Hoje em dia, as redes sociais são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de qualquer empresa. O público está, quase em sua totalidade, conectado a maior parte do tempo, e a utilização da internet tem como foco as interações nestas plataformas.
Com os avanços da tecnologia, principalmente com relação à internet móvel, você pode acessar suas redes de qualquer lugar do mundo, com celulares dos mais variados tipos e tamanhos.
Isso permite uma popularização das redes sociais, o que cria grandes círculos de relacionamentos entre as pessoas. Para as marcas, essas redes são uma excelente forma de se especializar e conquistar cada vez mais consumidores.
Pensando nisso, uma loja de malas personalizadas para empresas, por exemplo, precisa conhecer seu público-alvo para conseguir identificar de qual maneira gerar engajamento nas redes sociais e aumentar suas chances de venda.
Porém, vale ressaltar que o perfil consumidor mudou, hoje em dia é muito difícil conquistar um público relevante com interações diretas e sem conteúdo, ou seja, que simplesmente apresentam um produto e esperam a aceitação do público.
Por isso, gerar engajamento nas redes sociais é fundamental para conseguir definir quais pessoas estão mais propensas a ouvir sua empresa e interagir diretamente com ela.
Pensando nisso, o público-alvo que você deseja alcançar pode ser definido com algumas ações diretas nas redes. Então, algumas empresas de etiquetas adesivas, por exemplo, podem aproveitar o espaço para conseguir difundir seu trabalho, alcançando novos públicos.
A maioria das plataformas, inclusive, tem ferramentas específicas para empresas. Elementos como métricas de análise e oportunidade de iniciar uma venda dentro da rede social acabam facilitando a utilização.
Por qual motivo procurar seu público nas redes sociais?
A importância das redes sociais deve ser compreendida desde o início de qualquer ação de marketing que você deseja executar.
A quantidade de usuários que pode se conectar com a sua empresa é gigantesca, sendo que muitas oportunidades devem surgir dali.
Pensando nisso, separamos alguns motivos para a sua marca apostar nas redes sociais, sendo eles:
Aumento de tráfego
Qualquer empresa precisa de uma atenção especial para seu site. É lá que a maioria das transações de fato acontece, onde você pode apresentar seus produtos e condições de compra.
Por exemplo, uma empresa de reforma comercial, assim como qualquer outra, precisa ser vista para ser lembrada, então fica clara a importância de definir meios corretos para alcançar esses resultados.
Por isso, quanto mais engajado você estiver com seu público-alvo nas redes sociais corretas, maiores serão as chances de fazer estas pessoas clicarem em seus links, indo consumir seu conteúdo.
Além disso, pessoas que realmente gostarem do seu material podem optar por compartilhá-lo em suas próprias redes. Isso acaba aumentando seu engajamento orgânico, uma vez que novas pessoas terão acesso ao seu conteúdo.
Em alguns casos, o efeito dos compartilhamentos nas redes se torna “viral”. O termo é utilizado porque, tal qual um vírus, ele se espalha de forma rápida e com uma progressão muito maior do que o normal.
Nestes casos, é bom aproveitar o momento para apresentar conteúdos diferenciados e tentar reter o máximo de pessoas que chegam em sua empresa por conta desse tipo de compartilhamento.
Impacto maior
As redes sociais são importantes estruturas de apresentação, tanto para sua marca como para produtos e serviços que você pode oferecer ao cliente.
Quando você compreende o tipo de mídia que seu público-alvo consome, consegue um impacto muito maior e mais positivo.
Uma empresa de adesivo de segurança, por exemplo, pode alcançar muito mais público, principalmente se conseguir desenvolver mais seu conteúdo.
São inúmeras opções de interação, como:
- Vídeos;
- Imagens e fotos;
- Textos descritivos;
- Links rápidos.
Um dos pontos mais importantes de utilizar as redes sociais é compreender o que seu público gosta de consumir.
Construção de nome
As pessoas quando estão procurando uma empresa para negociar querem um nome de respeito. Assim, é importante consolidar sua marca como uma referência em seu setor, para conseguir um acesso muito mais amplo de clientes.
Quanto mais conteúdo útil você produzir acerca dos assuntos que sua empresa lida, mais profissionalismo você conseguirá passar, identificando-se como uma autoridade no assunto.
Quando você cria um banner promocional com sua imagem no site, está criando uma conexão com todos aqueles que identificarem a propaganda.
Dessa forma, quando alguém precisar dos produtos ou serviços que você tem a oferecer, certamente seu nome será o primeiro que a pessoa se lembrará.
