Cultura organizacional: como funciona e para que serve?


A cultura organizacional é algo cada vez mais necessário entre as empresas e negócios, sendo um dos principais alicerces para que as empresas tenham êxito diante das suas estratégias e dos movimentos diante do mercado.

Por exemplo, quando buscamos uma significação para esse processo de organização, podemos pensar nas estratégias da empresa como as vigas de fundação, e a cultura organizacional como uma espécie de acabamento e toque essencial para essa construção.

Ou seja, para de fato ter êxito em toda a construção e projeto é necessário que ambos os componentes citados estejam em alinhamento, e proporcionem essa alta qualidade e uma boa aplicação através desse processo.

Portanto, para que as estratégias da empresa tenham sucesso e uma aplicação impactante diante do mercado, é necessário que se tenha uma cultura organizacional de qualidade e que funcione no dia a dia da empresa.

Por isso, hoje iremos falar justamente dessa cultura organizacional, explicando seu conceito, os processos que compõem essa ação e tudo que você precisa saber para entender o funcionamento e eficácia desse recurso.

O que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional e seu conceito estão associados a como a empresa conduz e leva seu negócio, ressaltando as ações, crenças e valores da empresa nesse processo e diante dessa organização.

Essa significação não condiz somente no âmbito interno da empresa, entendendo somente como seus colaboradores se comportam, mas também como a empresa lida com os seus clientes e consumidores em sua rotina.

Vamos imaginar uma empresa montadora de estandes que tem entre seus valores a inovação e a busca do novo, ao estabelecer esse valor e demonstrá-lo diante do seu público, sua cultura e DNA estarão associados justamente a essa significação.

Com isso, é essencial que as empresas prezam pelos valores e as crenças estabelecidas, pois através desses conceitos que sua cultura organizacional será demonstrada e de fato mostrará esse impacto diante do mercado.

Em suma, a cultura organizacional reunirá justamente os valores e crenças estabelecidos pela empresa, levando em consideração também as ações e comportamentos em seu dia a dia.

Portanto, assim como citado, se uma empresa prega em seus valores uma busca pelo novo, e realmente não se vê isso em seu dia a dia, a cultura dessa empresa se mostrará de certa forma abalada e sem convicção.

Assim, é importantíssimo que se pregue esses valores, mas que de fato se veja essa aplicação no dia a dia da empresa, mostrando de fato a cultura organizacional na prática, por exemplo, em uma fábrica de corte a laser aos meios mais distintos.

Ao acompanhar a significação e conceito dessa cultura, entendendo principalmente a sua eficácia, continue acompanhando o texto para entender a importância desse recurso para as empresas.

Importância da cultura organizacional

A importância dessa cultura está ligada justamente em como se aplica essa organização no dia a dia da empresa, ao estabelecer uma cultura organizacional em sua empresa e de fato se fazer presente os elementos citados, o funcionário se vê em um lugar vantajoso e que possibilita um crescimento.

Por exemplo, não há nada mais frustrante e ruim do que uma empresa carregar consigo valores voltados à inovação e a diversos pontos atuais, e em sua rotina a empresa se mostrar totalmente contra a esses pontos.

Logo, a cultura organizacional de uma empresa é responsável por questões importantíssimas, como o planejamento, as crenças, valores e as ações a serem tomadas, carregando uma responsabilidade e sendo uma base para seus colaboradores.

Através de uma boa cultura organizacional, o ânimo e as possibilidades para seus funcionários se tornam um dos pontos principais, demonstrando na prática a eficácia e a evolução constante da empresa.

O impacto dessa cultura organizacional, por exemplo, em uma gráfica para impressão de apostilas, se mostra através da alta produtividade e de um ambiente único para seus colaboradores e para esse crescimento mútuo na empresa.

Por isso, é essencial ter em mente essa importância e conseguir realizar essa implantação da maneira correta em sua empresa, entendendo o impacto e a relevância dessa cultura.

Agora continue acompanhando para entender os benefícios por trás dessa cultura, tendo ainda mais motivos para levar em consideração e preservar essa cultura em sua empresa.

Benefícios da cultura organizacional

Diante dessas informações e das características citadas, uma das principais dúvidas que surgem são em como essa cultura pode agregar ainda mais vantagens e garantir um bom funcionamento e sucesso para empresa.

A partir desse ponto de vista e pensamento, listamos algumas vantagens que demonstram ainda mais a utilidade e importância dessa cultura em sua empresa. Acompanhe!

Convicção nas tomadas de decisões

Ao ter essa cultura organizacional de uma forma ativa e eficaz, se tem uma base e suporte para as tomadas de decisões, se alinhando justamente aos valores demonstrados, seguindo uma linha de pensamento mais prática para que todos possam atuar.

Através dessa linha de pensamento, os gestores, colaboradores e líderes se sentem mais confortáveis para tomar as decisões e aplicar metas e estratégias no dia a dia da empresa.

