Brand Publishing: o que é e qual a sua importância

Hoje garantir um destaque e uma relevância diante do público é praticamente tudo que as marcas mais buscam e prezam através das suas estratégias, com isso o Brand Publishing pode garantir uma exposição a sua marca totalmente única e importante.

Foi se o tempo em que as marcas dependiam totalmente dos veículos de comunicação para ter um destaque e relevância, hoje essa dependência já não faz mais sentido e de fato as marcas podem criar seu próprio canal virtual e de notícias.

Diante disso o Brand Publishing pode garantir um cenário totalmente único dentre a sua empresa, assumindo o controle do fornecimento de conteúdos, estabelecendo uma assertividade e proporcionando conteúdos cada vez mais relevantes e impactantes.

Uma empresa de construção e engenharia ao aplicar o Brand Publishing dentre as suas estratégias de fato estabelecem informações cada vez mais valiosas de uma forma gratuita, propagando seus canais de divulgação e criando uma relação de confiança entre o consumidor e empresa.

Por isso, o Brand Publishing surge como até mesmo uma quebra de paradigmas, fugindo do que de um processo comum em que as marcas pagavam para canais de divulgação para divulgar seus conteúdos e os tornar relevantes.

Assim, se dá cada vez mais espaço à inovação estabelecendo um vínculo de confiança com os seus consumidores, criando um relacionando natural e totalmente vantajoso para as vendas e propagação da sua marca.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o Brand Publishing, evidenciando a sua significação, suas principais vantagens, a importância desse recurso para as empresas e as etapas de um projeto de Brand Publishing. Vamos lá!

O que é o Brand Publishing?

O Brand Publishing através da sua significação natural quer dizer publicação de marca, sendo de forma básica sobre isso que se trata, produzindo conteúdos de qualidade e um posicionamento marcante na sua marca.

Entretanto, na prática o Brand Publishing é bem diferente, sendo necessário que haja uma mentalidade mais atual  e que diante da sua importância se tenha uma aplicação precisa e totalmente eficaz, pois esse é um ponto determinante para a relevância da sua marca.

Ao aplicar esse conceito, por exemplo, em sua empresa de gestão de documentos se tem um auxílio em relação a sua marca, fazendo com que se tenha cada vez mais um pensamento como um veículo de mídia.

Nesse momento você deve estar se perguntando o que seria esse pensamento, pois bem o pensamento como um veículo de mídia quer dizer que terá um planejamento, tecnologia,  distribuição e gestão de dados tudo no controle e aplicação dos conteúdos da sua marca.

Assim, sua empresa tende a elevar o nível ao se comparar e pensar no mercado, indo muito além do que está padronizado, de só ter uma presença nas redes sociais e pronto.

Por isso, transformar uma marca em uma publisher não é somente produzir conteúdos para o meio digital, é de fato ir a fundo e fazer com que a sua empresa se torne responsável por toda a cadeia de produção dos conteúdos.

Dessa forma, se você tornar sua assessoria contábil empresarial em uma publisher, tornando-se responsável desde o planejamento dos conteúdos até mesmo a construção da plataforma a ser divulgada os produtos e textos desenvolvidos.

Com isso, você se torna o responsável por sua própria mídia, estabelecendo assim a sua narrativa, tendo a disposição uma liberdade e vantagens totalmente únicas.

Vantagens do Brand Publishing

As vantagens em torno da aplicação do Brand Publishing estão associadas justamente a um maior impacto e relevância diante do mercado, criando um conteúdo autêntico e que facilita a comunicação e interação com o público.

Assim, ao aplicar esse conceito os impactos positivos vão desde a uma relevância da marca ao se tratar do mercado, até mesmo o aumento das vendas da sua empresa de porta de correr em alumínio.

Além disso, as marcas que se mostram relevantes e tem um certo respeito diante do mercado precisam ter uma audiência própria para entregar conteúdos cada vez mais em um contexto integral.

Dessa forma, se ressalta ainda mais credibilidade dentre a sua marca, além de ter a oportunidade de se tornar referência ao se tratar dos conteúdos, pois o controle e cada aspecto divulgado é desenvolvido dentre a sua empresa.

Por isso, para que sua marca assuma o papel de protagonista e seja uma referência ao se tratar da formação de opiniões, aplicar o Brand Publishing é algo necessário e um dos movimentos precisos a ser desenvolvido.

E não se engane ao achar que isso só cabe a empresas grandes e com diversos setores, pois essa aplicação pode ocorrer desde um fabricante de móveis de madeira a uma empresa voltada a roupas e acessórios.

Importância do Brand Publishing

Como foi evidenciado o desafio de tornar sua marca em publisher é de fato algo considerável e que requer muita organização, equipes especializadas e um controle fundamental para que as coisas aconteçam.

