Como melhorar a experiência do cliente B2B


Cuidar da experiência do cliente B2B é essencial para toda empresa que produz seus produtos ou serviços voltados para esse tipo de cliente, ou que possui algum tipo de relação direta com esse mercado.

Para quem não sabe, B2B é a sigla para o termo Business To Business, que podemos entender como Negócios Para Negócios, ou seja, é um modelo que se baseia na ação de vender seu produto ou serviço para uma outra empresa.

Por exemplo, imagine que você é dono de uma marca que vende computadores. Em alguns casos, é normal que você venda alguns deles para uma empresa que está comprando novos computadores para seus funcionários.

Nesse caso, você possui um cliente B2B, ou seja, você vende para uma outra empresa que fará uso do seu produto ou serviço ou que poderá usá-lo para melhorar algum ponto dentro de sua empresa também.

Isso é mais comum do que podemos imaginar, muitas empresas estão em busca de um bom planejamento tributário preventivo assim como muitas pessoas físicas também estão, pois a necessidade de alguns produtos/serviços começaram a crescer no mercado.

Com isso, conseguimos entender que a necessidade de cuidar da experiência do seu cliente B2B se tornou essencial, afinal de contas, a experiência do cliente, seja ele qual for, é fundamental para a construção de uma boa imagem da sua marca.

Não é à toa que nos últimos tempos as empresas estão cada vez mais preocupadas com a forma como seus funcionários atendem seus clientes e como eles se sentem ao entrarem em contato com a marca, pois tudo isso faz parte da experiência desse cliente.

Pensando nisso, muitas marcas também começaram a se atentar pela necessidade de desenvolver uma boa experiência também para os seus clientes B2B, pois assim como os clientes físicos, eles também são muito importantes para o sucesso de um negócio.

Sendo assim, seja você o prestador de um serviço de despacho aduaneiro de exportação ou até mesmo o vendedor de itens de decoração, saber entregar uma ótima experiência ao seu cliente B2B é fundamental, e hoje iremos entender mais sobre isso.

Abordagem ideal de atendimento para o mercado B2B

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda um pouco sobre a abordagem ideal de atendimento para os clientes B2B, afinal de contas, a forma e o processo para tal se difere do que é usado para atender um consumidor físico, por exemplo.

Por isso, o primeiro passo de extrema importância é a contratação de profissionais capacitados que possam gerar boas experiências para o cliente B2B, ou seja, aqueles que entendam a importância de tal processo.

Hoje, com o constante avanço da tecnologia, existem diversas formas com as quais esses profissionais conseguem conversar com os clientes B2B, são inúmeros os canais que podem ser usados para tal ação, como:

  • Telefone;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Telegramas;
  • Chatbots.

É normal que um cliente B2B, ao procurar por um serviços de contabilidade preço acessível, entre em contato com um de seus funcionários em busca de mais informação sobre ele, e eles precisam estar prontos para ajudar no que for preciso.

Sendo assim, a abordagem para esse tipo de atendimento precisa ser a mais profissional possível, sem brechas para que eles pensem que você não entende bem o que oferece, o atendente precisa ter 100% de propriedade da conversa e do assunto em questão.

Isso porque tal ação passa uma imagem de referência e autoridade para esse cliente, que verá que está consumindo para sua empresa algo que parte de uma outra empresa que também preza pela qualidade.

Dicas de como melhorar a experiência do cliente B2B

Agora que você já entende um pouco mais sobre a importância de um atendimento aos clientes B2B, chegou o momento de saber como estruturar essa ideia e de fato melhorar a experiência do seu cliente B2B. Confira abaixo as dicas que selecionamos para isso:

Defina a sua buyer persona

A primeira coisa a ser feita é a definição da sua buyer persona, ou seja, o perfil comercial de cliente que pode consumir de você, seja o seu serviço de conserto de geradores ou os seus produtos de limpeza de equipamentos.

Ao conhecer e definir o seu perfil de buyer persona, você entende quais empresas podem se interessar pelo que você oferece e, a partir disso, torna-se mais simples ir atrás delas e atraí-las para o seu negócio.

Tenha um bom conjunto de princípios

Além disso, ter um bom conjunto de princípios é essencial para uma boa experiência para qualquer tipo de cliente, mas quando falamos dos B2B, isso se torna ainda mais importante, pois eles também são empresas.

Isso significa que eles também possuem um conjunto de princípios que seguem e, ao consumirem de outra empresa, desejam que ela também obtenha princípios que sejam relevantes e que se alinhem ao que ela também acredita.

Construa conexão emocional

A construção de uma conexão emocional é essencial no processo de venda de qualquer negócio, seja entre uma empresa de tratamento de água e uma rede de supermercados ou entre um e-commerce e uma empresa de logística.

Isso porque, antes de estar tratando com empresas, você trata com pessoas que as feriram com base no que acreditam e acham certo, por isso construir uma conexão emocional ajuda na construção de um ótimo relacionamento entre ambos.

Dê atenção aos feedbacks dos vendedores

Outra dica extremamente importante é a devida atenção aos feedbacks do time de vendas da sua empresa, que tratam diretamente com os clientes B2B e entendem quais são os seus desejos, necessidades, dores e pontos para melhoria.

Por isso, é de suma importância que você mantenha uma comunicação constante, clara e objetiva com os vendedores, pois assim eles poderão te ajudar a entender como os clientes B2B se sentem no processo de compra e o que fazer para melhorar tal ação.

Monitore todos os resultados

Resultados são bons, mas precisam ser avaliados, e é através de uma boa avaliação que uma empresa de energia solar em SP consegue apresentar a melhor solução para um problema, e é através da avaliação que se consegue ter certeza dos bons resultados.

Sendo assim, esteja a par dos resultados gerados em sua empresa e também dos resultados gerados no seu cliente B2B a partir da compra do seu produto ou serviço, pois assim você terá certeza de que fez um bom trabalho.

Combine dados para obter boas informações

Para finalizar, mas longe de ser menos importante, não deixe de combinar os dados de seus clientes B2B dentro de um sistema ou ferramenta online que te permita ter mais controle sobre a atual situação do seu negócio e como você pode ajudá-lo.

Hoje existem diversos sistemas e ferramentas online que podem te ajudar a ter mais controle dos dados de seus clientes B2B, tê-los por perto é essencial para que a experiência desses clientes seja cada vez mais personalizada.

Essas são apenas algumas de diversas dicas que podem te ajudar a construir uma melhor experiência do cliente B2B, seja a sua empresa uma produtora de sistema de exaustão industrial ou até mesmo uma marca de uniformes.

A importância de uma estratégia de sucesso do cliente

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre a importância da estruturação de uma boa estratégia que foque no sucesso do seu cliente, afinal de contas, se o seu cliente obtém sucesso, a sua marca também obtém.

Pensando nisso, é essencial que você e sua equipe comecem a dedicar tempo e recursos ao processo de pós-venda para melhorar a experiência do cliente B2B, ou seja, que foquem em ouvi-los mesmo após a ação de compra do seu produto ou serviço.

Isso porque existem muitas empresas que, depois de vender para um cliente, o deixam de lado e acham que já não é mais preciso manter o contato com ele, e é aí que muitas perdem a grande chance de fidelizar um cliente.

Seja após a venda de um serviço de conserto de aquecedor elétrico para saber como o processo ajudou tal empresa ou até mesmo após a venda de um equipamento de iluminação para saber como ele ajudou a resolver tal problema da empresa.

O fato é que a preocupação para com os clientes B2B mesmo após a ação de compra é uma das principais estratégias que irão ajudar no sucesso dele e também no sucesso da sua marca, que será vista como uma que se atenta ao desempenho de seu cliente.

Sendo assim, preparar o seu time para tal processo é essencial, pois assim eles conseguirão manter um contato eficaz com aqueles que fazem a marca existir e se manter de pé no mercado junto aos clientes físicos.

Considerações finais

Dessa forma, você verá como a construção de uma boa experiência do cliente B2B é essencial para uma empresa e pode influenciar diretamente em seus resultados, se preocupando cada vez mais com a excelência de tal processo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.