Google Shopping: como criar estratégias eficazes


Existem diversas maneiras de divulgar uma loja online e o Google Shopping é uma delas, além de divulgar sua marca ele é um ótimo comparador de preços para o consumidor que ainda não decidiu qual marca escolher para comprar um produto.

Ela ainda é uma plataforma pouco usada por anunciantes, isso aumenta as chances da sua loja se destacar com mais facilidade.

O mercado de comparadores de preços se tornou muito popular no nosso país, devido à organização, inteligência e praticidade das plataformas que oferecem esse serviço de pesquisa.

Com isso o Google entrou nesse segmento agregando ainda mais valor à experiência de consumo desses consumidores. Com isso os usuários comparam o preço e analisam o produto pelos resultados de pesquisa do Google.

E as empresas tiveram que melhorar os recursos para atrair o público, seja uma fábrica de capachos personalizados, até uma loja de brinquedos.

Afinal, o que é Google Shopping?

Uma espécie de vitrine virtual dos produtos das lojas que são cadastrados no buscador do Google, ou seja, um shopping online.

Ele executa funções muito parecidas com outros buscadores que já são conhecidos a uns anos no mercado, a grande diferença é que você não precisa procurar esses sites de buscas para comparar os preços.

Basta fazer uma busca no seu navegador do Google, que os produtos aparecem nos resultados patrocinados da sua pesquisa. Além dessa função também é possível ir direto à página do Google shopping, e fazer buscas por categoria, marca ou pesquisas específicas.

Como funciona a plataforma?

Para entender melhor como funciona, vá até o Google e pesquise por “comprar porta grande” ou “computadores” por exemplo.

Você vai perceber que os resultados do Google Shopping irão aparecer antes mesmos que os links patrocinados, com informações como nome do produto, preço e loja que está anunciando.

Ao clicar nesses anúncios você será direcionado para uma página mais completa do Google Shopping, onde terá mais informações dos produtos. Lá você consegue refinar sua pesquisa de acordo com o:

  • Preço;
  • Marca;
  • Lojas;
  • Características técnicas do produto.

É importante que ao anunciar, o produto tenha todas as informações de modo detalhado, pois esses anúncios não são exibidos com palavras-chave, mas sim com os atributos dos produtos.

Quanto custa anunciar no Google Shopping?

Antes os anúncios da plataforma eram integrados à campanha do Google Ads, um sistema de publicidade do buscador, mas desde abril de 2020 o Google Shopping é um serviço gratuito para qualquer empresa, seja para vender banco para piscina, até tinta de cabelo.

É necessário que os usuários criem uma conta no Google Merchant Center para cadastrar e gerenciar os seus produtos.

Com essa mudança a aba Shopping utiliza um mecanismo de busca semelhante ao buscador tradicional, exibindo os resultados orgânicos e os pagos.

A decisão de eliminar as taxas e barreiras de entrada torna a plataforma mais competitiva e dá oportunidade para pequenos lojistas, um movimento impulsionado cada vez mais pelo mercado como um todo.

Quais as principais vantagens desse serviço?

Existem inúmeras vantagens ao usufruir desses serviços, vamos listar algumas para você entender melhor como o Google Shopping pode ajudar o seu negócio

Um maior tráfego na loja virtual

Como os resultados são os primeiros a serem exibidos no buscador do Google, isso vai atrair o interesse do público, geralmente os buscadores são o primeiro passo para o processo de compra, até para aqueles que realizam suas compras em lojas físicas.

Como os usuários têm acesso a dados como o preço e a imagem do produto, os fatores que mais pesam na escolha na hora de clicar e comprar, a sua taxa de cliques vai ser maior com esses anúncios.

Leads mais qualificados

Quando alguém pesquisa por algum produto no Google e analisa as opções, ela já está em um dos últimos estágios do funil de vendas, com isso ela não precisa de muitas informações para realizar sua compra.

Por exemplo, um usuário que pesquisa “fábrica de caixa de papelão ondulado”, tem um interesse de compra deste produto. Ao ter acesso como preço, foto, loja e as avaliações dos outros clientes, ele vai decidir se o produto corresponde às suas expectativas.

