Movimento Compre & Confie destaca o crescimento do e-commerce em 2020


Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o e-commerce se tornou opção para compra de produtos e serviços para milhares de brasileiros. Impulsionado por isso, em 2020, o varejo digital apresentou um crescimento de 56,8% entre janeiro e agosto, em comparação ao mesmo período de 2019, conforme dados divulgados pela ABComm e Neotrust | Compre &Confie.

O número de transações efetuadas também aumentou em 65,7%, o que representa um salto de 63,4 bilhões para 105,6 bilhões nos seis primeiros meses de 2020. A pesquisa aponta, ainda, que mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico para manter-se no mercado desde o início da quarentena. A média mensal antes da pandemia era de 10 mil lojas por mês.

Já com relação à novos consumidores, ou seja, que realizaram compras on-line pela primeira vez, foram 5,7 milhões de compradores apenas no segundo trimestre de 2020 e 5,8 milhões no segundo trimestre deste ano, segundo dados da Neotrust | Compre & Confie. O aumento de novos consumidores digitais chama a atenção para outro detalhe importante: a segurança de dados compartilhados.

“O ano de 2020 foi fundamental para a consolidação do e-commerce. Com o isolamento social, os consumidores adotaram o varejo digital como principal aliado na hora de comprar, associando economia, conforto e segurança. Além disso, os lojistas conseguiram ampliar os seus canais de venda para não perder receita”, afirma Andréa Fernandes, CEO do Movimento Compre & Confie.

Para preservar as informações dos consumidores e garantir que as lojas são confiáveis, o Movimento Compre & Confie atua certificando lojas virtuais. O Selo de Confiança é um atestado para que as pessoas possam comprar com mais segurança e transparência no varejo digital. Para que uma loja receba o selo são averiguados fatores como cobertura de entrega, opções disponíveis para pagamento, quantidade de pedidos gerados e nível de satisfação do cliente.

Para auxiliar na proteção de dados pessoais dos consumidores, o Movimento Compre & Confie conta com o aplicativo VIPy. Com ele é possível acompanhar as instituições que possuem o Selo de Confiança para compras digitais e avaliar experiência de compra nas mesmas. Atualmente, são mais de 2.700 lojas cadastradas no aplicativo, entre elas, O Boticário, Cobasi, Magazine Luiza e Dafiti, e uma média de 5 mil lojas, considerando os marketplaces. A ferramenta também permite ao consumidor monitorar o CPF em tempo real, ou seja, o usuário é notificado sobre qualquer compra realizada com seus dados nas lojas parceiras.

“Nosso papel é fazer com que os brasileiros se sintam cada vez mais confiantes em relação ao e-commerce e, com isso, aumentar a segurança no ecossistema digital. Para superar essa desconfiança, fornecemos ferramentas para que os consumidores tenham transparência na hora de comprar pela internet. Para se ter uma ideia, apenas em 2020, o VIPy cresceu em 12% o número de downloads e a expectativa para 2021 é um aumento de 20%”, conclui a executiva.

Sobre o VIPy

O VIPy é um aplicativo que faz parte do T. Group, holding que reúne negócios dedicados à evolução do setor de e-commerce no Brasil. Com o intuito de promover a segurança no ambiente digital, o app permite aos consumidores ter mais segurança e controle de seus dados na hora de comprar online. O objetivo principal do app é diferenciar de forma clara e rápida os fraudadores dos demais consumidores, recompensando estes últimos com benefícios e vantagens na hora de comprar online. Conheça mais em: https://www.vipy.com.br/.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe