4 erros de principiantes que você não deve cometer no marketing de conteúdo


Conheça os erros de principiantes que você não deve cometer no marketing de conteúdo e evite-os para obter sucesso.

O começo nem sempre é fácil, não é mesmo? Por isso, vamos listar os erros de principiantes que você não deve cometer no marketing de conteúdo.

Existem muitos atrativos para uma empresa implementar a estratégia de marketing de conteúdo, por isso, a importância de estar atento e seguir todos os passos corretamente. Os principais motivos são: aumento do ROI, menor custo quando o intuito é captar leads e estreitar um relacionamento com o cliente.

Para se ter ideia do potencial de um anúncio no ambiente digital, em 2021, foram investidos mais de US$ 300 bilhões de dólares em propagandas na internet, local onde as pessoas têm ficado muito mais tempo, principalmente, depois da pandemia.

Portanto, para você conseguir ter a certeza de que o esforço da equipe de conteúdo e de marketing da empresa fará o esforço da maneira correta e, consequentemente, trazer os resultados esperados, é necessário tomar cuidado para não cometer alguns erros.

Conheça os erros de principiantes que você não deve cometer no marketing de conteúdo

Para que não aconteça nenhum erro quando o assunto é o marketing de conteúdo, uma área que ainda está em crescimento, é importante ter também uma boa estratégia montada com eficiência, principalmente, quando estamos trabalhando com uma equipe que está iniciando neste tipo de trabalho.

Com o intuito de te ajudar com este assunto, listamos os erros de principiantes que você não deve cometer no marketing de conteúdo.

1 – Não deixar claro no cronograma a frequência de publicações

Tanto em um blog, nas redes sociais ou até mesmo nas plataformas de vídeo, é muito importante estabelecer uma frequência de publicações. Desta forma, a sua audiência terá claro quando encontrar novos conteúdos, por exemplo.

Outro fator que também é importante ter esta rotina é que, desta forma, a marca se mantém sempre ativa no ambiente digital.

Ah! Mas, claro, é preciso tomar cuidado para não fazer muitas postagens e cansar o seu cliente. Pense em manter a constância com equilíbrio.

2 – Não conhecer o seu público-alvo

Um dos principais erros de principiantes que você não deve cometer no marketing de conteúdo é não saber com quem você falar, ou seja, não conhecer o seu público-alvo ou personas.

Por isso, antes de começar a produzir qualquer conteúdo, é importante saber quais são as características de quem vai consumir as publicações.

Você deverá analisar:

  • Como é o comportamento do público?
  • Qual é a forma que estas pessoas consomem os conteúdos na internet?
  • Qual é a sua profissão?
  • Como o conteúdo produzido e a empresa podem auxiliar o público que será alcançado?
  • O que ele consome quando está navegando na internet?

Conforme você for tendo as respostas para cada pergunta, vai começar a definir como é o público-alvo, claro que uma representação fictícia, de um cliente ideal para a sua empresa.

Desta forma, a produção do conteúdo poderá ser feita pensando nas características e interesses da persona, sendo mais certeira e trazendo mais conversões para o negócio.

3 – Não ter ideia de palavra-chave

A audiência orgânica é muito importante para o sucesso do seu conteúdo, afinal de contas, é de onde virá o maior alcance da publicação. Por este motivo, não ficar de olho nas palavras-chave também é um dos erros de principiantes que você não deve cometer no marketing de conteúdo.

Tomar cuidado com a palavra-chave que será utilizada é importante mesmo quando buscamos meio de anúncios no Google Adwords, por exemplo, para ajudar no alcance da publicação.

Pensando em uma empresa que tem um site de plano de saúde, o ideal é que ela faça publicações periodicamente pensando em palavras-chave relacionadas a pessoas que se preocupam com a saúde.

Por exemplo, fazer um texto sobre quais as melhores operadoras de saúde pode gerar interesse, desde que você faça uma ampla pesquisa e explique como o ranking foi criado. É possível até mesmo citar algumas doenças que estão em alta para conseguir atrair mais audiência para a sua publicação.

Você consegue encontrar na internet algumas ferramentas que podem ajudar neste momento e fazer com que a palavra-chave inserida seja mais efetiva.  Aqui também vale dar uma olhada como os seus principais concorrentes trabalham neste assunto.

4 – Deixar de lado novos formatos

A todo momento é possível encontrar na internet novas formas de publicação para alavancar conteúdos de empresas. Por isso, é essencial estar atento a todas as novidades e onde as pessoas realmente navegam.

Se for preciso, faça uma aposta de publicação de conteúdo em diversas plataformas para entender qual deles trará mais resultado. Por Jeniffer Elaina