Entretanto, os resultados desse conceito dentre as estratégias são algo que vale a pena ao se considerar a relevância da sua marca e o quanto de fato o seu impacto no mercado e diante do público se torna outro.

Com isso, para ficar claro o quanto esse conceito é determinante ao considerar o sucesso e pregação da sua empresa, confira o porquê da importância do brand Publishing.

  • Sua marca se torna uma fonte de informação setorial;
  • Autoridade para ampliar os negócios;
  • Fortalece sua empresa no setor de atuação;
  • Se constrói um potente sistema proprietário;
  • Transformação digital.

Assim, ao ter noção da importância do Brand Publisher fica claro que para sua marca crescer e ter um impacto diante dos seus conteúdos e um sistema totalmente eficaz e assertivo, esse recurso deve ser estabelecido o quanto antes.

Dessa forma, se ocorre uma transformação digital em que sua empresa tende a ganhar em todos os sentidos, não dependendo de terceiros e de fato sendo o próprio responsável pelos conteúdos e cada anúncio disponibilizado.

Por isso, para que se tenha uma audiência própria e uma gestão consciente propagando desde uma comunicação visual em acrílico ou até mesmo itens voltados a tecnologia, estabelecer o Brand Publishing em sua empresa é algo primordial.

Etapas de um projeto de Brand Publishing

Por mais que o foco e o principal contexto trabalhado tenha sido em relação ao conteúdo, o Brand Publishing não se resume somente a isso, tendo outras etapas que o compõem e geram a sua importância e impacto.

Com isso, veja as etapas de um projeto de Brand Publishing e tenha ainda mais conhecimento sobre esse recurso totalmente importante.

Planejamento e consultoria

Essa etapa inicial do Brand Publishing é caracterizado como o momento em que as equipes realizam uma integração, tendo um contato  desde o departamento de comunicação, as equipes envolvidas no desenvolvimento e manutenção do projeto.

Nesta fase, é importante que se tenha uma interação e contato de todos os setores que compõem a empresa, fazendo com que as dores e anseios da marca possam ser ouvidos e evidenciados na visão de todos.

Assim, através desse momento se trava um plano tático a respeito das melhores abordagens, para que se tenha êxito e o máximo de assertividade diante da construção da linha editorial da sua marca.

Plataforma de Publishing

Com o planejamento e os pontos de atenção e destaque levantados, chegou o momento de iniciar as ações e começar a construção da sua plataforma, iniciando algo autêntico e com as características da sua marca.

Nessa etapa já se inicia a construção do projeto, fazendo com que se tenha uma conexão e que todas as equipes da empresa trabalhem com o mesmo intuito para gerar essa relevância a empresa.

Assim, como em uma automação residencial de iluminação é necessário considerar alguns pontos para o seu funcionamento, na construção da plataforma alguns pontos também devem ser considerados, sendo eles:

  • SEO;
  • Performance;
  • User Experience;
  • Infraestrutura;
  • Desenvolvimento;
  • Manutenção.

Com isso, ao estabelecer e ter mente esses pontos, de fato se está no caminho certo para estabelecer uma relevância e fazer com que a construção da sua plataforma seja totalmente assertiva.

Gestão, produção e curadoria de conteúdo

Essa etapa se caracteriza por ser o início da etapa de produção de conteúdos, tendo uma integração entre dois setores importantíssimos da empresa, o departamento de comunicação e a equipe de conteúdo.

Assim, ambas as equipes trabalham em conjunto e alinhamento visando estabelecer uma rotina de pautas, cronograma de entregas e até mesmo uma organização em relação às publicações.

Por isso, assim como em um projeto de estrutura metálica para telhado é necessário as ações ideais para um projeto preciso, para ter uma produção de conteúdo eficaz também é necessário ações ideias e totalmente inteligentes.

Dessa forma, se produz conteúdos cada vez mais originais, com alta volumetria e consistência, fazendo com que dentre a sua plataforma se crie um cenário de atração comunicação único.

Ativação, indexação e distribuição de conteúdos

Seja qual for o projeto de Brand Publishing desenvolvido deve se ter em mente que todos os conteúdos produzidos tem o intuito de alcançar um público, dentro de uma lógica de funil, sendo eles:

  • Topo: Distribuição impulsionada para gerar tráfego;
  • Meio: Captação de dados e geração de tráfego;
  • Fundo: Geração de negócios.

Assim, ao ter essas etapas e informações à disposição, chegou o momento de aplicá-las em sua marca, gerando um diferencial e estabelecendo um cenário de evolução e cada vez mais relevância através do Brand Publishing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.