Um dos objetivos que devem ser seguidos diariamente no dia a dia de uma empresa, é fazer com que seus clientes fiquem satisfeitos com os serviços prestados, assim, é inevitável não comentar sobre a importância de reduzir o prazo de entrega que, em alguns casos, é um fator determinante para a experiência dos consumidores.
Não é novidade para os empresários que os clientes estão cada vez mais exigentes nas etapas de atendimento. As características que formam um atendimento de excelência, geralmente, são:
- Eficiência;
- Apresentar opções imediata;
- Atendimento personalizado;
- Resolução do problema rapidamente.
Contudo, entre todos esses itens que foram citados acima, o fato de uma empresa ter que lidar com um prazo de entrega acaba sendo outro fator no qual merece um nível especial de atenção.
Quando é desempenhada com todos os cuidados, reduzir o prazo de entrega de um determinado produto ou serviço se torna um grande diferencial para uma empresa.
Na prática, clientes fiéis pagam mais caro por um produto por saberem que a qualidade e segurança da compra será garantida.
Deste modo, é possível observar que a importância de ter estratégias para reduzir o prazo de entrega das mercadorias de uma loja virtual está atrelada justamente ao fato de não perder vendas.
Assim, podemos concluir que até mesmo fabricantes de telhas metálicas devem estar aptos a terem um fluxo de entrega mais otimizado para não comprometer o seu número base de clientes.
O fato de pagar mais por algo, também está relacionado ao prazo de entrega que, para os clientes, a expectativa é que seja no tempo determinado ou antes. Nesse contexto, a logística acabou se tornando um pilar para que os negócios de uma empresa tenham uma fluidez.
Ter um fluxo de entrega produtivo é como trabalhar em uma empresa de entregas, visto que esse segmento trabalha diretamente com entrega de diversos produtos para clientes que estão localizados em diversas áreas.
Se você tem o objetivo de manter o seu público próximo a sua marca e, além disso, conquistar um número maior de clientes, há alguns passos que você pode seguir para que o seu prazo de entrega seja um dos motivos para que as pessoas passem a ter preferência nos seus serviços.
Modernização de processos: entenda como funciona
A modernização, em alguns casos, está atrelada ao investimento em novas tecnologias para que alguns processos possam ser executados com mais rapidez e praticidade.
Conforme a nova tecnologia é aplicada em uma loja virtual de acessórios para compressor, por exemplo, acaba ficando ainda mais fácil realizar o processo de entrega para os clientes. Além da facilidade, a otimização faz com que essa atividade seja executada de forma mais eficiente.
Naturalmente, investir em tecnologia capaz de melhorar os processos operacionais, acaba envolvendo também uma segurança maior, e além disso, ter mais agilidade e assertividade em cada etapa, especialmente na parte de entrega.
Nesse processo de otimização, podemos citar o picking, que por sua vez, faz com que o lead time se torne muito menor, fazendo com que a mercadoria seja entregue até mesmo antes do prazo estipulado.
É importante pontuar que o tempo de transporte não é reduzido, mas com o auxílio das otimizações, consequentemente, a mercadoria será entregue de uma maneira mais rápida.
Em alguns segmentos, é necessário ter uma agilidade a mais para entregar o produto, como uma cadeira de rodas elétrica que, dependendo do caso, deve ser entregue em um curto período para que a pessoa possa utilizá-la o mais rápido possível.
Disponibilizar um espaço dentro do site para que o cliente consiga acompanhar a entrega, automaticamente poupa a empresa de ter que lidar com as dúvidas frequentes que podem acontecer nesse processo.
Uma das características que a maioria das empresas precisam adotar é ter transparência com os seus clientes em qualquer momento. Ser transparente evita problemas e, eticamente, é o certo a se fazer independente da ocasião.
Em outras palavras, se você descreve em um anúncio todas as composições de um avental cirúrgico, por exemplo, obviamente, você tem que entregar ao seu cliente o produto que foi descrito, principalmente para evitar problemas e desapontamentos.
Manter o estoque atualizado
Pode parecer meio óbvio para alguns, mas o estoque é outro item que merece uma atenção especial, também visando evitar problemas de desapontamento por parte dos clientes, principalmente por não ter uma peça para venda no estoque.
