Aprenda a calcular as principais métricas do marketing digital


As métricas do marketing digital são ferramentas fundamentais para que você consiga compreender como suas campanhas para vender bomba para piscina pequena estão indo, principalmente sua funcionalidade e o retorno que está sendo recebido desse tipo de ação.

O mundo tem passado por um processo muito complexo conhecido como transformação digital. Neste processo, uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado, e suas ações estão cada vez mais ampliando a forma de utilização da internet.

No caso das empresas, isso significa conquistar novas maneiras de compreender suas ações e como você pode otimizar estes resultados, conseguindo um número de visitantes maior e oportunidades de negócios mais efetivas.

Existem muitas métricas que podem ser avaliadas para seu negócio, e algumas são muito comuns, o que faz as pessoas acreditarem que entendem todas as necessidades desse tipo de interação.

Entretanto, existem algumas ferramentas importantes que devem ser avaliadas como prioridade, uma vez que representam elementos muito importantes de sua estrutura de negócios em uma empresa de automação industrial. Entender estas métricas é uma das maneiras mais efetivas de conseguir resultados.

As métricas de marketing digital representam uma série de elementos que têm um impacto direto na maneira como você faz suas atividades. Por isso, é muito importante saber utilizá-las e avaliar todos os pontos positivos e negativos de suas campanhas.

Esse tipo de análise ajuda a identificar o que está dando certo dentro de sua estrutura de marketing e quais elementos devem ser reavaliados e em alguns casos substituídos completamente, otimizando estas ações.

Principais métricas do mercado

Entender essas ferramentas é um passo muito importante para você conseguir criar uma estrutura adequada de análise para sua empresa e ter muito mais assertividade com as ações que planeja para o futuro.

É importante definir quais destas métricas você pretende dar atenção primeiro, uma vez que existem alguns recursos que se modificam de acordo com o tipo de campanha que está pensando em adotar a longo prazo para seu serviço de demolição.

Neste caso, é importante adaptar as ferramentas de avaliação para sua realidade e conseguir conquistar uma estrutura adequada para conseguir trabalhar e garantir mais vendas, otimizando assim seus resultados.

CAC – Custo de Aquisição por Cliente

Uma das métricas mais importantes para você entender como utilizar sua campanha de marketing é o CAC, também conhecido como Custo de Aquisição por Cliente. Esse valor é definido depois de todos os custos para conseguir uma conversão.

Isso não significa apenas gastos com ações de marketing digital ou patrocínio de publicações. É preciso colocar todos os gastos efetivos para conseguir a conversão do consumidor de acessórios para cabos de aço, como salários e custos de infraestrutura compartimentados para a aquisição daquele cliente.

Dessa maneira, você consegue compreender se as ações que está planejando são de fato efetivas ou se o custo para garantir o cliente está muito elevado, sendo necessário repensar em suas estratégias e procurar uma nova solução.

O CAC é constantemente relacionado a uma outra métrica, que será abordada a seguir e completa a base de estrutura de avaliação para qualquer campanha de marketing de sua distribuidora de espelhos, entendendo melhor a formação de suas ações como um todo.

ROI – Retorno sobre investimento

O retorno sobre investimento é a contrapartida do CAC. Este é o valor que o usuário entrega para a empresa depois da negociação ser concluída, o valor do produto que foi vendido. Para conseguir uma relação de qualidade, é importante que estes valores estejam sempre ligados.

Quanto menor o CAC e maior o ROI, mais lucro real a empresa estará conseguindo. Dessa forma, você consegue trabalhar com mais efetividade quando entende suas travas e o que pode ser otimizado nesse processo, aumentando ainda mais o retorno financeiro.

Estas ações também tendem a se modificar conforme novas estratégias de mercado vão surgindo. A internet, em particular, é uma das maiores responsáveis pela diminuição do CAC de muitas empresas, uma vez que seus projetos de publicidade acabam saindo mais baratos.

Entender estas métricas digitais também é um passo muito importante para garantir resultados de qualidade em suas ações, otimizando o quanto você pode ganhar com esse processo e reduzindo os gastos desnecessários em uma campanha de marketing.

CPM – Custo por mil

O CPM é uma das métricas de publicidade digital. A sigla, que significa custo por mil é uma referência a quantidade de impressões que uma determinada peça publicitária de sua empresa de limpeza industrial tem que chegar para que a cobrança seja efetuada.

