o link dessas páginas para a captação de contatos em locais como a bio do seu Instagram, ou mesmo fazendo a divulgação mais ativa em postagens do Facebook e do LinkedIn, você pode fornecer mais uma forma de seus seguidores se manterem em contato.

Uma dica interessante é a criação de um calendário editorial para suas produções de conteúdo. Assim se cria uma boa frequência de postagens, fazendo com que os seguidores fiquem mais engajados, podendo atrair novos usuários para suas páginas.

Use hashtags relacionadas ao seu segmento, como a produção de caneca para brinde. Isso faz com que aqueles que tiverem interesse em soluções te encontrem mais facilmente.

Um bom formato para estimular o engajamento são os conteúdos em vídeo, que despertam mais interesse nos usuários.

Com ações em suas redes sociais você pode estimular a interação dos seguidores com as suas publicações, sendo esta uma forma de garantir que eles sigam recebendo suas atualizações.

Insira pop-up no site

Ao longo do trajeto de navegação de seu site, você pode incluir algumas pop-ups estrategicamente para serem exibidas ao usuário.

É importante que elas não fiquem soltas e aparecendo de forma aleatória, devendo estar sempre relacionadas com algum interesse do usuário.

Você pode apontar vantagens e benefícios exclusivos, bem como novas formas para se manter em contato com a sua marca. Existe automação robótica de processos que certamente vai facilitar seu trabalho para o tratamento de suas páginas.

Pense em uma situação em que seu usuário está navegando por uma página de produtos, mas já está prestes a fechá-la.

Essa é uma excelente oportunidade para colocar a pop-up com um formulário para que o usuário deixe informações de contato para receber as melhores ofertas. Já o convite para a assinatura de uma newsletter faz mais sentido estar posicionada em uma página de conteúdo.

 Faça ações em espaços físicos

Você já pensou que pode usar seu espaço físico para captar leads, seja em seu próprio estabelecimento ou em pontos de venda e eventos.

Você pode conseguir muitos contatos daqueles visitantes que vêm até você, e a partir daí oferecer algo que realmente seja interessante para eles.

Com um QR Code é possível direcionar este público que está no espaço físico para uma página online, em que você pode posicionar um formulário estrategicamente.

Outra forma é inserindo totens nos espaços, pois mesmo que a pessoa só visite a loja, ela pode deixar informações de contato para receber descontos, ofertas e novidades da sua marca.

Estimule o compartilhamento das suas ações de marketing

A melhor forma de se obter um novo lead é por meio de uma indicação de alguém que já conhece seus produtos ou serviços. Dados mostram que 77% dos consumidores se sentem mais motivados a consumir um produto quando ele é indicado por alguém.

Com números expressivos como este, é preciso estimular seguidores e clientes a compartilhar e indicar sua marca. As redes sociais são excelentes locais para criar promoções que estimulem o compartilhamento de sua página.

Outra opção interessante é o marketing de afiliados, que gera a promoção de sua marca em uma estratégia pré-definida.

Considerações finais

Nesse artigo você conferiu 9 dicas para você poder captar mais leads para sua estratégia de marketing. As redes sociais e o uso de formulários são suas grandes aliadas neste momento. Invista em landing pages criativas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.