Vera Kopp é responsável pelo fenômeno FunCast, exposição de cenários instagramáveis, no Brasil. Aos 21 anos, Vera teve a oportunidade de morar nos Estados Unidos e, como toda imigrante em um país novo, se deparou com algumas dificuldades.
A jovem trabalhou como baby sister e garçonete até conseguir se estabilizar financeiramente. Ainda motivada a empreender, se graduou em Business Management pela California State University e alguns anos depois obteve a certificação em Advanced Project Management pela Stanford University Graduate School of Business. “Sempre tive o sonho de empreender e criar um negócio escalável”, conta.
Em 2016, Vera morava em São Francisco, onde as novas tendências tecnológicas explodem muito rápido. Com isso, não foi muito difícil ter um insight seguindo essas referências de mercado. Foi quando ela teve a ideia de criar uma plataforma de marketing de influência, a inCast, realizando seu antigo sonho de se tornar empreendedora. Para que a empresa pudesse se especializar, a inCast participou de um programa de aceleração dentro da Startup Farm – que ficava no Google Campus. “Eram 12 startups participantes e 24 homens. Eu era a única mulher”.
Dois anos depois, após visitar vários museus “Instagramáveis” de Los Angeles, como o We Are Happe Place, nasceu a ideia de criar a FunCast, exposição de cenários para fotos. Vera idealizou o projeto e convidou seu amigo de infância Álvaro Pires para ajudá-la na concepção de sua ideia, foi assim que trouxe o projeto ao Brasil. A FunCast foi inaugurada em 2018 na cidade de São Paulo e se tornou um sucesso entre o público e as marcas.
Para concretizar seu plano de expansão pelo Brasil, a sede paulistana cresceu e agora está itinerante por todo o país. A empresa foi recém reinaugurada no shopping Iguatemi Campinas, no interior de São Paulo. A exposição, que reúne 20 cenários interativos e inusitados, assinados por influenciadores e artistas, permanecerá no local até 31 de agosto.
A ideia foi apresentar uma tendência que fora do país já era considerada sucesso absoluto. Esse modelo de negócios veio de acordo com a proposta da inCast, uma vez que os influenciadores são criadores de conteúdo e ansiavam por um lugar que proporcionasse esse espaço criativo e trouxesse uma experiência única para eles. Empresas como Carrefour, Pepsico e Grupo Heineken foram algumas das principais parceiras e apoiadoras do primeiro projeto. “Trouxemos a novidade para o Brasil e o público adorou a sinergia com as marcas por meio do ambiente digital”, conta Vera. Já em Campinas, o projeto conta com o patrocínio da FOX Sports, além do apoio de marcas de diversos segmentos como Instagram, Doka Bath Works, Jamute Áudio e Fom.
O sucesso se deu pelo investimento constante que grandes empresas fazem em ações de marketing de influência atualmente. Nas agências de Propaganda e Marketing é comum ouvir clientes pedindo por ações que proporcionem experiência “Instagramável” aos consumidores, que sejam disruptivas e saiam do tradicional modelo de marketing já ultrapassado pelo mercado.
Vera conta que não foi fácil alcançar seus sonhos como empreendedora. “O maior desafio, além de ser mulher, claro, foi começar com pouco investimento. Desenhar um modelo de negócios escalável não é nada fácil. Além disso, muitos desafiaram a minha capacidade. Como o mercado ainda é dominado por homens, ter uma mulher neste meio é quase que considerado um sinônimo de fraqueza. Não foram poucos os nãos que eu colecionei”, pontua.
Em relação à FunCast, o primeiro desafio foi encontrar quem acreditasse e comprasse esse sonho. De acordo com ela, o mais difícil foi colocar em pé um evento daquele tamanho e fechar patrocínios em apenas 15 dias. “Uma das razões de eu ter conseguido abraçar o projeto foi devido à minha experiência com obras. Nos últimos seis anos fiz uma reforma completa em minha casa em Hollywood e também em três apartamentos em São Paulo. Toda essa bagagem facilitou bastante esse processo de concepção do projeto. As noites em claro valeram o resultado”.
Vera frisa que o desafio só foi possível graças a participação ativa do time da inCast, em especial a Camila Figueiredo, que embarcou no projeto e uniu as marcas com “branded experience” aos cenários criativos da @FunCast, como, por exemplo, a sala feita com latinhas de Itubaína com um balanço central e o espaço da Toddy com bolinhas de chocolate nas paredes.
Apaixonada pelo universo da tecnologia, atualmente Vera faz parte do conselho da Girls in Tech, uma organização global sem fins lucrativos focada no engajamento, educação e empoderamento de meninas e mulheres que são apaixonadas por tecnologia. Seus maiores hobbys são reformar e vender apartamentos. Toda essa busca incessante por trabalho é algo que vem de família, seu maior espelho profissional é sua mãe. “Minha mãe é a minha musa e minha maior inspiração. Afinal, ser professora com três filhos pequenos para criar não é uma tarefa fácil. Minha mãe conquistou as coisas sozinha e me ensinou a acreditar, batalhar e perseverar sempre”, finaliza.
Foto: Paulo Fleury
Fonte: Index – Estratégias de Comunicação