Já ouviu falar em marketing de crescimento? Saiba mais sobre este assunto


Conhecido também como Growth Marketing, esta é uma das principais tendências e que teve um “boom” no Vale do Silício. Se você nunca ouvir falar sobre marketing de crescimento, vamos explicar um pouquinho neste texto.

Marketing de crescimento é uma abordagem estratégica que visa impulsionar o crescimento de uma empresa de forma sustentável, utilizando uma combinação de marketing tradicional, análise de dados, experimentação e otimização contínua. Essa metodologia concentra-se em identificar oportunidades de crescimento em todas as áreas do funil de vendas e em todas as etapas do ciclo de vida do cliente.

Ao contrário do marketing tradicional, que muitas vezes se concentra apenas na aquisição de novos clientes, o marketing de crescimento também se preocupa com a retenção de clientes existentes, a maximização do valor do cliente ao longo do tempo e a criação de defensores da marca que promovem a empresa de forma orgânica.

Muito legal, não é mesmo? Se você quer implementar o marketing de crescimento no seu negócio, falaremos sobre alguns detalhes abaixo.

Conheça alguns princípios fundamentais do marketing de crescimento

Como já falamos, um dos grandes diferenciais do marketing de crescimento é não estar apenas focado em adquirir novos clientes, mas também em maximizar o valor dos clientes existentes e retê-los ao longo do tempo, promovendo um aumento mais estável e sustentável para a empresa.

Além disso, o ambiente de negócios está em constante mudança e, por isso, as empresas precisam se adaptar rapidamente para se manterem relevantes. O marketing de crescimento enfatiza a experimentação e a análise de dados, permitindo que as empresas identifiquem e respondam rapidamente às mudanças nas preferências dos clientes, nas tendências do mercado e na concorrência.

Isso é fundamental em qualquer tipo de segmento. Sabe por quê? Precisamos, exatamente, fazer uma análise com diversos detalhes para entender se os produtos que estamos buscando são realmente eficazes e trarão conversões de venda.

Quer saber mais? Vamos falar um pouquinho sobre os fundamentos do marketing de crescimento. Anote aí!

1 – Experimentação constante

Testar constantemente novas ideias, estratégias e táticas para descobrir o que funciona melhor para a empresa, permitirá que as empresas identifiquem oportunidades de crescimento, aprendam continuamente, mitiguem riscos, promovam a inovação e mantenham uma vantagem competitiva no mercado.

Por exemplo, se sua empresa trabalha com produtos consignados para revenda, você pode testar vários lançamentos, mas com certeza alguns itens terão mais procura que outros, não é mesmo? Por isso a experimentação deve ser constante.

Outro ponto importante para quem aplica a experimentação constante é a estimulação da inovação e da criatividade dentro da empresa, incentivando as equipes a pensar fora da caixa e a buscar novas abordagens para resolver desafios de marketing. Isso pode levar a descobertas inesperadas e diferenciação da concorrência.

2 – Análise de dados

Utilizar dados para identificar oportunidades de crescimento, entender o comportamento do cliente e tomar decisões baseadas em evidências. Entre os principais dados que podem ser analisados, temos: histórico de compras, cliques em sites, interações em mídias sociais e respostas a campanhas de marketing, dentre outras.

Imagine o cenário de uma agência de viagem que, ao analisar o comportamento dos usuários em seu portal, percebe que muitos pesquisam sobre como comprar passagens baratas para Europa. Com base nisso, é possível desenvolver ações de campanhas estratégicas, aumentando o volume de vendas de viagens para um destino europeu.

A análise de dados permite que as empresas avaliem o desempenho de suas campanhas de marketing em tempo real e façam ajustes conforme necessário.

Isso inclui monitorar métricas-chave, como taxas de conversão, retorno sobre investimento (ROI), custo por aquisição de cliente (CAC) e valor do tempo de vida do cliente (LTV), para identificar quais campanhas estão gerando os melhores resultados e onde os recursos devem ser realocados para maximizar o impacto.

3 – Foco no cliente

Colocar as necessidades e desejos do cliente no centro das estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos.

É por este motivo que o marketing de crescimento começa com uma compreensão profunda das necessidades, desejos e dores do cliente. Isso é feito por meio de pesquisas de mercado, análise de dados, feedback dos clientes e outras técnicas para garantir que todas as estratégias e iniciativas sejam alinhadas com as necessidades do usuário.

4 – Automatização

Automatizar processos sempre que possível para aumentar a eficiência e liberar tempo para atividades de alto impacto.

Voltando ao nosso exemplo dos produtos consignados para revenda, você pode ter todo o seu estoque automatizado, realizar vendas por vários canais e muito mais. Acabou o tempo em que você fazia tudo na mão e as vendas eram de porta a porta, não é mesmo?

Ferramentas de automação de redes sociais, por exemplo, permitem que as empresas programem publicações, monitorem menções de marca, respondam a comentários e interajam com seguidores de forma eficiente, ajudando a manter uma presença ativa e engajada nas mídias sociais, sem exigir um investimento excessivo de tempo.