Melhora no ambiente de trabalho

A cultura organizacional tem um impacto direto no dia a dia dos funcionários, sendo um dos fatores que proporcionam ânimo e de fato uma confiança diante das tomadas de decisões.

Vamos imaginar uma empresa que tem como meta vender 1000 crachá de identificação pvc, ao ter essa cultura organizacional como uma das suas principais características, os funcionários se sentem motivados e confiantes para buscar e ter êxito diante das metas e dessa produtividade estabelecida.

Por isso, é essencial preservar e buscar de forma constante essa cultura organizacional, tendo esse impacto internamente e externamente.

Boa imagem diante do mercado

Assim, como citado, as vantagens e impactos positivos vão além do ambiente interno, proporcionando vantagens externamente e mostrando o impacto dessa cultura diante do mercado, alcançando desde uma fábrica de placas de sinalização a uma empresa de materiais esportivos.

Isso se estabelece, devido à organização e principalmente nos passos da empresa diante do mercado, demonstrando uma boa administração e alinhamento entre os setores, equipes e gestores.

Ao ter consciência e ainda mais motivos para conhecer e implantar essa cultura em sua empresa, continue acompanhando para entender o funcionamento e para que serve essa cultura.

Como funciona e para que serve a cultura organizacional

Para entender o funcionamento dessa cultura organizacional, é extremamente importante que se tenha em mente as classificações e os quatro tipos até então conhecidos e levados em conta no mercado. Veja!

  • Cultura de poder;
  • Cultura de tarefas;
  • Cultura de pessoas;
  • Cultura de papéis.

Após descobrir o nome desses quatro tipos de cultura organizacional, iremos abordar e aprofundar em cada um desses conceitos. Acompanhe!

Cultura de poder

Essa cultura está associada com uma busca constante pelos resultados e por uma competitividade nesse ambiente de trabalho, centralizando a tomada de decisões principalmente nas lideranças da empresa.

Cultura de tarefas

Essa cultura pode ser explicada de forma prática, são as empresas que contam com um funcionário específico para cada tarefa, contando com uma eficácia e maior conhecimento desses profissionais sobre suas funções.

Como exemplo em uma empresa de reforma de fachada, ao contar com um funcionário específico para cuidar de suas redes sociais, se tem o máximo desse funcionário demonstrando através dos resultados alcançados.

Cultura de pessoas

Essa cultura, como seu próprio nome diz, é focado nos colaboradores da empresa, demonstrando a importância e quanto esses funcionários são essenciais, dando mais espaço para opiniões e para esse desenvolvimento.

Cultura de papéis

Essa cultura tem sua aplicação principalmente através do papel de cada um para o crescimento da empresa, não abrindo espaço para a flexibilidade e para que uma pessoa desempenha diversos papéis na empresa, realizando de fato apenas o que foi determinado.

Portanto, ao ter em mente esses quatro tipos de cultura organizacional, se torna mais prático o conhecimento e aplicação dessa ação, fazendo com que a adaptação e a escolha se tornem algo mais flexível diante desse conhecimento estabelecido.

Assim, entendendo de fato o funcionamento e para que serve cada estratégia e modelo seguido, isso se faz presente, por exemplo, em uma fábrica de capachos personalizados aos meios mais diversos.

Por fim, acompanhe quais são os impactos da falta da cultura organizacional, entendendo os malefícios e o quanto sua empresa perde ao não ter esse recurso a disposição.

Impactos da falta de cultura organizacional

Até então se viu os benefícios e o quanto essa cultura agrega e de fato estabelece um nível altíssimo para a sua empresa, agora se fará presente os malefícios e o quanto a empresa tende a perder por não ter uma boa cultura organizacional.

Essa falta de cuidado com a cultura organizacional da empresa pode proporcionar reflexos negativos e impactos que farão a diferença no dia a dia e no crescimento da empresa, isso desde produtos como adesivos personalizados de empresas a uma fábrica de brindes.

Assim, acompanhe alguns dos malefícios e das práticas ruins ao não ter uma boa cultura organizacional em sua empresa.

  • Insatisfação dos colaboradores;
  • Ambiente de fofoca e bagunça;
  • Culpabilidade por erros e falhas;
  • Baixa produtividade;
  • Desmotivação.

Os gestores devem ter atenção nessa boa cultura organizacional justamente para não ter que lidar com esses problemas em sua empresa, gerando transtornos e situações totalmente ruins.

Como foi dito, essa cultura organizacional tem um poder decisivo internamente e externamente, portanto deve se ter atenção para não estar sendo visto diante do mercado e dos seus funcionários negativamente.

Por isso, tenha em mente esses pontos citados e busque a melhor aplicação através dessa cultura, gerando bons frutos e fazendo com que a sua empresa esteja estabelecida de forma convicta diante do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.