6 coisas para definir antes de construir o seu site

Para começar a montar uma página online, você precisa tomar algumas decisões. Veja o que é preciso definir antes de construir o seu site.

É muito comum que as pessoas queiram desenvolver um site, sem ter reunido algumas informações básicas.

Ainda que seja possível criar algo do zero, o ideal é ter uma base dos seus objetivos, que são as coisas para definir antes de construir o seu site.
Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos 6 itens que devem ser definidos previamente, o que vai facilitar todo o processo de criação de um site.

Confira!

1. O nome do site

A primeira coisa para definir antes de construir o seu site é saber qual será o nome da página. Trata-se do termo que estará presente no link, o domínio.

Algo que você precisa ter em mente é que nem todos os nomes estão disponíveis. Muitas vezes, um domínio já foi registrado por outra pessoa ou empresa. Por isso, é interessante sempre criar algumas alternativas.

Para checar se o nome desejado está disponível, é possível conferir em plataformas Registro.br. Quando você achar um domínio livre, poderá pagar para registrá-lo como seu.

2. O que vai ter no site

Na sequência, pense no que você quer que esteja presente, quais são as seções e páginas que devem compor o seu site.

É importante pensar nos seus objetivos com o site, assim, se o objetivo for um site pessoal, você pode colocar seções sobre você, um espaço para compartilhar suas ideias, um link para suas redes sociais, enfim.

Se a ideia for um site de séries e filmes, por exemplo, você pode organizar as categorias de acordo com os gêneros, para que o acesso seja funcional e prático . Acrescentar vídeos de resenhas, notícias sobre os lançamentos no cinema e uma seção de comentários pode contribuir muito para aumentar a audiência e a interação com o público.

Essa definição faz toda a diferença para a construção do site posteriormente, uma vez que funciona como um guia do que é preciso em uma plataforma.

3. Design e paleta de cores

Outra das coisas para definir antes de construir o seu site é o design que a página vai ter, incluindo a paleta de cores.

Para sites empresariais, uma boa dica é elaborar uma paleta de cores que tenha relação com os tons presentes na logo.

Para sites pessoais, você pode escolher cores de acordo com as suas próprias preferências, nos tons que se sente mais confortável.

No quesito design, não deixe de considerar a tipografia digital, com a escolha de uma fonte, cor e tamanho que favorecem a legibilidade de quem visita sua página.

4. Escolha da hospedagem

Para manter um site no ar, você precisa pagar uma hospedagem, que é um tipo de plataforma online que vai guardar todos os dados das suas páginas.

A escolha da hospedagem é algo importante porque, ao optar por uma empresa não tão boa, seu site pode acabar ficando fora do ar ou apresentar algumas falhas.

Por isso, faça uma boa pesquisa em sites de hospedagem, veja o que cada um deles oferece, e faça uma escolha baseada em qualidade e estabilidade.

5. Página de contato

A menos que você queira fazer um site de forma anônima, você precisa estruturar uma área de contato, para que as pessoas possam falar com você, caso necessário.

A página de contato é ainda mais importante para lojas e marcas. Isso porque, um site sem informações de contato é considerado suspeito para a realização de compras.

Você pode elaborar um formulário eletrônico, mas dê outras opções para seus visitantes, como um endereço de e-mail e um número de telefone. Dependendo do objetivo do site, um chat online também pode funcionar.

6. Políticas

Por fim, uma das coisas para definir antes de construir o seu site está na presença (ou não) das páginas de políticas.

As páginas de políticas dão aos usuários informações de vários procedimentos de um site. Existem as políticas de frete, políticas de devolução, e cada vez mais comum, a página de políticas de privacidade.

Essa última, tornou-se uma das boas práticas da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, que orienta sobre o uso de informações pessoais em sites.
Hora de começar o projeto

Assim que você tiver a definição desses 6 itens, é hora de passar para a criação do site!

Saiba que esses primeiros passos, que são etapas mais burocráticas, fazem toda a diferença para o desenvolvimento do projeto.

Dessa forma, com tudo bem definido e ajustado, você pode focar em criar um espaço incrível na internet para chamar de seu!