Como as redes sociais podem ser usadas para ampliar o alcance do marketing B2B


Quem disse que as redes sociais não servem para o mercado B2B? Na verdade, muito pelo contrário, as redes sociais, se bem utilizadas, podem ampliar o alcance do marketing B2B de uma forma que você não imaginava.

Iremos lhe mostrar todos os detalhes neste artigo, sobre como as redes sociais podem ser a cereja do bolo para você que quer impulsionar o alcance das suas estratégias de marketing.

E assim, promovendo seus criativos e realizando a captação de outras empresas de forma mais fluida.

Por exemplo, se você tem uma empresa de serviço de estrutura metálica para telhado, pode perfeitamente utilizar as redes sociais para captar empresas de construção que querem comprar de você.

O fato é que, as estratégias de marketing devem variar de acordo com o mercado.

É claro que os modelos B2B e B2C exigem diferentes comportamentos de marketing. Porém, ambos utilizam os mesmos princípios e canais das redes sociais.

Vale ressaltar que as redes sociais são muito acessíveis e são responsáveis ​​por espalhar conhecimento, novidades, criar entretenimento e conectar pessoas com outras pessoas e marcas.

Podem servir até mesmo se você quiser vender gôndola de parede para supermercados e lojas, por exemplo.

O mundo já conta com mais de 5 bilhões de internautas, o que corresponde a 63% da população mundial. Além disso, existem 4,65 bilhões de usuários de mídia social entre eles, o que equivale a 58,7% da população mundial total.

Se você quer saber mais detalhes sobre como as redes sociais podem sim ser utilizadas para estratégias de marketing B2B, então continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo.

Principais pilares das estratégias de redes sociais B2B

Existem alguns principais pilares que são imprescindíveis dentro das estratégias de marketing de redes sociais no mercado B2B.O primeiro pilar e mais importante é não pensar apenas nos lucros e nos valores financeiros a serem alcançados.

Isso porque, se você tem um negócio, seja de fabricação de embalagem para picolé ou de fornecimento de velas automáticas, e foca principalmente em oferecer a melhor solução, bem como a melhor comunicação, os lucros serão automáticos.

Afinal, as pessoas valorizam o que é bom. Portanto, não esqueça da grande necessidade de manter boas relações com os consumidores usando estratégias de mídia social que podem elevar ainda mais a receita.

Isso significa criar uma conexão com a pessoa por trás do CNPJ. Por mais que o B2B afete diretamente o segmento de negócios, existe uma pessoa por trás de cada empresa. É por isso que você deve sempre focar no cliente.

Em outras palavras e exemplificando, existe uma pessoa por trás da empresa que fornece o kit encadernação que você vende em sua papelaria, e assim por diante.

Ou seja, é uma pessoa que assina o contrato, é para quem as mensagens compartilhadas devem falar. As estratégias de marketing devem falar com o público e mostrar-lhes uma solução para o problema.

Uma das características do B2B é um longo relacionamento entre o vendedor e o comprador. As redes sociais ajudam, assim, a construir relacionamentos duradouros com base nos seguintes pilares:

Fortalecer a marca

Um dos pilares mais importantes dentro do marketing B2B é  que ele é mais especializado, racional  e técnica do que o marketing B2C. Mas isso não quer dizer que as redes sociais não contribuam para fortalecer a marca de uma empresa que presta serviços a outras empresas.

Na verdade, as redes sociais, se utilizadas de forma estratégica podem demonstrar de forma estratégica o que a sua empresa tem a oferecer. Portanto, o uso das mídias sociais permite que você fortaleça cada vez mais sua marca na mente dos compradores e melhore as decisões de compra.

Além disso, ajuda a destacar a qualidade dos serviços prestados pela empresa, o que fortalece o posicionamento e enfatiza a diferenciação. Mensagens repetidas fortalecem a imagem, oxigenam a marca e expressam o tom e a voz da empresa. Isso diz ao cliente o que é interessante.

Destacar seu diferencial

Independentemente se você é uma empresa terceirizada que vende etiquetas personalizadas, ou uma empresa de tecnologia que fornece softwares de gestão para outras empresas, o marketing existe para apresentar soluções que só a sua empresa oferece.

Como a concorrência é acirrada e crescente, as empresas precisam demonstrar sua diferenciação.

Você precisa entender a intenção dos consumidores de fornecer valor que atenda às suas necessidades, não apenas financeiras. Como os clientes B2B são diferentes, suas motivações também.