Normalmente, esse tipo de impulsionamento coloca sua marca em evidência em outras páginas e recursos digitais que você esteja pagando para aparecer. A cada mil visualizações, você deve pagar o valor acordado anteriormente.

Essa é uma métrica muito importante para aumentar a visibilidade de sua marca, mas não tem nenhuma relação real com os resultados, uma vez que o consumidor não precisa fazer absolutamente nada para conseguir acessar o material.

Ele nem mesmo precisa fazer uma compra ou clicar no seu site. A ideia é aparecer e ser notado pelo máximo possível de pessoas.

CPC – Custo por clique

O CPC é uma variação de cobrança, que normalmente tem um impacto maior em sua empresa diretamente. Isso porque o custo relacionado à publicidade está diretamente relacionado ao clique de um consumidor.

Esse é um indicador que possui muitas variações, sobretudo por conta de como ele é aplicado efetivamente, uma vez que um usuário pode clicar na propaganda sobre abertura de empresa mas não fazer nada com ela.

A ideia por trás desse tipo de interação é conseguir aumentar o tráfego direto para seu site, levando os consumidores até lá para que eles possam aproveitar melhor suas possibilidades, garantindo uma estrutura mais adequada para suas ações.

Quanto mais você conseguir trabalhar esse tipo de recurso, mais otimizado será o retorno para suas estratégias, alcançando um tráfego maior e por consequência um aumento em seus leads.

O CPC é a primeira variação que lida diretamente com a entrega de resultados em seu site, uma vez que o consumidor já está entrando no conteúdo para conseguir absorver melhor o que você tem a oferecer.

Entretanto, é preciso manter uma qualidade acima da média no mercado para fazer este consumidor ficar e conhecer mais do que você tem a oferecer, por isso é muito importante ter uma boa estrutura de produção de conteúdo de instalação de câmeras de segurança.

LTV – Lifetime value

Essa é uma métrica muito importante para empresas que gostam de trabalhar a longo prazo. O LTV é responsável direto por identificar todo o potencial de lucro que um consumidor em particular pode oferecer.

Isso significa que o LTV avalia a possibilidade de fidelização do consumidor, e por quanto tempo essa situação se mantém, entendendo quanto pode ser obtido de lucro líquido de cada consumidor.

Essa é uma métrica muito importante para uma série de resultados a longo prazo, como:

  • Definir orçamento de marketing;
  • Planejamento de ações;
  • Encontrar falhas em campanhas;
  • Identificar abandono de leads.

Todos estes itens dependem de um conhecimento maior da empresa e do potencial que ela pode oferecer, por isso é importante que você consiga aplicar esse tipo de recurso e garanta uma estrutura de qualidade para otimizar suas ações.

Normalmente, o valor do LTV deve ser pelo menos três vezes o CAC, normalmente calculado através da multiplicação do ticket médio de sua empresa pelo tempo de retenção que costuma aplicar em seus consumidores.

Dessa maneira, você tem um resultado fixo em suas mãos, podendo planejar seus próximos passos de maneira mais efetiva.

Taxa de conversão

Quando um consumidor inicia uma interação com sua empresa, ele é inserido em uma ferramenta de análise conhecida como funil de vendas. Esse processo é muito importante para avaliar a receptividade e o quão próximo de efetuar uma compra esse usuário está.

Para cada etapa que ele passa a frente, é considerado que o usuário teve uma conversão, que se completa no momento em que ele efetua a compra e se torna oficialmente um cliente de sua empresa.

A taxa de conversão é calculada quando você divide a quantidade de conversões pela audiência que recebeu em um determinado período, e então multiplica o número por 100. Assim, você consegue identificar se está efetivamente conseguindo boas conversões.

Considerações finais

As métricas do marketing digital estão entre as principais maneiras de se destacar utilizando esse tipo de recurso. Por isso, é muito importante que você garanta uma boa estrutura para sua empresa e consiga utilizar estas ferramentas com qualidade.

Por conta disso, você deve ter em mente que a avaliação constante de suas ações permite uma otimização nos resultados, uma vez que você consegue trabalhar melhor com as informações coletadas e pode estruturar sua empresa para conseguir ações mais efetivas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.