Exemplificando, imagine que a sua loja virtual vende equipamentos de segurança epi, e em algum momento do dia, recebeu um pedido por um determinado produto.
Ao consultar no estoque, o produto que o cliente queria não estava mais disponível para compra, logo, é construído uma situação chata com o consumidor, além disso, a loja perde a venda.
Na ausência de materiais, naturalmente a empresa perderá vendas, e isso no mundo dos negócios deve ser evitado a todo instante. Em contrapartida, caso a empresa não tenha um controle, pode acabar acarretando em excesso e, em seguida, haverá desperdícios.
Para evitar que a liberação do produto demore mais tempo do que o esperado, é preciso que o controle do estoque seja feito de forma rigorosa, registrando cada entrada e saída de mercadoria.
Além do controle do estoque, é importante que uma parte do quadro de funcionários da empresa dedique parte do seu tempo para que o local fique organizado. Quanto maior for a organização, melhor será para que um produto seja encontrado com facilidade.
Ter essa estratégia dentro de um estoque, acaba sendo essencial tanto para uma loja virtual quanto para uma fabricante de painéis elétricos, por exemplo, considerando que ambas precisam ter seus equipamentos a pronta entrega para que as vendas não sejam perdidas.
A famosa frase de que “tempo é dinheiro”, faz ainda mais sentido quando notamos que, na ausência de ter um controle no estoque, eventuais vendas podem ser perdidas por conta de uma demora.
Pense que, cada minuto é valioso, tanto para a empresa quanto para o cliente. Portanto, considere manter o estoque atualizado constantemente para que eventuais problemas sejam evitados.
Mapeamento de atividades e análise de indicadores
Seguir um padrão de operação, faz com que outros problemas sejam evitados também. Além dos problemas, reduz desperdícios também. Devido a esses benefícios, notamos o quão importante é mapear e avaliar como cada etapa está sendo executada.
Conforme o monitoramento é feito, os responsáveis pela empresa têm informações mais que necessárias para tomar alguma decisão. É de acordo com os monitoramentos, que será observado onde há falhas que precisam ser consertadas.
Nesse processo de acompanhamento, muitas melhorias podem ser implantadas e, com isso, a empresa acaba tendo uma produtividade ainda maior. Logo, é notável que a margem de lucro aumente com o tempo.
Terceirização do transporte
Em alguns casos, ter um transporte próprio para lidar com as entregas acaba sendo desvantajoso para o negócio, isso porque é mais uma responsabilidade que o dono da loja virtual terá que lidar.
Para saber se o transporte próprio está sendo, ou não vantajoso, coloque na ponta do lápis quais seriam as mudanças caso você contrate um parceiro para realizar as entregas da empresa.
Caso o seu negócio possua vários clientes para fazer as entregas, você já pode considerar ter um parceiro dedicado somente para essa atividade, visto que o fluxo das entregas será ainda mais fluído pelo fato de ter uma equipe focada somente em entregar as mercadorias.
Além de ter uma facilidade maior para entregar os produtos para os clientes, alguns gastos poderão ser evitados, como a manutenção do veículo e a frota.
Considerando a atual situação do país devido as consequência do coronavírus, ter novas maneiras de evitar gastos faz com que a sua loja virtual aumente ainda mais sua margem de lucro.
Armazenagem em pontos estratégicos
Outra estratégia que você pode adotar para reduzir o prazo de entrega da sua loja virtual é ter uma localização estratégica dos produtos. O ideal é que as mercadorias estejam em um ponto de fácil acesso para contribuir com a rapidez das entregas.
Lembre-se, os clientes atualmente desejam que suas necessidades sejam resolvidas o mais rápido possível, deste modo, uma empresa de piso vinílico, por exemplo, além de ter uma equipe treinada para garantir que os consumidores tenham experiência satisfatória de compra, é preciso ter uma estrutura organizada para lidar com as entregas.
Considerando que ter um galpão para armazenar os produtos seja um investimento inviável para algumas empresas, há outras maneiras para driblar esse problema, que é com a ajuda de companhias especializadas que disponibilizam um armazéns distribuídos em vários lugares do Brasil.
Trata-se de espaços que possuem mais de 120.000 m de área total, e 200 docas para recebimento e expedição que irão agilizar todo o processo e fazer com que a mercadoria chegue com mais agilidade até os consumidores da sua loja virtual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.