Mesmo com diversas plataformas que podem auxiliar na criação da loja virtual, alguns erros ainda podem ser cometidos. Saiba quais são para você não cometer e ter sucesso no seu negócio.
O mercado de e-commerce no Brasil não para de crescer e, com isso, também temos uma grande demanda de novos negócios. Porém, existem alguns cuidados que devemos, principalmente, na hora da criação da loja virtual, para conseguir colher resultados positivos.
De acordo com a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2024, a espera é que o segmento de e-commerce cresça, no mínimo 10%, mantendo a curva de aumento dos últimos anos. Falando em valores, a espera é que a arrecadação com as vendas chegue a R$ 205,11 bilhões.
Por esta razão, é essencial ficar de olho nos pontos importantes e não cometer nenhum erro ao criar uma loja virtual. Se você fizer tudo certo, não perderá tempo e o sucesso do seu negócio chegará mais rápido.
Veja quais são os maiores erros de empreendedores quando vão criar uma loja virtual
Existem muitas dúvidas sobre como montar loja virtual e, se não buscar implementar as estratégias certas, será grande o risco de cometer erros. Além de ficar de olho nas estratégias, o empreendedor deve conhecer quais são os maiores erros que não pode cometer ao criar uma loja online.
Afinal de contas, não é só cadastrar os produtos e pronto, existem passos que devem ser traçados para que tudo funcione de uma forma correta.
Então, vamos conhecer mais sobre estes erros? Anote aí!
1. Não conhecer o público que irá comprar o produto
O primeiro erro muito comum entre as pessoas que criam uma loja virtual é não conhecer o seu público-alvo. É fundamental entender quem são seus potenciais consumidores para criar uma loja virtual. Assim, você vai conseguir criar um negócio que atenda às necessidades e preferências destes clientes.
2. Não pensar na experiência do usuário
A loja virtual não precisa ficar boa apenas para o empreendedor, mas, sim, para quem vai navegar na plataforma para fazer uma compra. Por esta razão, a navegação deve ser fácil e intuitiva. Isso é fundamental para um e-commerce.
As pessoas que ignoram este ponto podem afastar os clientes. Afinal de contas, se ele entra na sua loja virtual e não encontra o que está procurando, facilmente, ele encontrará outra que tem o produto. Então, tome cuidado e, se possível, deixe as informações bem organizadas e de fácil entendimento.
3. Navegação não adaptável
As lojas virtuais que não têm o comportamento responsivo também podem ficar bem atrás das suas concorrentes. Com o aumento do uso de dispositivos móveis, é essencial que a plataforma seja acessível em diferentes tamanhos de tela.
Para você ter uma ideia da importância deste assunto, de acordo com um estudo da Salesforce, 72% dos consumidores realizam compras através de smartphones, inclusive dentro de lojas físicas.
4. Deixar de lado o SEO
Este é um grande erro que você não pode cometer ao criar uma loja virtual é não pensar no SEO. Sabe por quê? Como os seus clientes irão achar o seu negócio se você não tem uma aparição nos sites de buscas?
Uma loja virtual bem otimizada para SEO pode atrair mais tráfego orgânico e, consequentemente, aumentar as vendas, já que ela sempre aparecerá nas primeiras posições, quando o cliente buscar pelo item que está à disposição na plataforma.
5. Não pensar em formas de pagamento seguras
Mesmo com o aumento das vendas pela internet, as pessoas ainda sentem medo em realizar pagamento em plataformas que não transmitem segurança. Afinal, o Brasil é um dos países que mais sofrem com vazamento de dados e clonagem e ninguém quer ter dívidas no cartão de crédito, especialmente as que não foram feitas por elas.
Os clientes precisam se sentir seguros ao fazer compras online e oferecer opções de pagamento seguras é essencial para o sucesso do seu negócio. Busque por empresas de pagamentos de confiança ou, até mesmo, monte a sua loja virtual em plataformas prontas e que já possuem toda a operação de pagamento implementada.
6. Não fazer a análise dos dados
Como saber se o esforço está dando certo, se você não está olhando para os números, não é mesmo? Monitorar e analisar os dados pode ajudar a identificar áreas de melhoria e trazer oportunidades de crescimento para a sua loja virtual.