Conflito entre canais: como evitar e criar conteúdos que falem a mesma língua?


Entre as maiores dificuldades encontradas para profissionais que utilizam a internet para divulgar seus trabalhos, está o conflito entre canais. Veja aqui como evitá-lo e criar conteúdos que falem a mesma língua, atendendo os diferentes canais de publicações!

Quando o profissional precisa distribuir o seu conteúdo em diferentes canais, corre o risco de sofrer com o conflito de canais. Mas, é possível investir em estratégias de marketing de conteúdo para evitar o conflito entre canais. Saiba como!

Como investir em estratégias de marketing de conteúdo para evitar o conflito entre canais?

Ao produzir conteúdo para internet, existem muitos canais para divulgá-los. Mas, cada um deles exige formatações e outros pontos individualizados. Então, como distribuir um conteúdo do seu site, sem gerar conflitos entre canais?

A distribuição de conteúdo é muito importante para todo o profissional que quer investir em marketing e se tornar conhecido, ou sua marca, no seu nicho de atuação. Além de oferecer conteúdos de qualidade, é importante que cada rede social, blog e outros canais falem a mesma língua, ou seja, mantenha a mesma essência e representatividade da sua marca.

Portanto, não basta somente criar um conteúdo, é preciso saber como distribuí-lo na internet. Seja um texto escrito, uma notícia em vídeo ou imagens, não se pode sair divulgando de qualquer jeito.

É preciso postar os seus conteúdos onde o seu público alvo está e, muitas vezes, ele se encontra em diferentes canais. Além disso, no caso de conteúdos jornalísticos, é possível explorar diferentes canais, para variados públicos.

Mas, mantendo a essência e foco da sua marca. É aí que os riscos de gerar conflitos entre canais se tornam reais. Então, veja abaixo como evitá-los!

Como criar conteúdos no formato de cada plataforma, sem perder o foco da informação?

É fato que na internet é possível publicar conteúdos em forma de imagens, vídeos, textos e áudios. Com isso, atender o formato de cada plataforma.

Como mencionamos, para alcançar o público alvo, é preciso investir na publicação nos canais que cada persona está presente. Mas, para isso, é essencial criar conteúdos no formato de cada plataforma que receberá a informação, sem perder o foco.

Veja algumas dicas que vão te ajudar a evitar o conflito entre canais!

1. Foque na consistência

Para atrair uma audiência fiel, é preciso publicar conteúdos de forma consistente, mantendo a frequência das publicações. Isso não significa fazer publicações várias vezes ao dia, mas sim, manter uma rotina de postagens.

Para isso, conte com um calendário editorial e divida as publicações conforme a plataforma escolhida, mantendo a periodicidade de publicações em cada uma delas. Assim, ambas vão se manter sempre atualizadas e entregar a mesma essência, conforme a sua marca.

2. Evite os conflitos de informações entre os canais

É essencial manter as mesmas ideias em ambos os canais, mesmo que você esteja tratando de assuntos diferentes. Ou seja, se você vai noticiar em determinado canal o índice de carros mais roubados em São Paulo e mostrar que os números de furtos e roubos estão crescendo, em outro canal não vai poder dizer que a capital paulista está reduzindo o índice de violência e crimes, de forma geral.

Portanto, mesmo que a matéria aborda um tema diferente, ela precisa manter a mesma ideia, notas e números. Para isso, não deixe de usar sempre fontes confiáveis, de forma que possa afirmar e comprovar os números apontados.

Usando a mesma fonte para determinados assuntos, é possível evitar o conflito entre canais. Afinal, você manterá os mesmos dados, logo, a mesma informação.

3. Atente- ao formato de cada plataforma

Como já mencionamos, cada plataforma possui características distintas, bem como exigências próprias. Portanto, nem sempre repostar o conteúdo de um canal será o mais indicado a se fazer em todos os outros.

Cada mídia atende a um público específico e pode ser usado com diferentes estratégias. Por exemplo, o canal do YouTube da sua marca vai permitir a publicação de vídeos mais longos. Então, se você vai apresentar uma matéria longa, este conteúdo não poderá ser publicado em determinados canais.

Já a sua conta no Instagram vai prezar por conteúdos com imagens de qualidade, já que ela é mais visual. O Twitter preza mais por textos curtos e objetivos.

Embora diferentes, ambas podem passar a mesma informação, mas de forma adequada ao estilo de cada plataforma. Você só precisa ajustá-los.

4. Aproveite o blog e o Facebook

O blog e o Facebook são exemplos de canais que permitem a publicação de um mesmo material, mas com formatação diferenciada. O blog possui uma forma de mídia própria, em que o autor possui liberdade na linguagem, configurações, layout e temas.

Além disso, pode escolher em adicionar além de imagens e texto, mas também vídeos e áudios. Também é possível explorar publicações em formatos de artigos, e-books, infográficos, entre outros. O autor pode explorar a sua criatividade.

O Facebook permite a publicação de vídeos, fotos e textos, além de anúncios. Além disso, é possível fazer transmissões ao vivo e fazer publicações no Stories de imagens e vídeos.

São muitas as estratégias permitidas em ambos os canais e é possível compartilhar as mesmas informações em cada um deles. Basta ajustar o conteúdo ao formato certo e usar a mesma informação, evitando assim, ter que fazer postagens de diferentes assuntos.

Então, agora você possui algumas dicas úteis para evitar o conflito entre canais. Aplique-as e tenha conteúdos que falem a mesma língua, mostrando o verdadeiro foco da sua marca!

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.