Porque o inbound marketing é importante para um negócio


O marketing costuma ser a palavra-chave quando se fala sobre encontrar maneiras de melhorar a administração do seu negócio. Ao se tratar de um conjunto de estratégias desenvolvidas justamente para o melhor aproveitamento de uma companhia.

Levando em conta uma série de tópicos associados a tal negócio, como a sua relação com fornecedores, a percepção da marca por parte dos clientes, a posição de destaque desse empreendimento dentro do seu setor comercial, entre outros pontos a serem examinados.

As práticas de marketing buscam observar cada um dos fatores, levando a implementação de um estratégia que possa otimizar as atividades a serem executadas por uma empresa, levando ao crescimento dessa companhia em diferentes frentes, indo além das vendas.

Até porque os cursos em uma empresa podem ser medidos por questões além do número dos clientes conquistados. Como uma administradora de condomínios, que se destaca ao trabalhar com um número específico de associados, exibindo um serviço de qualidade.

E cada tipo de empresa pode adotar uma metodologia diferente acerca da sua atuação no mercado, com diferentes metas a definirem o tipo de estratégia que deve ser implantada em tal negócio, para levá-lo até a posição almejada pelos seus administradores.

A variedade de estratégias de marketing existente ajuda nesse sentido, com a presença de diferentes práticas para diversificados negócios, já que a aplicação do marketing se mostra adequada aos mais diferentes tipos de empreendimento, independentemente do seu porte.

Pois assim como uma gestão de segurança do trabalho pode ser necessária tanto para a execução de atividades em uma fábrica ou em uma construção, as ações de marketing também se mostram úteis a um grande conglomerado ou a um pequeno comércio de bairro.

Variedade possível graças ao processo de adaptação de marketing, com o desenvolvimento contínuo de novas estratégias que podem ser úteis para quem gerencia algum tipo de negócio. E entre essas opções, uma que vem se destacando é o inbound marketing.

Inbound marketing: O “marketing de atração”

Para que um empreendimento consiga prosperar em sua área, existe um ponto que precisa ser visto com atenção, que é a posição de destaque ser alcançada por tal negócio. De forma a se colocar em evidência, detendo a presença dos seus concorrentes.

Principalmente no cenário altamente competitivo que domina o mercado atual, com diferentes empresas disputando pela atenção do público, tanto na internet como no ambiente físico, existe uma competição direta e indireta entre os negócios.

E para que um serviço de consultoria ambiental consiga se destacar dentro dessa realidade repleta de desafios ao mercado, torna-se necessário adotar estratégias que ajudem a destacar tal empreendimento diante do estilo de público almejado a ser atingido.

Uma das formas de conquistar isso é através do marketing tradicional, com a veiculação de anúncios e outros modelos comerciais que atuarão diretamente na conquista de público ao seu negócio, atraindo a atenção dessa audiência por meio de ações criativas e originais.

Entre essas possibilidades é possível citar canais e veículos populares, de grande penetração social, como:

  • Comerciais televisivos;
  • Anúncios em rádio;
  • Banners e outdoors;
  • Telemarketing;
  • Anúncio em jornais e revistas.

Um conjunto de ações que hoje são reunidas dentro do chamado outbound marketing, uma estratégia focada em ir até o encontro do público, utilizando de plataformas que são acessadas frequentemente por tais indivíduos, ampliando a chance de sua marca ser vista.

Sendo uma estratégia adequada para que uma empresa que opera com monitoramento de câmeras consiga divulgar os seus serviços, com o objetivo de ampliar o seu número de clientes. O que a longo prazo pode levar a melhores índices financeiros para tal companhia.

No entanto, o cenário que se encontra hoje no mercado é bastante diferente, no qual essa estratégia tradicional de trabalhar com anúncios na TV já não possui o mesmo impacto de antes, sendo preciso juntar essa ação com outras diferenciadas.

E assim se destaca a modalidade conhecida como inbound marketing, uma espécie de marketing de atração, que ao invés de colocar no mercado anúncios que tentam conquistar novos clientes, por meio da produção de conteúdos que sirvam para atrair esse público.

Ou seja, ao invés das empresas irem atrás do público, ela passa a disponibilizar peças que atraem a atenção dele, fazendo com que ele inicie esse processo de contato, indo atrás dos produtos ou serviços a serem oferecidos por sua companhia.

