A chegada do final do ano é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas. Por este motivo, falaremos sobre algumas estratégias para você melhorar o seu negócio neste período.
O segmento de varejo fica trabalhando intensamente com as oportunidades de aumentar as vendas com a demanda do final do ano. Afinal de contas, a Black Friday e o Natal mexem muito com os ponteiros. Por isso, você não pode deixar de lado as estratégias para lucrar ainda mais.
Segundo uma análise realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico deve arrecadar mais de R$ 185 bilhões só em 2023. Além disso, este mesmo estudo indica que, nos próximos quatro anos, o faturamento que o segmento espera é de R$ 205 bilhões (2024), R$ 225 bilhões (2025), R$ 248 bilhões (2026) e R$273 bilhões (2027).
Por isso, não podemos deixar de lado as estratégias para que o sucesso seja alcançado. E para te ajudar nisso, sendo MEI ou até mesmo tendo uma empresa maior, selecionamos muitas dicas abaixo.
Veja algumas ideias para vender mais na internet
As datas sazonais são excelentes oportunidades de aumentar o lucro de uma empresa. Afinal, as datas comemorativas são um período em que as pessoas “precisam” dar um presente a uma pessoa amada, por exemplo. Porém, quando olhamos para a chegada do final do ano, este potencial aumenta.
Além de estarem empolgadas com a chegada do Natal, o décimo terceiro também ajuda para que elas fiquem melhor capitalizadas.
Por isso, não perca a oportunidade e veja algumas estratégias para vender mais na internet no final do ano.
1 – Tenha um planejamento
Dificilmente um negócio dá certo sem planejamento, não é mesmo? Por esta razão, a primeira coisa que precisamos falar é sobre a importância de se planejar para que, ao final do período, você realmente tenha lucros.
Trabalhe com a chance de oferecer aos seus clientes vantagens por escolher a sua loja virtual para fazer as compras de final de ano. Dê descontos especiais ou até mesmo crie um plano de fidelidade atrativo.
Entre as vantagens preferidas dos consumidores que comprar itens na internet é o frete grátis. Portanto, se possível, não cobre pela entrega da mercadoria. Uma ideia é estipular um mínimo de compra para oferecer este benefício.
Só faça contas antes de divulgar as vantagens de o cliente comprar na sua loja na internet. Assim, você não terá prejuízo.
2 – Crie uma estratégia para as redes sociais
As redes sociais são os principais meios de comunicação, já que as pessoas ficam navegando em seu perfil nas plataformas por várias horas durante o dia. Por este motivo, elas não podem ficar de fora de toda a estratégia montada para aumentar as vendas do seu negócio no final de ano.
Crie conteúdo para tipo de plataforma e aproveite cada uma para fazer captação de clientes de diferentes perfis.
Tanto no Instagram, Facebook e outros canais, como o YouTube, você pode atrair usuários dando dicas de passagem grátis, hospedagem gratuita, como viajar de graça e muitas outras. Assim, criar um CTA para que o usuário clique e seja redirecionado à sua página de vendas.
Para termos uma ideia da importância das redes sociais, 74% dos brasileiros vão às redes sociais para saber mais sobre uma marca antes de efetuar uma compra, segundo a pesquisa Social Commerce, feita pela All iN/Social Miner.
Portanto, além de utilizar estas plataformas para divulgar os seus produtos, é importante que você publique informações relevantes do seu negócio. Sabe por quê? 83% dos brasileiros também se preocupam se as marcas estão alinhadas com os seus valores pessoais, de acordo com a pesquisa “Global Consumer Pulse”, realizada pela Accenture Strategy.
3 – A equipe tem que estar preparada
É essencial que você deixe a sua equipe pronta para atender as necessidades de seus clientes, principalmente, os que estiverem com dúvidas nas redes sociais ou até mesmo mandarem perguntas na sua loja virtual. Um atendimento de qualidade pode ser o grande diferencial do seu negócio na internet.
Além disso, é importante ter uma equipe agilizada em embalar as mercadorias e já despacharem para entrega. A maioria das pessoas que compram online gostam de receber os produtos rapidamente.
4 – Planeje o pós-venda
Um dos grandes desafios da maioria das empresas que conquistam diversos clientes, principalmente, no final do ano, é reter este consumidor. Por isso, ter uma estratégia de pós-venda para conseguir trazê-lo de volta à sua loja é um desafio.
Para isso, você pode criar, por exemplo, descontos diferenciados, dar cashback em uma próxima compra, dentre outras alternativas.
E então, preparado para alavancar suas vendas com essas dicas?