KPIs para B2B: veja quais são e como acompanhar


Cada perfil de negócio pode contar com um sistema especial a ser adotado, para garantir com que as melhores gestão e alcance de resultados possam então ser possíveis. Para isso pode ser importante olhar para KPIs para B2B, além de outros índices disponíveis.

No caso dos elementos citados existe uma valorização maior para quem atua dentro do mercado voltado à indústria além de outros clientes de perfil empresarial, sendo isso algo que foge do comportamento comum associado ao cliente final de uma marca, por exemplo.

Apesar de existirem essas diferenças, no geral existe uma responsabilidade em geral por parte do mercado em garantir com que o seu público seja tratado da melhor forma possível, já que por mais diferentes que sejam, todos estão em busca do melhor tipo de experiência.

No momento que um cliente busca na internet por “filtro para piscina preço” ele não necessariamente acaba recorrendo ao fornecedor mais barato.

Isso está associado aos serviços de uma companhia voltada ao perfil mais segmentado, o mesmo pode ser dito também sobre as empresas que trabalham para se conectar com o público geral, existindo assim um maior empenho a ser aplicado.

De qualquer maneira, para que um negócio seja administrado da melhor forma possível, é importante reconhecer o cenário onde ele se encontra, assim como todas as ferramentas que podem estar disponíveis nesse segmento, facilitando a busca por melhores resultados.

E tal preparo acaba tendo uma importância ainda maior quando olhamos para o cenário comercial de hoje, onde uma simples pesquisa por um serviço de conserto de balanças é capaz de resultar em diversas alternativas ao público.

Para que seja então possível conquistar os melhores resultados comerciais, é necessário conhecer um pouco das estratégias e índices que podem apontar para o sucesso de um negócio específico, sendo esse o caso de quem atua com o público empresarial.

Em relação a esse cenário é importante então não só compreender melhor sobre os indicadores a serem analisados, mas também sobre a realidade à qual um empreendimento pode então se ver presente, tal como ocorre com as empresas do meio B2B.

O mercado B2B e os seus melhores indicadores

Dentro do meio comercial é possível encontrar dois diferentes modelos populares de negócio, sendo o formato Business to Consumer, que envolve as vendas de uma empresa ao público final, mas também outro menos conhecido, que é o Business to Business.

Popularmente conhecido como B2B, esse mercado envolve os negócios a serem feitos de uma empresa para outra, tal como o um fornecedor de peças mecânicas que fornece para uma oficina de carros, que então irá trabalhar com os clientes finais dessa venda.

Para que seja possível ter sucesso dentro desse cenário comercial específico é importante reconhecer o perfil diferente do seu público, tratando-se de uma audiência que costuma realizar uma pesquisa muito mais ampla antes de realizar qualquer tipo de contrato.

Junto disso ainda existe o maior tempo de conexão que uma empresa pode ter com seus clientes na área empresarial, lidando então com contratos a longo prazo, facilmente renovados a não ser que exista uma oferta muito mais positiva dentro do seu mercado.

Diante de tudo isso, para que um serviço de atestado de vistoria do corpo de bombeiros consiga obter um maior sucesso dentro do seu segmento, é importante então conhecer a fundo a realidade dos seus clientes, assim como tudo que afete a realidade de um negócio.

É nesse ponto que entram os KPIs (Indicadores-Chave de Performance ou Key Performance Indicator em inglês) informações essas que apontam para a realidade de um negócio, em relação à sua performance dentro de um cenário específico.

Para o mercado B2B esses indicativos podem ter uma importância ainda maior, já que por se tratar de um público mais restrito, pode acabar sendo mais difícil identificar o perfil dessa sua audiência, com os KPIs facilitando então conhecer os resultados de uma companhia.

Mas para que seja possível então compreender melhor o cenário do seu negócio B2B, é importante então reconhecer quais são os principais indicadores que podem ser utilizado na gestão desse seu negócio, o que inclui indicadores como:

Net Promoter Score

O NPS se trata de uma escala que mede o percentual de indicação que um cliente pode fazer em cima de um produto ou serviço, de acordo com a sua satisfação ou qualquer outra característica que possa influenciar na sua relação com uma marca específica.