Uma empresa de vendas precisa se diferenciar por seus produtos, não apenas pelo preço, por isso deve desenvolver uma estratégia de marketing que leve em conta as diferenças do mercado e as necessidades do público-alvo.

Informar e construir confiança

A utilização de estratégias de mídias sociais permite que potenciais clientes conheçam a marca e, ainda, obtenham informações com impacto significativo na decisão de compra. Através das redes sociais, o comprador pode verificar os seguintes aspectos:

  • Autoridade no mercado;
  • Autenticidade da empresa;
  • Prova social;
  • Qualidade do serviço prestado;
  • Posicionamento de marca;
  • Sua mensagem;
  • Seu diferencial;
  • O nível de atualização no mercado;
  • Importância no mercado;
  • Preocupação com a satisfação do cliente.

E tudo isso pode ser bem posicionado e destacado através das redes sociais, independentemente se você tem uma empresa que fornece verniz automotivo para oficinas ou artefatos para lojas de decoração, por exemplo.

Redes sociais mais importantes no B2B

No Brasil, as pessoas passam em média 3 horas e 47 minutos por dia nas redes sociais. Esses números ajudam a mostrar o quanto o investimento em mídias sociais é uma prioridade em nosso tempo.

Lembre-se de que a melhor forma de seu negócio ou empresa tornar-se uma autoridade em seu segmento é de fato criando e entregando conteúdo de alto valor para o público.. Assim, cada rede social pode se destacar como uma ferramenta para uma finalidade diferente.

Segundo o relatório B2B Marketing Mix, as principais redes sociais para o mercado B2B são:

  • Linkedin;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • Pinterest.

Obviamente e intuitivamente, o número um é o LinkedIn. É uma ótima maneira de humanizar sua marca.

Essa rede social permite que a empresa se conecte com outras do mesmo segmento e mostra quem são seus funcionários e mostra que todo o trabalho é feito por pessoas.

Em segundo lugar está o Facebook, que, além de compartilhar comunicações de marketing, também ajuda os grupos-alvo por meio de seus pixels e ferramentas de publicidade.

Em terceiro e quarto lugares estão o Twitter e o Instagram. Eles são ótimos para transmitir uma mensagem e transmitir a identidade e a imagem de uma empresa.

O YouTube ficou em quinto lugar. Com ele, é possível produzir conteúdos aprofundados e ricos e imergir os clientes na experiência audiovisual da marca.

Pinterest e Tik Tok, embora sem destaque no momento, mostram tendências de crescimento nos próximos anos. Portanto, os gestores devem estar atentos para atualizar as estratégias de mídia social de acordo com as tendências do mercado.

Qual o papel das estratégias de mídia social no B2B?

O marketing B2B em diversas mídias é extremamente importante para as empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas, independentemente se o produto é impressora portátil ou serviço de conserto de eletrônicos.

Esse esforço é necessário para fortalecer sua marca, atrair leads e fidelizar clientes. Investir nessa ferramenta leva, portanto, a um aumento de receita.

As empresas precisam desenvolver um plano de marketing que leve em conta uma estratégia de mídia social claramente definida para atingir seus objetivos.

Esse planejamento define o caminho, as metas e os objetivos. Identifica quais as melhores práticas a seguir para alcançar os melhores resultados. Assim você pode focar no que realmente importa.

Dicas de marketing de mídia social B2B

Aqui vão algumas dicas certeiras para você criar boas estratégias de marketing de mídia social B2B. Confira!

Seja referência

Comparar seus produtos e serviços com outros concorrentes do mercado é muito importante para melhorar processos e procedimentos internos, é como aprender com os “campeões”, sabe?

Nesse sentido, vale a pena monitorar as redes sociais das corporações que competem com a sua marca, seja empresa de calibração de equipamentos ou uma loja de sapatos.

Para isso, é preciso investir tempo na análise do conteúdo desses players e descobrir quais temas e tipos de publicações trazem mais resultados e incluí-los em seu plano de marketing.

Invista em conteúdo de qualidade

Essa dica não é nenhuma novidade né? E não se aplica apenas ao modelo B2B! Criar um conteúdo rico com informações relevantes e que agreguem valor ao público é fundamental para construir autoridade e reconhecimento da marca.

Muitas marcas produzem conteúdos diferenciados e voltados para negócios.

Com base nisso, e por meio de textos e e-books criados para ensinar o mercado, as empresas conquistam outras empresas e trabalham com essa autoridade alcançada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.