Maior presença nas buscas

Os seus anúncios podem dividir espaços com links patrocinados da sua empresa. Se as duas campanhas forem boas e com configurações bem definidas, os anúncios poderão aparecer ao mesmo tempo, assim seu site ganhará mais exposição.

Monitoramento da performance dos seus produtos

Um bom recurso do Google Shopping são os relatórios de análise de desempenho, bem detalhados e eficientes podem mostrar as categorias de produtos, características técnicas e as marcas que mais geram cliques e conversões.

Além disso, é possível ver informações sobre a concorrência e assim realizar comparativos do mercado, por exemplo, se você tem uma empresa de crachá em pvc personalizado consegue ver o rendimento de empresas que atuam no mesmo segmento que você.

Aumento das possibilidades de negócio

Quando o assunto é busca na internet o Google é o líder, ele responde a quase 100% das pesquisas na maioria dos países, é o site mais acessado do mundo. Tornar essa plataforma tão poderosa como um canal de vendas para o seu negócio é uma excelente oportunidade.

Por mais que a concorrência seja acirrada, as possibilidades para o seu negócio crescer são enormes.

Como criar estratégias eficazes

Conheça algumas estratégias para te ajudar a anunciar no Google Shopping

1.    Otimização por Dispositivo

É uma análise de dados históricos de performance e de website da sua loja, determinando o nível de usabilidade e velocidade mobile, ou seja como esse cliente consegue navegar pelo seu site.

2.    Otimização de Lances por horários

Uma forma de identificar horários de maiores probabilidades de conversão para gerir lances de acordo com esses dados, podendo ser usados também em promoções e newsletters.

3.    Remarketing e Targeting de Audiências

O remarketing é uma estratégia que permite que o seu negócio possa se reconectar com os clientes, na medida que eles navegam em diferentes sites.

Assim que eles visitam o seu site pelo Google Shopping, o anúncio do produto que ele pesquisou irá aparecer em outros sites, dessa forma a sua marca vai ficar na cabeça dele, fazendo com que ele volte ao seu site, graças a esses anúncios que o acompanharam.

Por exemplo, o cliente visitou uma loja de calçados e pesquisou por uma sandália, ao sair desse site e entrar numa página de instalação de aquecedor solar, o anúncio daquela sandália, irá aparecer nesse site enquanto ele navega.

4.    Gestão de Qualidade e Alertas

Para cada cliente existe um alerta programado, que permite garantir a qualidade dos dados das listas de produtos fornecidos para serem anunciados no Google Shopping, esses dados são fundamentais para o sucesso das campanhas.

5.    Crie títulos atrativos

Seu título deve ser conciso e enérgico e acima de tudo relevante para o produto e pesquisa, utilize a pesquisa e análise de palavras-chave para fazer com que seus títulos se destacam.

Se a sua loja é de embalagens de papel cartão personalizadas, por exemplo coloque nomes criativos nos cartões, assim os clientes serão fisgados pelos títulos, e isso te destaca da concorrência.

6.     Definir seu preço

Os consumidores estão atrás de um preço baixo, aliás a comparação de preço entre lojas só torna isso cada vez mais evidente, por isso é essencial que o seu produto possa competir com o preço do mercado.

7.      Link para sua página de destino

Para que ao clicar no seu anúncio o cliente vá de fato comprar o seu produto, certifique que sua página tenha uma boa aparência e permita que os consumidores adicionem os itens na cesta pelo preço que foi anunciado o mais rápido possível.

Dessa forma, evitando que ele desista da compra, pela complexidade do serviço.

Quais possíveis resultados

A tendência é que as vendas vindas desse canal alcance uma conversão de 20 a 50% superior à média da sua loja.

Como o cliente já sabe o que quer, já viu o preço, ao chegar no seu site fica muito mais fácil de finalizar a compra, pois ele não está apenas navegando nas categorias, ela já está ali com a intenção de realmente realizar a compra.

Com essa busca prévia diretamente pelo Google o clique tem maior propensão de vender, por exemplo, um cliente que pesquisou lojas de soluções de isolamento acústico já clicou no produto sabendo o que queria.

Essa plataforma vai aumentar significativamente as vendas da sua loja e principalmente o seu alcance, ao se pensar que o Google é usado no país todo, você conseguirá ampliar o seu negócio ao nível nacional e tornar sua marca mais relevante no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.