O mundo parece ser algo incontrolável e imprevisível, mas de acordo com o princípio 10/90, técnica desenvolvida por Stephen Covey, 10% do que acontece são situações que você não pode evitar ou influenciar, já 90% são reações suas a esses acontecimentos, que podem sim ser controlados.
“O ser humano é movido principalmente pela emoção, e se você deixar, algo específico pode definir tudo que acontecerá durante o seu dia. Sentimentos e a forma como interpretamos aquilo que não podemos controlar determinam como irá se comportar tanto na vida pessoal quanto profissional”, afirma Edshow, especialista em vendas.
Imagine o seguinte cenário: Você está com sua família tomando café da manhã. No momento em que sua filha pega uma xícara de café para tomar, acaba derrubando o líquido na sua camisa branca, quando você já estava pronto para ir ao trabalho. Sua reação pode ser brigar com a menina, fazendo ela chorar, e ainda censurar sua esposa por ter colocado o objeto na ponta da mesa, deixando a situação mais propensa a acidentes.
Acontecem diversas brigas, críticas e podem até causar mágoas entre as pessoas presentes. Você muda de camisa e, por conta do atraso, sua esposa vai para o trabalho triste, já a filha perdeu o ônibus da escola e você terá de levá-la para a aula de carro. No caminho, dirige em alta velocidade por conta da pressa, e acaba sendo multado. Há ainda mais atraso, pois você já está irritado e discute com o policial.
Sua filha chega atrasada na escola e nem se despede, você chega no trabalho ainda mais atrasado, percebe que pela correria esqueceu um documento importante, e aí está: o dia começou mal e parece que irá piorar. No final da noite, ao chegar em casa, o clima está pesado, sua família está chateada com você, justamente pelo acontecido no café da manhã.
“E aí entra o questionamento: porquê o dia foi ruim? Pelo café que foi derramado? Por causa da sua esposa que colocou a xícara na ponta da mesa e sua filha que derrubou em você? Pela multa de trânsito? Não, foi por sua causa. Pela reação que teve naqueles cinco minutos”, afirma Edshow.
Como explica o princípio 10/90, o comportamento que você teve quando aquilo aconteceu determinou todo o seu dia, tornando-o ruim. Se, no momento em que sua filha derrubou a xícara, você afirmasse que está tudo bem, não perdesse tempo discutindo e trocasse sua camisa, estaria tranqüilo, não esqueceria o documento importante, a criança não se atrasaria para o ônibus, e no fim do dia, estaria tudo bem.
“90% do que acontece depende apenas de você, não seja refém de suas escolhas, mas sim um bom tomador de decisões. Aplique o princípio 10/90 para começar e terminar o dia bem”, finaliza o especialista.
Edson Luiz dos Reis Júnior
Edshow
cel whats (41) 99510-6484
Email: edshowcwb@gmail.com
Facebook: Edson Reis
Instagram: @edshow_cwb
Linkedin: Edson Reis
Fonte: Toda Comunicação