Trabalhar seu público-alvo
Existem inúmeras redes sociais, cada uma com um foco diferente de público e ferramentas próprias de interação. Uma empresa que tenta estar em todas ao mesmo tempo, pode acabar não conseguindo engajamento em nenhuma.
Por isso, é importante compreender quem é seu público-alvo e qual sua rotina e costumes, para que você possa se apresentar com qualidade na rede onde ele mais consome conteúdos.
Se você precisa acessar pessoas que precisem de adesivos para empresas, por exemplo, deve buscar as melhores possibilidades dentro das redes, principalmente para conseguir negociar com elas.
Tendo esse tipo de informação em mãos, é possível conseguir resultados muito mais positivos, uma vez que você consegue direcionar toda a sua estratégia de marketing para este segmento do público, que já demonstra interesse no seu conteúdo.
Conhecer seu público-alvo deve ser a prioridade quando você traça estratégias para planejamento de marketing.
Como conseguir identificar seu público-alvo?
Para entender como utilizar com mais qualidade suas redes sociais e outras fontes de marketing, é preciso compreender como o público-alvo funciona.
Essas pessoas são aquelas para quem você deve direcionar suas ações, principalmente para conseguir mais oportunidades de negócio.
Uma empresa de montagem de fachada para loja, por exemplo, precisa identificar seu público-alvo para conseguir cativar clientes.
Porém, é possível ter alguns cuidados na hora de identificar seu público-alvo, para garantir dessa forma que você conseguirá aproveitar melhor os recursos de captação de clientes, bem como os benefícios que eles podem oferecer para a empresa.
Compreenda seu espaço
Antes de correr atrás do público que irá consumir seus produtos ou serviços, você deve fazer um exercício de autocompreensão. Saber como você está no mercado é fundamental, para que seja possível entender suas qualidades e benefícios.
Assim, você conseguirá identificar com mais clareza quais são as vantagens que os consumidores terão em interagir com você.
Pesquise o mercado
Entender onde você está inserido é fundamental, principalmente quando falamos de um elemento novo como o campo digital. As redes sociais permitem uma compreensão muito mais ampla de onde você está e até onde pode chegar.
Assim, você consegue identificar quais tendências estão em alta e o que você pode fazer para conseguir aproveitar essa situação, seja através da criação de novos produtos ou da otimização de algo existente na empresa.
Pesquisar concorrentes também é uma excelente oportunidade de conhecer melhor seu público-alvo. Lembre-se, entender um mercado que já existe é fundamental para conseguir um melhor planejamento.
Se você já possui clientes, é bom incluí-los nesse tipo de pesquisa. Eles agirão como um termômetro de como a empresa está se posicionando no mercado, principalmente com relação ao pós-venda, onde estas pessoas se encontram.
Estruturando uma persona
Uma persona é uma idealização de um cliente. Quando criamos uma persona, estamos criando um ser humano quase completo, com aspirações, desejos, necessidades e vontades. Por isso, é fundamental que a persona seja pensada nos mínimos detalhes.
Para conseguir mais qualidade na hora de suas ações, estude e compreenda seu público-alvo antes da criação da persona. Assim, você saberá o que esse tipo de cliente procura e quais serão os desafios para que você consiga concluir a venda.
Criando leads
Por conta da facilidade de engajamento criada pelas redes sociais, é muito fácil criar leads que podem formar a base de seu público-alvo. Um lead é alguém que já está engajado com a empresa, mas ainda não efetivou nenhum tipo de contato anteriormente.
Por exemplo, se você vende sinalização de segurança, muitas vezes um conteúdo sobre o tema pode acabar abrindo muitas portas e criando novos leads.
Ademais, quando uma companhia usa o funil de vendas para pautar sua estratégia de marketing, é muito mais fácil identificar não só as pessoas que fazem parte desse tipo de ação, como também oportunidades de alavancar cada uma das etapas.
Comunicação é o caminho
Hoje em dia, o perfil do consumidor requer muito mais atenção do que anteriormente.
Embora ainda existam estratégias de marketing tradicional, onde fica apenas a exposição de um produto, esse tipo de ação tem perdido espaço para uma boa comunicação.
Procure diversificar os canais, e esteja sempre atento para mensagens que possa receber pelas redes sociais, principalmente para conseguir um resultado melhor nas vendas.
Considerações finais
Compreender seu público-alvo é fundamental para conseguir se manter competitivo no mercado. Lembre-se, é para eles que são feitas promoções, anúncios e conteúdo.
Aliado às redes sociais e seu crescente número de usuários, é uma das principais maneiras de se tornar referência no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.