Esse indicativo é medido em uma variação de 0 a 10, apontando então o quanto alguém que instalou persianas motorizadas em seus escritórios pode recomendar esse serviço para outros prédios comerciais disponíveis no mercado.

Lifetime Value

Esse KPI está associado ao valor vitalício que um cliente teve dentro de uma empresa, ou seja, o quanto ele rende enquanto esteve conectado a uma companhia. Nesse sentido é possível medir a quantidade de mensalidades pagas em um período de assinatura.

O grande diferencial que o LV recebe no mercado B2B está associado ao tempo de conexão entre uma companhia e o seu público, já que é a comum a realização de contratos maiores, se comparadas a uma oferta a ser feita a um cliente final, por exemplo.

Custo de Aquisição de Clientes

O CAC envolve todas as despesas que uma empresa possui para garantir a conquista de um novo cliente aos seus serviços ou produtos colocados à venda. Nesse sentido é preciso contabilizar gastos com publicidade, produção da mercadoria entre outros tipos de gastos.

Tal percentual é importante para que uma empresa de tapetes para elevadores consiga compreender qual o nível de investimento que é necessário para uma companhia crescer assim como identificar o sucesso do seu negócio, caso seu lucro seja superior a tais gastos.

Ticket Médio

Esse é o indicativo associado ao nível de compras dos seus clientes, ou seja, o número médio de aquisições que um consumidor faz ao entrar em sua loja. No caso do mercado B2B ele pode se referir ao nível de encomendas que um cliente pode fazer em média.

Quanto maior for a proximidade de um cliente com essa companhia maior pode ser o seu ticket médio de compra, diante dos benefícios claros que tal indivíduo é capaz de encontrar ao fazer negócios com essa companhia específica.

Abandono de carrinho

O KPI de abandono de carrinho é possível de acompanhar dentro do cenário do mercado digital, apontando para a quantidade de compras que é iniciada, mas por algum motivo não é finalizada, sendo preciso analisar o cenário para saber como reduzir esse problema.

A partir disso é possível compreender porque um condomínio deixou de adquirir um pedido de números residenciais inox 30 cm, seja pela falta de peças do tamanho que realmente procura, ou até mesmo por questões financeiras, onde uma nova oferta pode ser a solução.

Esses são apenas alguns dos indicadores de performance que podem ter grande utilidade para o mercado B2B. Agora, tendo um maior conhecimento sobre esses números, é importante saber como acompanhá-los e definir quais são relevantes para o seu negócio.

Usando os melhores KPIs para sua empresa

Baseado em todos os indicativos existentes é importante agora saber como trabalhar com eles, incluindo a decisão de escolher quais são essenciais para o seu projeto. Para garantir isso se indica seguir algumas etapas, entre elas:

Definição de objetivos

A primeira ação a ser tomada é a criação de uma lista sobre todos os objetivos de um negócio no mercado, o que pode ser desde o aumento no número de clientes por quem vende porta automática deslizante, assim como explicar melhor seu produto ou serviço.

Conhecer os melhores KPIs

Tendo em mente quais são suas metas no mercado, é importante escolher quais são os KPIs que podem ajudar a identificar o seu nível de alcance desses resultados. Para isso se indica conhecer o maior número possível de indicadores, incluindo os que foram citados.

Definir o momento da empresa

Cada negócio conta com um cenário e realidade distinta, sendo importante identificar isso, tal como um momento de expansão ou até mesmo de crise, de forma a acompanhar os KPIs que possam trazer uma solução para o seu estado atual.

Acompanhar resultados

Por último se destaca que essa análise de indicadores-chave deve ser algo a ser feito de forma contínua, para assim identificar se um serviço de lavieen laser está tendo a demanda esperada em uma clínica estética tanto no lançamento como meses após esse evento.

Somente ao seguir essas ações que pode ser possível para o mercado, com destaque ao B2B, ter acesso a benefícios como:

  • Identificação de problemas;
  • Aumento da produção;
  • Decisões baseadas em dados
  • Otimização de resultados.

Uma série de vantagens capaz de fazer com que uma companhia do cenário empresarial seja capaz de se destacar ainda mais em seu segmento, seja qual for o perfil da sua audiência voltada ao mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.