Respondendo diretamente para um indivíduo que pesquise na internet por “consultoria ambiental serviços”, após ele ser convencido sobre a importância que esse tipo de serviço pode ter na gestão do seu negócio, durante a leitura de um conteúdo especializado.

Por isso existindo uma associação entre o inbound marketing e o marketing de conteúdo, tratando-se de estratégias comerciais que estão interligadas, podendo ser abordados por meio de produções a serem veiculadas em diferentes plataformas, tais como:

  • Redes sociais;
  • Publicações em blogs e sites;
  • E-mail marketing;
  • E-book.

Ações essas que podem ser úteis para que uma empresa consiga ampliar o seu destaque no mercado, conquistando um maior número de clientes para a suas atividades comerciais. E para que isso seja possível, é preciso adotar tal estratégia de forma adequada.

Como adotar o inbound marketing ao meu negócio?

A estratégia de inbound marketing vem ganhando alta popularidade no cenário atual, conseguindo trazer um destaque diferente para os negócios que adotam esse tipo de prática. Contudo, mesmo quem foca no inbound marketing encontra desafios.

Isso porque a popularidade dessa estratégia acaba por atrair a atenção dos mais variados tipos de negócio, passando pela venda de rastreador veicular, como também ao comércio de produtos de fácil acessibilidade, como roupas, dispositivos eletrônicos, entre outros.

Logo, para que o inbound marketing funcione junto ao seu negócio, é preciso aplicá-lo de maneira correta. O que pode ser feito a partir das seguintes etapas:

Definição de metas e público

Para que um projeto alcance todos os seus objetivos comerciais, primeiro é preciso definir quais são essas etapas, para que a partir disso seja possível adotar ações que agirão justamente com o alcance desses propósitos a partir dessa estratégia de marketing.

Da mesma maneira é preciso também estabelecer um perfil específico de público, para que suas ações comerciais consigam surtir efeitos diretamente com essa audiência, por meio de práticas desenvolvidas tendo como base as expectativas e necessidades desse público.

Funil de vendas

Trabalhar com um funil de vendas é outro fator essencial para que sua estratégia de inbound marketing consiga ter o efeito almejado. Com o funil se tratando de uma técnica de separação de público, identificando sua posição durante o processo de vendas.

Começando por indivíduos que passam a conhecer um produto ou serviço, aqueles que se interessam por tais aplicações, e por fim os que estão interessados em concluir uma compra. Acompanhando esses indivíduos, que podem ser chamados de leads.

Marketing de conteúdo

Se o inbound marketing opera com ações voltadas a atrair a atenção do público, o marketing de conteúdo entra em evidência como uma alternativa ideal para se conquistar esse interesse por parte de sua audiência.

Como uma empresa do setor de imóveis, que pode compartilhar em seu blog os benefícios de se trabalhar com um sistema de gestão imobiliária, atraindo a atenção dos usuários tanto para o assunto como para os produtos e serviços associados a tal situação.

Presença digital

Diante da popularidade das plataformas digitais, para que o seu negócio consiga alcançar uma performance adequada, é indicado ter atenção ao cenário virtual e de como ele pode contribuir para a maior percepção por parte do público em relação aos seus negócios.

Nesse sentido é preciso observar algumas particularidades que podem ajudar a sua empresa a conquistar uma melhor posição dentro do cenário digital, como o uso de palavras-chave em seus conteúdos, que ajudem a destacar esse perfil digital.

Principiante em relação às configurações de SEO (Search Engine Optimization). Um sistema que opera junto aos serviços de busca, fazendo com que quem pesquise por um controlador de acesso seja direcionado ao site de uma empresa que lide com isso.

Humanização da empresa

No mercado atual, não basta somente apresentar um produto de qualidade. É necessário que a sua companhia em si também esteja conectada a certos aspectos positivos, sendo vista como uma empresa humanizada, preocupada com sua missão e valores.

Fatores capazes de fazer com que o seu público dê uma atenção maior a todo tipo de conteúdo a ser compartilhado por tal empresa, diante da associação profunda entre tal negócio e o público com o qual busca trabalhar, criando uma relação mais humana.

E no fim esse é o objetivo de qualquer empresa. Conquistar um vínculo especial com os seus clientes, permitindo a fidelização desse público, a garantir resultados comerciais positivos a longo prazo para essa companhia.

Com o inbound marketing se destacando como uma das estratégias possíveis de otimizar a relação comercial entre um projeto e a sua audiência a ser conquistada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.